Gratinado de cogumelos e batata-doce




Quem me segue no Instagram já deve ter reparado que aderi aos cabazes de legumes com entrega em casa e tem sido um verdadeiro descanso para mim. Porque volta e meia lá vinha eu carregada com sacos do mercado de Arroios, coisa que nos transportes não é nada prático. O mercado da minha terra não é propriamente perto de minha casa e nos fins-de-semana há sempre mil coisas para fazer e tempo para lá ir é pouco. Sinto que cada vez é mais difícil comprar fruta e legumes de qualidade nos hipermercados, acabo sempre por ter que lá ir comprar as coisas mais básicas para o dia-a-dia, mas a fruta e os legumes já só compro os da quinta e só o simples facto de te virem trazer a casa é maravilhoso e saberem a fruta e legumes verdadeiros é maravilhoso. Isto para dizer que há relativamente pouco tempo mandei vir estas batatas-doces roxas, já não é a primeira vez que experimento e não será certamente a ultima. Têm uma cor linda e um sabor bem característico. 

Com o frio que se tem sentido ultimamente, já só tenho vontade de fazer comida de forno, aquecer a casa e ao mesmo tempo perfumar a cozinha. Esta receita foi feita como entrada enquanto tinha uma lasanha de espinafres no forno e soube muito bem. 

Deixo a receita para quem quiser experimentar, resto de boa semana.



Ingredientes: (entrada para 2 pessoas)
1 batata-doce (usei roxa)
5 dentes de alho
1 fio de azeite
300g de cogumelos pleurothus
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (usei com aroma de trufa)
sal e pimenta de moer
2 colheres de sopa de parmesão ralado

Pre aqueça o forno a 200º.

Descasque a batata-doce e rale com uma mandolina ou um ralador de cenoura. Coloque-a a escorrer num coador para perder a água, pelo menos durante 30 minutos.

Numa wok com um fio de azeite, adicione os dentes de alhos laminados e deixe aquecer um pouco, de seguida com as mãos parta os cogumelos e adicione à wok. Saltei durante uns minutos e tempere a gosto, por fim, envolva o vinagre balsâmico e desligue.

Numa pequena cocote própria para ir ao forno, coloque os cogumelos no fundo, pressione com as costas de uma colher e junte 1 colher de sopa de parmesão.



Por cima, coloque a batata-doce, tempere novamente com sal e pimenta e polvilhe com o restante queijo parmesão.

Leve ao forno durante 20 minutos ou até a batata-doce ficar bem tostadinha.

6 comentários:

  1. Ando doida à procura de batata doce roxa, mas eu vou conseguir! :)
    Até lá faço com a dita "normal" :)
    Que aspecto delicioso tem esta receita, comeria sem pestanejar!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor deste gratinado,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Sandra, como é bom ter esses mimos. Conseguir que chegue a casa cabazes recheados de excelentes produtos, frescos e na sua maioria biológicos. E nós aguardamos pelos menos no conforto do lar. INfelizmente, para estes lados os cabazes não chegam a tocar à campainha. Resta-me a horta do meu pai e a ida a alguns mercados que por aqui existem :)
    Quanto a este gratinado, tem tudo para me agradar não fosse eu adepta de gratinados.

    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Nham, nham... quase consegui sentir o cheirinho desse gratinado!
    Que delicia deve ser! :-)

    Ana
    http://sopasamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido este teu post e adorado a sugestão Sandra.
    Por cá não se encontra essa batata doce roxa, só da amarela, mas acho que até com a amarela esse teu gratin ficaria divino!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. É verdade, frutas e legumes só no mercadinho ou na horta. A minha irmã teve em há tempos uma empresa de prod. hortículas BIO na zona do Montijo (Passil), chamava-se URZE, e eu recebia sempre um cabaz e ficava maravilhada. Tenho de ver se encontro aqui um fornecedor porque nem sempre tenho tempo de ir ao sábado de manhã ao mercadinho local.
    Acho que ia adorar este teu prato porque amo cogumelos e batata doce!
    Bjinhoos


    ResponderEliminar