Salada com couscous de espelta e laranja


Acho que já disse por aqui imensas vezes que raramente fazemos uma refeição cá em casa que não acompanhe com uma salada, até daquelas refeições quentes que à partida ninguém gosta de acompanhar com salada nós acompanhamos. Lembro-me de há uns anos valentes, ainda este blogue não existia e eu trabalhava perto de um take-away daqueles com comida da avó, onde às quintas-feiras era o dia da feijoada. Eu sempre adorei feijoada e volta e meia lá ia buscar uma mini dose, que acompanhava sempre com uma salada. Lembro-me dos empregados me questionarem todas as vezes que o fazia com um sorriso na cara, mas a menina quer mesmo salada? É que com este comer não fica nada bem... lá no fundo deviam pensar, esta miúda não deve ser boa da cabeça!

Gosto de saladas por serem saborosas, por serem uma lufada de ar fresco entre cada colherada, nada tem a ver com a mania da alimentação saudável, claro que ajuda, mas gosto porque gosto, pronto! Como refeição só por si não me contento apenas com verdes e tomate, acompanho sempre com algo mais consistente. Tal como a quinoa, o arroz, todo o tipo de massa, qualquer coisa que encha o estômago e não me faça ficar com fome passado uma hora.

Esta era para ser apenas uma salada de couscous, mas o meu marido deu-me a volta e acabou por ser mais umas quantas coisas como podem ver nas fotos. Acabamos por não misturar os ingredientes, fazendo apenas pequenas porções na travessa e nos pratos, gosto muito de fazer pratos assim separados e sentir as várias texturas. Ficou um prato muito bom e é uma óptima sugestão para dias como os que temos tido ultimamente.

Gostaria de agradecer ao Celeiro por me ter dado a conhecer este couscous maravilhoso de espelta (fiquei fã) e outros produtos igualmente muito bons como podem ver aqui. 


. Receita para 2 pessoas  e 1 bebé . 

Ingredientes:
1 chav. de couscous de espelta (250 gr)
1 beterraba riscada
1 chav. de tomate cereja
2 laranjas
2 chav. de azeitonas biológicas
sementes de girassol, de sesamo e abobóra salteadas q.b.
salsa q.b.
3 batatas em gomas
espinafres baby q.b.
3 cebolinhos
1/2 colher de sopa de especiaria à la campagne (receita em breve)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
vinagre balsâmico
frango (ver receita receita em breve)


Coloque o couscous numa terrina grande, tempere com sal, pimenta, as raspas de uma laranja e envolva muito bem. De seguida regue com o sumo de uma laranja e água quente até cobrir, tape com um pano e reserve até a e água absorver por completo.

Depois da água absorvida, com um garfo, solte o couscous e prove. Se sentir que ainda está muito cru, volte a fazer o mesmo processo mas desta vez com menos água quente.

Deixe arrefecer e envolta com uns coentros frescos.

Acompanhe com uma laranja cortada em gomos, uma beterraba riscada, uns tomates cereja, umas azeitonas biológicas e uns espinafres baby, tudo temperado com azeite e vinagre balsâmico.

Saltei umas sementes de girassol numa frigideira bem quente até estas ficarem bem douradas e crocantes e polvilhe por cima dos espinafres.

Caso tenham um marido chato como eu, que diz que não se sustenta com saladinhas... juntem umas batatinhas em gomos num tabuleiro próprio para forno, com uma colher sopa de azeite, uma pitada de sal e uma colher de sopa de uma mistura de especiarias a gosto, misture muito bem com as mãos e leve ao forno a 200º até ficarem bem douradinhas.

Fica um prato muito colorido e muito delicioso.



2 comentários:

  1. Também gosto muito de saladas bem recheadas e esta encheu-me as medidas. Não conhecia o couscous de espelta, tenho de ir ver dele porque confesso que não aprecio o couscous normal.
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Que cores magníficas Sandra.
    Eu também adoro salada (e se for a acompanhar alheira e farinheira ainda melhor, lol)...
    Acho que o teu marido fez bem dar-te a "volta" pois esta salada acabou por ficar muito mais rica e intensa com todos os componentes envolvidos.
    Salada com feijoada é comparável ao meu marido pedir ostras para sobremesa num restaurante de estrela Michelin (eheheheh). O empregado voltou à mesa a perguntar se era mesmo ostras que tinha pedido, lol.
    Beijo,
    Lia

    ResponderEliminar