Grinalda de salmão Natalícia


Gosto do tradicional no que toca à refeição da noite da consoada. Passei 5 Natais na China e não houve um único que não comesse batatas com bacalhau, não encontrávamos a couve Portuguesa mas havia outras que alegravam a nossa travessa.

A minha sugestão para o Natal, seja para o dia ou para a consoada este ano é uma entrada. Na realidade podem fazê-la qualquer dia do ano, mas achei por graça dar-lhe um toque Natalício.  A inspiração apareceu-me à dias no Instagram da @in_cucina_con_moka_ mas em versão vegetariana. Não sei porquê mas acho que o salmão fumado combina melhor com o Natal. Aqui fica a minha sugestão, o recheio fica ao vosso gosto.

Um Feliz Natal para todos.



Ingredientes: (1 unidade)
110g de salmão fumado, picado
200 g de queijo ricota
50 g de queijo parmesão, ralado
1 limão (raspa e sumo)
sal, pimenta, mostarda em grão, moídas
520 g de massa folhada (2 placas rectangulares)
1 ovo (só a gema)
sementes de sésamo q.b.
framboesas e alecrim, para decorar

Comece por picar o salmão, eu usei um robot de cozinha para ser mais prático. Junte ao salmão os queijos, o sumo e raspa de 1 limão, tempere a gosto e envolva muito bem.

Numa bancada coloque as duas placas de massa folhada, pressione a união com ajuda de um garfo e divida em 3 na vertical. 

Recheie com o salmão, eu usei um saco de pasteleiro para ser mais uniforme, enrole as 3 divisões da massa folhada, feche-as bem e entrelace como se fosse uma trança. Una as extremidades e forme uma grinalda.

Pré aqueça o forno a 230º e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Pincele a trança com a gema de ovo e leve ao forno durante 10/5 minutos, ou até ficar bem dourada.

Decore a gosto e sirva como entrada.

Bom proveito.






Sem comentários:

Enviar um comentário