Salada de cogumelos e nectarina

Durante as férias enquanto esperava acabar uma sesta do mais novo, vi num programa de cozinha na televisão francesa um chef a fazer uma salada com cogumelos crus. Já tinha reparado que isso era uma coisa usual por lá, confesso que fiquei ansiosa para provar e logo durante as férias fiz uma salada. Fiquei fascinada, ficam muito bons, nada intensos como pensava eu que iriam ficar. Acho que de todo o tipo de cogumelos que já comi os secos são de longe os mais fortes e alguns até enjoativos se não forem demolhados o tempo suficiente. Mas crus são fantásticos, fiquei fã.

Sei que há pessoas que descascam os cogumelos crus antes de os cozinhar, nunca o fiz e confesso que até acho um grande desperdício, porque maior parte do cogumelo vai todo à "vida". Também nunca os lavo, normalmente passo um papel de cozinha ou uma escova onde existem alguns vestígios de terra (chamem-me nomes, mas odeio quando ficam ensopados em àgua) e já ouvi várias vezes o amigo Jamie Oliver a dizer que também não os lava, se é certo ou não... 

Se gostarem de cogumelos, arrisquem e façam uma saladinha como esta ou até um carpaccio de cogumelos para entrada. Para iniciar, o ideal é que os cortem bem finos, quase como uma batata frita - usem uma mandolina ou uma faca bem afiada, mas depois arrisquem, pois há toda uma variedade de cogumelos para provar crus por aí. Nas lojas chinesas do Martim Moniz, por exemplo, encontram cogumelos lindos e muito baratos, passem por lá!

Deixo agora a receita da salada, inspirei-me num livro do Jamie para o toque especial das pecas, o resto é o que havia cá por casa.


. Receita para 2 pessoas .

Ingredientes salada:
1 laranja
1 nectarina
2 mãos cheias de salada campestre (folha de ervilha, red oak, canónigos e cebolinho)
2 cogumelos marron
1 mão cheia de mirtilos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar mascavado
80g de noz pecan

Comece por colocar a manteiga e o açúcar numa frigideira anti aderente, deixe derreter lentamente e quando ambos os ingredientes estiverem unidos, adicione as nozes. Deixe que estas caramelizem, mas sem deixar torrar. Desligue e deixe que elas arrefeçam num prato.

Numa travessa para salada, comece por colocar os ingredientes uma a um. A mistura da salada, a nectarina e a laranja cortada em gomos. 

Os cogumelos como eu já referi acima, corte-os bem finos com ajuda de uma mandolina ou uma faca bem afiada. Junte-os à salada, com as nozes e os mirtilos.


Ingredientes molho:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre bálsamico
sumo de 1/2 laranja
1/2 colher de sopa de mostarda Dijon de figo e coentros
1/2 colher de sopa de golden syrup
sal/pimenta 

Numa pequena tigela para molhos e com ajuda de uma vara de arames, comece por colocar os ingredientes líquidos. O azeite, o vinagre e o sumo de laranja, envolva bem e  de seguida junte a mostarda, o golden syrup ou outro adoçante que prefira e misture tudo novamente. Tempere com sal, pimenta, e regue a salada.

9 comentários:

  1. Vou fazer sim, convenceste-me!
    Essa salada está com um aspecto delicioso e irresistível, obrigada por partilhares,

    beijinho e bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  2. Uma salada linda e cheia de coisas boas, adorei
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olha!! Nunca experimentei! Estou super curiosa! Hoje à noite já vou experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto! :) Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei assim!Também não os lavo com água, assim me ensinou o meu sogro (foi chef) e assim faço! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto bom. Fantástica salada. Adoro cogumelos. Devem ficar óptimos conjugados com nectarinas.
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Essa salada teve o poder de me deixar a babar :)
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Adorei tudo!!! Nunca comi nada com cogumelos crús mas também já vi várias receitas, como ceviches por exemplo. E com as pecan caramelizadas, parece-me tão bem! Vou experimentar! :)

    (também não descasco os cogumelos, a minha sogra tem esse hábito e sempre achei esquisito! Mas confesso que os passo por água, sei que não se deve mas ainda não consigo deixar de o fazer..)

    ResponderEliminar
  9. Esta salada tem tudo de bom e que combinação perfeita de sabores e texturas!!
    Eu não te chamo nomes porque eu também nunca lavo os cogumelos.
    Aprendi isso há anos e só os limpo com papel de cozinha. Há uns pincéis próprios, mas acho que não é necessário o investimento em mais um gadget, quando o papel faz o serviço na perfeição.
    Só ainda não consegui convencer a minha mãe a não lavar cogumelos, lol!!
    Cogumelos crus, adoro e até os vou comendo crus enquanto os estou a cortar, seja qual for a variedade. Descascar, também não o faço. Que desperdício!! Lol!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar