Tintureira no forno

Parece que estamos no verão, para uns isto é um grande problema por falta da chuva para outros é a verdadeira loucura que até já andam pela praia em bikini. Gosto muito de sol, mas uma chuvinha fazia falta para as minhas ervas aromáticas crescerem um pouco mais. Este ano tenho plantado salsa, coentros, manjericão, cebolinho, alecrim, malagueta, hortelã, menta e pela primeira vez os tomilhos. Num vaso grande plantei por graça um limoeiro o verão passado que me presenteou com dois limões amarelinhos e está cheio de flor novamente, fiquei tentada em plantar uma laranjeira.. mas tenho cá em casa quem me lembre que vivo num 1º andar de um apartamento :)

Com sol ou com chuva o peixe sabe bem, por isso hoje trago uma tintureira no forno e alguma esperança que este tempo nós traga algo de bom, seja com chuva ou sem ela.

Ingredientes peixe:
2 postas de tintureira
1 tomate chucha
2 fatias de bacon fumado
salsa q.b.
flor de sal, pimenta rosa, azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b. 

Ingredientes legumes:
1/2 couve lombarda
1 molho de agriões
raspas e sumo de uma lima
2 dentes de alho
flor de sal, pimenta

Ingredientes Couscous:
1/2 chávena de coucous médio
2 colheres de amêndoas
flor de sal, pimenta, azeite
água q.b.





Temperar o peixe com flor de sal e pimenta rosa, num pirex colocar 1 fio de azeite e as postas. Por cima colocar as fatias do bacon fumado, com as rodelas do tomate e a salsa picada, regar novamente com azeite e vinagre balsâmico. Levar o peixe ao forno durante 30 min a 180º.
Numa wok colocar os dois dentes de alho e saltear ligeiramente com um fio de azeite de seguida, colocar a couve e o agrião previamente lavados e cortados a gosto, temperar com sal e pimenta, saltear uns minutos e deitar o sumo de uma lima e as raspas antes de servir.
Cozer o couscous, temperar com azeite pimenta e sal. Numa frigideira bem quente saltear umas amêndoas laminadas e colocar por cima do couscous antes de servir.
Espero que gostem!

18 comentários:

  1. Estamos chegando ao fim do verão e eu não sei se gosto tanto assim. rsr Mas o que me consola é saber que com ventos mais frescos chegando posso utilizar mias meu forno. Mas quanto a receita que belo almoço é de verdade uma comida fresca e encantadora.

    Eli

    ResponderEliminar
  2. que delicia de receita.

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia!
    Adorei esta sugestão para o peixe!
    Boas plantações. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro tintureira é um peixinho mesmo delicioso, macio e com poucas espinhas hehehe. Vou levar a receitinha comigo...

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. que maravilha Marmita :) o peixe faz bem e sabe muitoooo bem :)
    Cá em casa no ano passado plantou-se um limoeiro que afinal dá limas :) Não imaginas a minha alegria no engano :) ainda por cima um limoeiro já havia na casa dos meus avós!
    Quanto às ervas aromáticas faltava-me o cebolinho e a menta! o cebolinho já está resolvido...mas ainda falta a menta :)beijinhos e uma óptima semana

    ResponderEliminar
  6. Que prato tão, mas tão apelativo. E tens toda a razão, comer peixe faz muito bem.
    Quanto ao Verão, eu incluo-me no grupo dos entusiasmados. Adoro começar a sentir o calor e de sentir que a primavera está mesmo aí. Mas reconheço que a chuva faz falta..

    ResponderEliminar
  7. A tua refeição ficou com um óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  8. Que peixinho delicioso, nham, nham

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto maravilhoso! Gosto muito de peixe e aqui não é fácil encontrar peixe tão bom como em Portugal, por isso vou-me consolando com os posts desse lado do oceano.
    Também gosto muito das comidinhas que tens na tua marmita!
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  10. Como eu te entendo, gostava imenso de ter um limoeiro mas também vivo num apartamente, não seria o mais indicado. A floreira da janela, felizmente temos uma grande já está cheia de vasinhos de ervas, vamos ver se ficam bonitas.
    Esse peixinho está com excelente aspecto, e muito bem acompanhado
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Lol:) Eu também vivo num 1º andar de um apartamento e também me dá para essas jardinagens:) E deste-me a belíssima ideia de ter também um limoeiro, vai ficar muito bem na minha varanda!!:D
    Gosto muito de tintureira e gostei da tua receita, cheia de legumes e sabor, para além de muito apelativa:)

    ResponderEliminar
  12. Água na boca... tem um ar apetitoso e eu estou cheia de fomeeee ;)
    Tenho a grande sorte de ter uns sogros com um quintal cheio de limões (normais e doces), laranjas, dióspiros, ameixas, framboesas e muitaaaaa horta. Ahhhh e ovinhos frescos ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olha, se te serve de consolo, eu devo ter enlouquecido... tb vivo num 1ºandar, com uma única varanda (na cozinha) que é um triangulo com pouco mais de 1 metro quadrado e tenho um arbustinho e lucia-lima, floreiras com salsa, coentros, cebolinho, alecrim, 2 pintangas, hortelã, 1 malagueta e 4 caixas de ovos com sementeiras de physalis, tomate cereja e manjericos ☺
    Podes rir!! Sobra espaço para 2 cadeiras e mais nada...

    ResponderEliminar
  14. Pues por aquí en Asturias nos viene muy bien el sol ya nos llueve bastante :-)
    El plato te ha quedado estupendo.
    Un besín.

    ResponderEliminar
  15. Marmita,
    Aqui nos USA também temos tido dias lindos de sol e calor mas tem chovido... Eu vi no noticiário que ai em Portugal não tem chovido a quase nada : ( Mas só sei que esse teu peixinho ficou com um aspeto delicioso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Pois é muito bom gozar estes dias de sol e calor, eu adoro. Mas reconheço que uma chuvinha de vez em quando fazia falta. Até porque também este ano tenho uma hortinha a chuva fazia uma bem danado. Quer dizer que para o ano o meu limoeiro talvez me vá prendar com um ou dois limões?! Estou entusiasmada :)
    Como sempre gostei da tua comida sempre bem apresentável e saudável. Gostei :)

    P.S- Tenho tido dificuldade em comentar no teu blog, não percebo porquê!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15.3.12

    POr aqui ainda mt friozinho pois claro!
    Eu tb queria um limoeiro na varanda, mas o viking bateu o pé. Primeiro pq a varanda está fechada e depois pq de Inverno tudo o que lá deixamos congela. Contento-me com os vasinhos de ervas, ainda assim só de Verão, de Inverno com a falta de luz morre tudo.
    Adorei o peixinho e as fotografias com palavras, digo-te sempre, sou uma chata :)
    bjs

    ResponderEliminar
  18. hum.. que bom aspecto que tem a tintureira :) Tenho de experimentar esta receita!:)

    ResponderEliminar