Salada Asiática

O tempo aqui está quente já alguns meses, temos Inverno apenas 2 meses por ano. Mas o verão é assustador, algo que nunca tinha vivido em lado nenhum. Quem me segue já algum tempo sabe o quanto adoro Sevilha, ia lá sempre em Agosto, pensava eu que era uma cidade quente. Aqui para além do calor é a humidade que nos deixa exaustos. No momento em que escrevo esta publicação, estão 32º com 69% de humidade o que dá uma sensação térmica de 40º e eu sei que ainda vai ficar pior.

Uma das coisas que tive mais saudades no primeiro ano a viver aqui foi do nosso vento Português, aquele ventinho no final de um dia de verão, estão a ver? Há umas semanas quando fomos a Beijing estava um tempo assim, a nossa alegria foi tanta que viemos à rua só para o sentir, como fazem as crianças quando chove. Naqueles instantes reparei que a minha filha estava muito assustada com o vento e fez-me pensar que o normal para ela é o tempo de Guangzhou, está a 3 meses de fazer 3 anos e chegou aqui com 2 meses e pouco, conhece mais a realidade chinesa do que a portuguesa.

Estou a fazer esta publicação e a pensar que este ano será o primeiro da minha vida que não vou comer tomate coração de boi. Mesmo depois de estar aqui a viver, tive sempre oportunidade de ir aí no verão e atacar essa qualidade maravilhosa de tomate. Se sinto tristeza? Muita, tanta que esta semana no mercado comprei 1 kg extra de tomate maduro para fazer doce de tomate e afogar as mágoas, ou antes, o pão caseiro que ando a fazer ultimamente e que viciei. O que é que esta conversa tem a ver com a receita desta semana? Nada, mas apeteceu-me dizer que tenho saudades do tomate coração de boi.  

Também já conhecem o meu encanto pela comida asiática, este tipo de saladas num restaurante chinês não existem, mas basta irmos a um restaurante tailandês ou vietnamita que já se conseguem encontrar e são maravilhosas, adoro o tempero, o crocante dos frutos secos e a frescura. É mesmo o tipo de salada que nos refresca no verão. Deixo-vos aqui uma receita inspirada em tantas que comi por aqui. Basicamente é misturar tudo e tratar de fazer um molho bem guloso, o meu leva como base manteiga de amendoim e leite de coco, que é só a melhor combinação de todas. 

Bom apetite!


*Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
50g de amendoim sem sal
100g de edamame
80g de cenoura 
100g de couve-roxa
100g de couve coração
1 mão cheia de hortelã fresca
2 colheres de sopa de coentros frescos
1 mão cheia de rebentos de ervilha ou soja 
2 cebolinhas

Molho:
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 dente de alho
1/2 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de molho de peixe
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
50 ml de leite de coco
1 lima (sumo)

Comece por tostar os amendoins numa frigideira anti-aderente, caso sejam como os meus e tenham pele, depois de os tostar ainda quentes, coloque-os num pano de cozinha e esfregue, as cascas vão saltar muito facilmente. Pique os amendoins grosseiramente com uma faca e reserve.

Numa panela com água a ferver leve ao lume o edamame e deixe cozinhar uns 5 minutos. Estes deverão estar al dente, depois de os retirar do lume deixe-os a repousar numa tigela com água e gelo.

Os vegetais devem ser picados da seguinte maneira, couves bem finas como se fosse fazer um caldo-verde. A cenoura cortada em juliana, a hortelã inteira, os coentros picados grosseiramente, as cebolinhas em pedaços pequenos e os rebentos inteiros.

Num robot de cozinha ou 123, coloque todos os ingredientes do molho e pique tudo muito bem, até ficar um molho bem cremoso. 

Junte o edamame e parte dos amendoins aos vegetais e regue com o molho de amendoim e envolva muito bem, sirva com o restante amendoim por cima.

*Bom apetite


2 comentários:

  1. Que bela salada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/06/creme-de-marisco.html

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar