Vieiras assadas - e um convite para jantar

Hoje trago mais uma vez as vieiras que eu tanto adoro, desta vez ficaram diferentes das que publiquei anteriormente aqui e aqui. Adoro de todas as maneiras mas como hoje tinha um convidado especial decidi dar um toque mais requintado.

Não resisti em fazer o desafio lançado pela Anasbageri. Ou seja, convidar alguém que admiramos (filmes/livros) para jantar, assim que li o post imaginei mil e um actores que admiro bastante, mas acabei por escolher uma personagem de uma serie que conheci através de um livro.

Dexter Morgan, personagem principal da serie Dexter interpretado por Michael C. Hall.


Recebi o livro que inspirou a serie Dexter alguns anos atrás pelo Sr. cá de casa, acabei por ler e ter vontade de ver a serie e lá fiquei viciada, pensei que o Lost seria a minha serie de eleição de sempre mas lá consegui arranjar mais um espacinho no meu coração para o Dexter.

Para quem nunca viu, Dexter é uma série baseada nos romances de Jeff Lindsay – Darkly Dreaming Dexter e Dearly Devotec Dexter –, esta série criminal segue a vida de Dexter Morgan, um perito em investigação forense que, durante o dia, trabalha no departamento policial de Miami Dade e, à noite, mantém uma vida secreta bastante activa onde persegue criminosos que conseguiram escapar à justiça e assegura que eles não escapam imunes pelo crime que cometeram.

No entanto, o seu significado de perseguição vai muito mais além do que o esperado por parte de um oficial de polícia: Dexter tortura fisicamente os seus alvos acabando por os matar.

Assim que vi o desafio, imaginei-me logo em fazer algo diferente do que o Dexter estaria habituado a comer em Miami (hamburguers, cachorros ou até da pizza´s night na casa da falecida Rita). Lembrei-me então das vieiras que tinham acabado de chegar cá a casa.

Ingredientes: (2 pessoas)
6 vieiras congeladas
6 fatias de bacon fumado
1 tomate maduro
100grs de pão do dia anterior
1 dente de alho
salsa q.b.
oregãos q.b.
flor de sal, pimenta q.b.
azeite q.b.

Pré aqueça o forno a 200º.

Num tabuleiro colocar o tomate cortado em rodelas regado com um fio de azeite, sal e orégãos. Leve ao forno durante 10 minutos, passados os 10 minutos coloque ao lado as fatias do bacon e leve mais 5/8 minutos ou até ficar o bacon bem estaladiço.

Numa picadora coloque o pão, eu usei um de sementes que tinha feito uns dias antes mas nem se notou e ficou óptimo, coloque também a salsa e 1 dente de alho, pique tudo muito bem e numa frigideira aloure a gosto, eu adoro bem torradinho e com um fio de azeite por cima mas isso já fica ao vosso gosto.

Entretanto tempere as vieiras previamente descongeladas e secas com um pouco de sal, pimenta e grelhe, se vir que ficam demasiado secas e a agarrar pincele com um pouco de manteiga.

Sirva com o puré como base de seguida os tomates assados, as vieiras, polvilhe com o pão e o bacon em pedaços grosseiros.


Acho que isto acontece-se na realidade iria ser um jantar a 3 pois não estou a ver o Dexter a entrar cá em casa sem cá estar o Sr. da casa que por acaso até gosta dele. Acho que acabaríamos a noite a beber algo do género disto :)

Ok, isto já sou eu a delirar é melhor parar por aqui!

20 comentários:

  1. Nunca comi vieiras...mas teem muito bom aspecto! E tudo o resto também! 5* :)

    Eu também gosto muito de ver o dexter, sou seguidor assiduo desde a season 1 ! Mal posso esperar pela nova season. Infelismente a serie tem tido altos e baixos, mas continua a prender-me.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.2.12

    Adoreii... sou apaixonada pelo Dexter.=) Mas quando penso nele só me lembro de ovos estrelados, e donuts =)

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Que bom ainda teres conseguido participar! E que convidado tão interessante! Eu ando a ler as vossas participações e penso " ai bolas que tb podia ter convidado esta personagem..."
    Adorei o jantar também, gosto imenso de vieiras, e as tuas fotografias quase nos transmitem o aroma e sabor deste prato.

    bjs e boa semana
    Até breve!

    ResponderEliminar
  4. Optimo!!!!! :) tenho mesmo que experimentar :)
    Boa SAndra! Lindas PICTURES!!!!
    Beijinho

    www.isabelpiresdelima.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da tua sugestão.
    Ando curiosa em relação às vieiras, por aqui apenas tenho encontrado já preparadas nas conchas, prontas a gratinar. E queria assim em crú,

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei vieiras, ficaram cá um aspecto que comia já...bjokitas

    ResponderEliminar
  7. Que coragem convidar o Dexter para jantar :)
    Uma receita que tenho mesmo de experimentar, mas tal como a Luisa Alexandra, também não costumo encontrar "cruas".
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa e Frango podem encontrar vieiras na zona de congelados (marisco) nos hipermercados Continente e Pingo doce, por vezes têm com concha, mas tb têm só o miolo em separado. É uma pequena maravilha!

      Eliminar
  8. Nunca cozinhei vieiras mas é algo que tenho de urgentemente experimentar. Esta receita parece simplesmente deliciosa e adorei o desafio, vou ver como posso participar!

    Beijinhos,
    Mª João

    ...........................................
    http://clavelscook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Bem, tenho que dizer que adorei chegar aqui! Vim através do blogue Anasbageri e em muito boa hora! Fantástica escolha, também sou completamente viciada na série Dexter (não cheguei a ler os livros), devoro cada episódio e estou em pulgas para a nova temporada!!
    Parabéns pelo blogue, as fotografias são de cortar a respiração e as receitas não ficam nada atrás:) Essas vieiras estão com um aspecto maravilhoso, também nunca as cozinhei, mas ando muito tentada:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  10. Que bem escolhida a personagem! Sou fã do Dexter, e confesso que por momentos também pensei nele para convidar a jantar. Uma série de eleição, embora nunca tenha lido os livros. E as vieiras penso que foi uma excelente ideia :)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16.2.12

    Minha flor, bom dia,
    Vi agora que n sei o teu nome.... Penso que és Sandra, mas n sei... que nome ponho no apanhado? Marmita?

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi vieira mas fiquei muito tentada (não sabia que havia congeladas, vou ficar atenta e reter esta receita.
    Eu tb acedi ao desafio da Ana, mas o meu convidado não levou vieira :)

    ResponderEliminar
  13. O Dexter foi jantar a tua casa e não disseste nada :( ??!! Humm, magoei!
    Ok, se tivesse ido lá a casa, também não dizia nada a ninguém, hehehehe
    Bjinhos
    Estas vieiras estão com um aspecto divinal

    ResponderEliminar
  14. O Dexter é uma personagem muito complexa. O jantar está mesmo á medida dele e eu fiquei a pensar nas vieiras que nunca provei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Assim que vi que o teu convidado era o Dexter, pensei que irias servir bacon com ovos hehe
    Costumava ver essa série e não sei se estaria muito confortável sentada na mesma mesa deste senhor... hehe

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Marmita,

    Tenho a certeza que o Dexter ia adorar estas vieiras! Eu pelo menos ficava deliciada, mesmo que os meus instintos sejam um pouco diferentes do dele. ;) Gosto muito da série (embora não tenha seguido tão atentamente as últimas temporadas), mas não li o livro. Fiquei curiosa.

    Parabéns pela participação!

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  17. Marmita,
    Eu amo vieiras de coração... As tuas estão com um aspeto maravilhoso, o Dexter vai gostar muito deste jantar : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá vos convido para conhecer meu Blog de Receitas ...

    CRIEI ESTE BLOG RECENTEMENTE ... SIGAM LÁ PESSOAL ADORO COMPARTILHAR O QUE APRENDO A FAZER COM MAIS PESSOAS BJINHOSSS

    http://juedrisalgadosedoces.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Olá Marmita,

    as tuas vieiras estão com um ar tentador. Super apetitosas. Acho que o Dexter ia adorar!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar