Batatas com tomate e ovos "espevitadas"



Parece que é desta que o frio chegou, custa-me sempre bastante largar os sapatos de verão e voltar a calçar as malditas botas, ou andar sempre com casaco. Mas pronto, chega de lamentações, já bastou a ultima publicação. As estações do ano existem e eu já devia estar mais que habituada à chegada do frio, sorte temos nós, em não ter um inverno igual ao dos países nórdicos, esses sim, devem sentir na pele o que realmente é frio. 

Hoje trago uma receita do livro da Mónica Pinto, já sigo o blogue dela alguns anos e mal soube que ia lançar um livro fiquei muito contente. Mal o abri, desfolhei-o rapidamente só para sentir aquele cheiro de livro novo e calhou-me esta receita. Fiquei maravilhada com os ingredientes usados, tão simples, portugueses e cheios de personalidade. Bem ao estilo do seu blogue. É um livro cheio de imagens maravilhosas e receitas com muito caracter, gostei bastante e até já fiz três receitas. 

Partilho esta porque me surpreendeu muito e porque na minha opinião combina com o tempo que temos sentido. Caso queiram uma receita que aconchegue o coração e faça esquecer a chuva dos últimos dias, podem ler o texto a seguir ou comprar o livro Pratos & Travessas.

Uma boa semana!




.  Receita para 4 pessoas .

Ingredientes
(4 pessoas)

600 g de batatas cortadas em rodelas não muito grossas
1 cebola grande, cortada em rodelas médias
2 dentes de alho ralados
1 pimento verde grande (usei 2 pimento finos e grandes)
2 latas de tomates em cubos (780 gr) (usei apenas uma)
2 tomates grandes frescos
3 colheres de sopa de azeite
4 ovos biológicos
1 colher de chá de de chili em pó
Sal e pimenta preta 
Mozzarella ralado para polvilhar (usei parmesão)
Tomilho limão q.b.
Pão rústico para acompanhar 

Aquecer o azeite numa frigideira grande. Saltei a cebola e o pimento no azeite quente até amolecerem, junte ao salteado o tomate fresco, sem a pele e as grainhas e deixe refogar uns minutos.
Juntar as batatas sem deixar de mexer para envolver todos os ingredientes. Acrescente a polpa de tomate os alhos e o chili e volte a mexer.

Tempere com sal, pimenta  e o tomilho a gosto, tape a frigideira e deixe cozinhar em lume médio até as batatas ficarem quase tenras, cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando e juntando um pouco de água se ficar demasiado seco. Quanto mais larga for a frigideira e mais finas forem as batatas, mais rápida será a cozedura.

Passados 15 minutos junte os ovos em cima e deixe cozinhar com a frigideira destapada, até as claras ficarem brancas mas sem deixar cozer as gemas. Salpique as batatas com queijo ralado a gosto até este derreter.

Sirva com bom pão rústico. 


6 comentários:

  1. Que cores maravilhosas as desse prato. É mesmo isso que faz falta para afastar a chuva. Pois é, o tempo quente já lá vai e agora resta-nos ligar o forno e o fogão e fazer muitas refeições como esta, daquelas que nos confortam o estômago e a alma. Imagens lindas!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Está foi uma das receitas que mais me chamou a atenção no livro da Mónica, faz-me lembrar a tomatada alentejana que a minha mãe faz. É o meu tipo de comida de conforto para os dias frios e escuros. Fotografias magníficas!
    Beijinhos, Paula

    http://mycommontable.com

    ResponderEliminar
  3. Ai Sandra, esta receita faz-me babar...adoro tudo!!
    As imagens estão fabulosas, super inspiradoras ♥
    Ainda agora a chuva começou e já estou farta :) o que vale é que por aqui faz muitos dias de sol...mesmo no outono/inverno.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  4. Adoro! Já fiz com massa, mas esta versão também me parece bem interessante! Tem um aspecto maravilhoso! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adoro ovos assim em cama de molho de tomate.
    Nunca fiz com batatas.
    Delícia de aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/na-cozinha-commarta-alves-e-uma-massa.html

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.10.16

    Lindas as tuas batatas espevitadas! ;)

    Grande beijinho e obrigada pela partilha!
    Mónica

    ResponderEliminar