Batido de pitaia rosa






Lembro-me de chegar à China e ficar louca quando vi pitaia pela primeira vez, em Portugal já tinha visto mas como era sempre tão cara nunca tinha tido coragem para comprar. Aqui é barata e muito usual ver todo o ano. Existe em 3 cores mas até agora só provei duas, a normal branca e a rosa. Os sabores são ligeiramente distintos, a rosa tem um sabor um pouco mais intenso e esta cor fantástica. É um pouco como a beterraba, ficamos com os dedos cor-de-rosa se não usarmos luvas para a descascar. Mas a cor é linda e é muito normal encontrarem por aqui em receitas de sumos e gelados.

Deixo como sugestão para uma bebida para o Halloween, caso não encontrem a de cor rosa em Portugal, podem substituir por beterraba que fica igualmente bonito e muito saboroso.




Ingredientes: (500ml)
1 banana
1 pitaia rosa (190g). (se não encontrarem rosa substituam por beterraba)
1 tâmara medjool
300ml de leite de amêndoa (sem açúcar)* receita aqui

Numa liquidificadora coloque a banana, a pitaia e a tâmara e bata tudo 2 minutos na potência máxima, junte o leite de amêndoa (previamente fresco) e sirva de seguida.

*Ingredientes leite de amêndoas (1 litro)
250g de amêndoa com pele
1 litro de água fresca
2 tâmaras
1 pitada de sal

Numa taça com tampa, demolhe a amêndoa com 500 ml de água pelo menos durante 8 horas (eu deixo sempre de um dia para o outro) no frigorifico.

Numa liquidificadora coloque 1 litro de água bem fresca, descarte a água das amêndoas e junte-as à liquidificadora com a pele, junte as tâmaras sem o caroço e 1 pitada de sal. Triture tudo muito bem na potência máxima durante 2 minutos.

Com ajuda de um pano de algodão fino e limpo, coe o liquido da bebida vegetal espremendo muito bem o pano.



1 comentário:

  1. Que excelente sugestão!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar