Parece que é desta que o frio chegou, custa-me sempre bastante largar os sapatos de verão e voltar a calçar as malditas botas, ou andar sempre com casaco. Mas pronto, chega de lamentações, já bastou a ultima publicação. As estações do ano existem e eu já devia estar mais que habituada à chegada do frio, sorte temos nós, em não ter um inverno igual ao dos países nórdicos, esses sim, devem sentir na pele o que realmente é frio.
Hoje trago uma receita do livro da Mónica Pinto, já sigo o blogue dela alguns anos e mal soube que ia lançar um livro fiquei muito contente. Mal o abri, desfolhei-o rapidamente só para sentir aquele cheiro de livro novo e calhou-me esta receita. Fiquei maravilhada com os ingredientes usados, tão simples, portugueses e cheios de personalidade. Bem ao estilo do seu blogue. É um livro cheio de imagens maravilhosas e receitas com muito caracter, gostei bastante e até já fiz três receitas.
Partilho esta porque me surpreendeu muito e porque na minha opinião combina com o tempo que temos sentido. Caso queiram uma receita que aconchegue o coração e faça esquecer a chuva dos últimos dias, podem ler o texto a seguir ou comprar o livro Pratos & Travessas.
Uma boa semana!
Uma boa semana!
. Receita para 4 pessoas .
Ingredientes
(4 pessoas)
600 g de batatas cortadas em rodelas não muito grossas
1 cebola grande, cortada em rodelas médias
2 dentes de alho ralados
1 pimento verde grande (usei 2 pimento finos e grandes)
2 latas de tomates em cubos (780 gr) (usei apenas uma)
2 tomates grandes frescos
3 colheres de sopa de azeite
4 ovos biológicos
1 colher de chá de de chili em pó
Sal e pimenta preta
Mozzarella ralado para polvilhar (usei parmesão)
Tomilho limão q.b.
Pão rústico para acompanhar
Aquecer o azeite numa frigideira grande. Saltei a cebola e o pimento no azeite quente até amolecerem, junte ao salteado o tomate fresco, sem a pele e as grainhas e deixe refogar uns minutos.
Juntar as batatas sem deixar de mexer para envolver todos os ingredientes. Acrescente a polpa de tomate os alhos e o chili e volte a mexer.
Tempere com sal, pimenta e o tomilho a gosto, tape a frigideira e deixe cozinhar em lume médio até as batatas ficarem quase tenras, cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando e juntando um pouco de água se ficar demasiado seco. Quanto mais larga for a frigideira e mais finas forem as batatas, mais rápida será a cozedura.
Passados 15 minutos junte os ovos em cima e deixe cozinhar com a frigideira destapada, até as claras ficarem brancas mas sem deixar cozer as gemas. Salpique as batatas com queijo ralado a gosto até este derreter.
Sirva com bom pão rústico.
Que cores maravilhosas as desse prato. É mesmo isso que faz falta para afastar a chuva. Pois é, o tempo quente já lá vai e agora resta-nos ligar o forno e o fogão e fazer muitas refeições como esta, daquelas que nos confortam o estômago e a alma. Imagens lindas!
ResponderEliminarBeijinho.
Está foi uma das receitas que mais me chamou a atenção no livro da Mónica, faz-me lembrar a tomatada alentejana que a minha mãe faz. É o meu tipo de comida de conforto para os dias frios e escuros. Fotografias magníficas!
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
http://mycommontable.com
Ai Sandra, esta receita faz-me babar...adoro tudo!!
ResponderEliminarAs imagens estão fabulosas, super inspiradoras ♥
Ainda agora a chuva começou e já estou farta :) o que vale é que por aqui faz muitos dias de sol...mesmo no outono/inverno.
Bjinhoos
Adoro! Já fiz com massa, mas esta versão também me parece bem interessante! Tem um aspecto maravilhoso! :)
ResponderEliminarBeijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt
Adoro ovos assim em cama de molho de tomate.
ResponderEliminarNunca fiz com batatas.
Delícia de aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/na-cozinha-commarta-alves-e-uma-massa.html
Lindas as tuas batatas espevitadas! ;)
ResponderEliminarGrande beijinho e obrigada pela partilha!
Mónica