Maionese de oregãos e alho

Hoje trago uma maionese caseira é muito fácil de fazer, vi num episódio do Master Chef Australia e decidi logo fazer a minha versão. Acompanhado com a minha erva de hoje, oregãos frescos.. os meus duraram o ano inteiro, sobreviveram ao Inverno frio deste ano e tudo :)
Orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. Sementeira: Janeiro-Fevereiro em viveiro ou em local definitovo de Abril a Junho. Utilizar compasso de cerca de 30-30 cm.
Oregãos Maio 2010
Ingredientes:
1 colher de sopa de Mostarda Dijon c/ mel
2 ovos
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 pitada de sal
250 ml de óleo de amendoim
2 dentes de alho
orgãos q.b.


Colocar numa liquidificadora a mostarda, os ovos inteiros, o vinagre, uma pitada de sal e 1/3 do óleo de amendoim, ligar durante 10 segundos deitar mais óleo pouco a pouco e ir ligando a liquidificadora 10 em 10 segundos até ficar com uma espessura fofa e cremosa, se achar que no final tem demasiado óleo colocar um pouco de água, ligar e misturar mais um pouco. 
Assim que tiver a gosto, cortar o alho em pedaços muito pequenos e as folhas de oregãos também, misturar á maionese e levar ao frigorifico até servir.



7 comentários:

  1. Maravilhosa e perfumada, obrigado por partilhares,

    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Essa maionese deve ser deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. FICOU COM UM ASPECTO TÃO BOMMMMMMM..
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Adoro maioneses de todos os sabores e mais alguns... que engraçado também tenho uma publicação agendada sobre oregãos porque plantei à pouco tempo na minha "horta de varanda".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bonitas fotos. Eu tb gosto de fazer em casa a maionese e adicionar os temperos que me apetece naquela ocasião. Óregãos será uma estreia para mim. bjs

    ResponderEliminar
  6. Hummm, que saborosa deve ficar. Também tenho oregãos frescos mas estão a ficar cheios de flor, não sei o que lhes faça
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25.10.11

    Essa Letrinha é muito linda!! Eu tinha que postar isso... Maionese deliciosa!!!

    ResponderEliminar