Hummus de manga



A fruta na China é muito boa, não digo maravilhosa porque há certo tipo de frutas que não são tão saborosas como em Portugal, comparativamente com as que eu consumia, as da Quinta do Arneiro que tantas saudades tenho. Por exemplo as maçãs e as pêras parecem um pouco sem sabor ou com muita água, não sei se me percebem. Claro que outras em compensação são muito melhores, tais como o abacaxi, a melancia, o maracujá, a dragon fruit e a manga são algumas que estão no meu top de favoritas. A manga aqui é muito doce, sem aqueles fios chatos e está quase sempre madura, eu acho que neste ultimo ano comi mais mangas do que toda a minha vida vivida em Portugal. 

Ao contrario do que todas as pessoas pensam a comida Chinesa que se come nos restaurantes da Europa, nada tem a ver com a que eu como aqui na minha região, o Cantão. Como ainda não fui a outras grandes cidades da China não sei se a comida será realmente diferente, mas pelo que conversei com as pessoas é um pouco tudo do mesmo género. Nos restaurantes em Portugal comemos comida Asiática, por exemplo, eu já tive oportunidade de ir alguns países da Ásia que tinham pratos idênticos aos que se comem em alguns restaurantes em Lisboa. Pratos com fruta fresca e frutos secos na China não é usual usarem na comida tradicional. Claro que se forem a um restaurante Tailandês ou Vietnamita encontram pratos desse tipo, como o famoso pineapple fried rice, os spring rolls frescos ou fritos, os camarões em tempura, tudo pratos que normalmente comia em Portugal. A comida Chinesa é muito dentro do mesmo género, claro que os dumplings são maravilhosos, mas basicamente usam molho de soja em tudo o que mexe. Em breve vou tentar publicar aqui algumas receitas da minha região para vocês perceberem o que estou a falar.

Hoje não trago nada Chinês, trago uma entrada fresca e leve para fazerem como entrada aos vossos amigos. Um hummus frutado que acompanhar umas fatias de pão ou uns vegetais fica maravilhoso, claro que com umas tortilhas fritas também não ficam nada mal :). 


* Entrada para 4 pessoas

Ingredientes:
350 g de grão de bico cozido
350 g de manga madura em pedaços
1 dente de alho
1/2 colher de chá de caril
sal e pimenta q.b.
1/2 sumo de limão
1 colhe de sopa de azeite

Colocar todos os ingredientes num processador de cozinha ou liquidificador e misture bem até obter uma consistência homogênea. Caso a manga não esteja suficiente madura, o hummus poderá ficar com uma consistência um pouco espessa demais, mas basta adicionar uma colher de sopa de água que ficará perfeito.

Para servir pode adicionar mais um pouco de grão de bico, pedacinhos de manga e um fio de azeite. Também gosto de reforçar com uma pitada de pimenta e de caril, mas isso deixo ao vosso critério.

Sirva com pão, tostas, vegetais ou umas belas tortilhas fritas.

* Bom apetite *





4 comentários:

  1. Tão bom!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Hummus com manga nunca provei mas sendo um fruto que adoro fiquei curiosa,
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. UAU!! Já provei muito Hummus mas confesso que o de manga me deixou a babar de antecipação. Deve ser um espectáculo. Sem duvida que vou testar!
    bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Aqui estou eu :) adorei a explicação da comida e aguardo por umas iguarias chinesas. Eu adoro a Ásia e estou sempre pronta para lá voltar! A fruta por esses lados é realmente mtos boa, a minha preferida é mangustão, que aqui é tão cara e por essas terras (quer dizer, pelo menos no Vietname) é baratissima. Adorei que voltasses ao blog e à rotina das publicações. E sim, claro que as pessoas ainda lêem blogues, quantos livros de cozinha tens e quantas vezes continuas a pesquisar na Internet?? Continua miúda, gosto mto dos teus posts e partilhas. Bjinho grande e cá te espero quando fores a caminho da tua adorada Sevilha.

    ResponderEliminar