Caril de peixe


Não tem sido fácil vir até aqui, nem consegui desejar-vos uma boa Páscoa, que vergonha! Mas as prioridades agora são diferentes. O sol que apareceu chamou mais alto, as férias do marido serviram para namorar ainda mais o nosso marmitinho e o blog ficou a descansar.

Confesso que pensei que fosse pior, que este descanso fosse durar meses a fio. Mas até tenho conseguido fazer algumas receitas, fotografar e até comer descansada depois das sessões. O mais complicado está mesmo a ser o tempo que perco no computador, nas fotos, nas frases nos textos das receitas. Aquele tempinho só meu que normalmente era à noite e que era bem precioso.

Aproveito agora que a casa está calminha para agendar este post. Apesar do pouco tempo que tenho no computador, aproveito o telemóvel ao máximo. O instagram e o facebook mostram-me receitas fantásticas que me inspiram a voltar à minha cozinha. Esta foi o exemplo disso, captou-me o olhar no facebook deste blog e não conseguiu sair da minha cabeça até ao dia em que almocei este belo caril. Já fiz muito caril, de várias carnes, de pota, lulas e vegetarianos mas nunca tinha provado de peixe. O caldo da cozedura do peixe faz toda a diferença, se gostarem de um caril intenso e aveludado, façam esta receita que está fantástica.

Para acompanhar podem seguir o conselho da Ana e servir com um arroz de couve-flor, ou se preferirem uma salada.



Ingredientes: (4 pessoas) receita original daqui
2 postas médias de peixe (usei perca do Nilo)
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa pequena
1 talo de aipo
2 dentes de alho picado
1/2 colher de chá de gengibre em pó 
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de açafrão das Índias
1/2 colher de chá de coentros em pó
1/4 de chávena de polpa de tomate (usei pasta de tomate)
150 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de sumo de lima (usei limão)
água da cozedura do peixe q.b.
sal, pimenta e mostarda em grão q.b.
coentros ou salsa picada q.b. (usei coentros vietnamitas)

Comece por cozer o peixe em água temperada com sal. Após estar cozido retire, coe a água e reserve. 

Entretanto limpe o peixe de peles e espinhas.


Num tacho leve ao lume o azeite com a cebola e deixe refogar um pouco. Acrescente o alho picado, o aipo, o gengibre, o caril, o açafrão e os coentros em pó. Deixe cozinhar em lume brando uns 2 minutos. Junte a pasta de tomate e tempere com sal, pimenta e mostarda a gosto. Deixe cozinhar mais 5 minutos acrescentando de vez em quando algumas colheres da água da cozedura. Acrescente o leite de coco e o sumo do limão. Deixe ferver. 

Junte por fim o peixe, polvilhe com coentros e sirva.


7 comentários:

  1. Excelente aspecto, escolha perfeita de ingredientes!
    Mas essas fotos! Aiiii... essas fotos deveriam fazer parte de folhetos publicitários de gastronomia! Magníficas!

    ResponderEliminar
  2. Sandra,

    Sou fã do teu blog há imenso tempo! Achei importante voltar a dizer-te isto. Como mães que somos, percebo a necessidade de estabelecermos prioridades, e a família está sempre primeiro. Os meus filhotes já são crescidos (15 e quase 8) e já entram na brincadeira das receitas e das fotos. Sabem que a mãe tem gosto em experimentar sabores e receitas de outros países e de fotografá-las para que permaneçam no tempo e sejam partilhadas através do blogue. Não é fácil, de facto, esta gestão de mãe, mulher e profissional, mas sempre arranjo tempo para este hobby, umas vezes com mais periocidade do que outras. É mesmo assim. Sempre me cativaram os retalhos de poemas, de canções que destacas nas fotos. A par das fotos que são de expert, as mensagens recebem um brilho muito especial.
    Se me alonguei desculpa-me, mas hoje tive tempo e há coisas que têm de ser ditas porque são merecidas.

    beijinhos aqui de longe

    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Espero que as coisas estejam a correr bem e tenho a certeza que encontrarás a tua rotina em menos de nada. Não sou de fazer muito caril mas confesso que este me está a piscar o olho :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que fotos lindas. Que refeição apetitosa.
    Mesmo que não possas vir com a regularidade que desejarias, nunca desistas deste teu cantinho fantástico e saboroso.
    Está magnífico.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. As fotos estão lindas e convencem-nos logo a experimentar :) Este caril deve ser mesmo bom :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Sandra,

    Primeiro que tudo obrigada pela partilha desta receita. Adoro este caril e fiquei mesmo muito contente quando vi que o reproduzis-te.
    Adoro passar por aqui para dar dar uma olhadela sempre que posso, mesmo que por vezes em silêncio.
    As fotos são sublimes como sempre.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Mesmo assim, com um recém nascido em casa, acho que conseguiste gerir o teu tempo muito bem e até conseguiste fazer publicações com uma certa regularidade... (elogio, lol).
    Eu também fiquei de olho neste caril da Ana, pois tem um aspecto divino e também o marquei para fazer.
    Fotos exemplares como sempre e que apetece mergulhar no écran e comer tudinho...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar