Camembert assado com laranja e batatas


No nosso último dia das férias de verão no sul de França, fomos jantar umas moulles a um restaurante novo para a despedida, depois de fazermos o nosso pedido, o meu marido olha para um casal na esplanada que estava a comer um camembert acompanhado com batatas, salada e charcutaria. Mas não se tratava de uma entrada, era mesmo um prato principal. Claro que prontamente chamámos o empregado e pedimos se ainda íamos a tempo de alterar o nosso pedido, infelizmente já não era possível. A mágoa foi tanta que passados 3 meses cá estamos nós a fazer a nossa versão do camembert roti.

Não se assustem que sabe maravilhosamente bem, não achei nada enjoativo e até achei que o queijo camembert, que já por si tem um sabor intento, derretido ficou bem mais suave.

Arrisquem que não se vão arrepender, prometo!



Ingredientes queijo: (2 pessoas)
2 c. de sobremesa de sementes de sésamo
5 talhos de tomilho fresco, usar apenas as folhas
1 dente de alho
sumo de 1/2 laranja
1 fio de azeite
1 fio de mel, usei de trufa
1 queijo Camembert (250g)

Pré aqueça o forno a 200º.

Num almofariz coloque todos os ingredientes excepto o queijo, esmague tudo muito bem até formar uma pasta e reserve.

Abra o queijo, retire apenas a parte de cima do papel, volte-o a colocar no cesto de bambo, e com ajuda de uma faca, cruze umas linhas não muito profundas. Unte com a pasta de laranja e leve-o ao formo por 15 minutos.

Retire o queijo da embalagem e sirva mesmo com o papel vegetal por baixo, junte com mais um pouco de mel e umas rodelas de laranja.

Sirva com batatas e salada de canónigos, tomate cereja negro e umas flores comestíveis viola mix.

Ingredientes batatas:
500 ml de água
1 kg de batatas
3 c. de sobremesa de sal
45 ml de azeite
½ c. de sopa de paprika
1 pitada de caril
½ c. de sopa de oregãos secos

Pré-aqueça o forno a 250º.

Numa panela para cozer a vapor coloque água e deixe ferver, Por cima coloque as batatas sem casca, cortadas em palitos grossos e deixe cozinhar durante 12 minutos.

Numa tigela adicione o azeite, junte a paprika, os oregãos, o caril e misture muito bem.

Num tabuleiro forrado a papel de cozinha, coloque as batatas e regue com o azeite, espalhe com uma espátula de forma a não se sobrepor e leve ao forno durante 25 minutos. A meio do tempo indicado, com muito cuidado vire as batatas.

Sirva com o camembert e uma salada a gosto.

Bom proveito!





Sem comentários:

Enviar um comentário