A minha relação com o caril nem sempre foi a melhor, andei anos a dizer que não gostava ou até mesmo que não conseguia cheirar um caril, isto tudo por ter comido um "mau" caril e assim que descobri que a especiaria caril não era nada mais nada menos do que uma mistura de especiarias a minha vida mudou e comecei a fazer o meu caril, penso que existe 1 ou duas especiarias na mistura de caril comprada que não gosto e como ainda não descobri qual é ao certo acabo por fazer com as especiarias que eu adoro e tenho cá por casa. Depois foi o leite coco, meu Deus o leite de coco! Porque é que andam pessoas a fazer caril com natas, porquê? Pois o leite de coco leva na minha opinião o caril ao extremo e à perfeição. Por isso aqui estou eu hoje a partilhar o meu caril que acompanhei com um arroz basmati de um aroma fantástico que a Oriente Rice da Novarroz gentilmente partilhou comigo e do qual eu fiquei fan, porque fica super solto e em poucos minutos está cozinho. Foi assim que viajei até à Índia em poucos minutos.
Ingredientes:
280g de grão em lata
280g ervilhas congeladas
1/2 couve-flor
200ml de leite coco light
1 cebola
2 dentes de alho
gengibre fresco (tamanho igual ao de um dente de alho)
azeite q.b.
sal q.b.
água (caso seja necessário)
Coentros frescos
1 colher de café das seguintes especiarias:
- Açafrão das Índias
- Coentros em pó
- Paprika
- 4 épices
- Cravinho
- Gengibre ralado ou em pó (1/2 colher)
- Mostarda branca em grão
- Mostarda preta em grão
Ingredientes Arroz:
200g de Arroz Basmati da Oriente Rice
5 folhas de lima
1 lima
sal, azeite q.b.
Numa panela colocar o azeite, deixar aquecer ligeiramente e enquanto este aquece picar finamente os alhos, a cebola, o gengibre e reservar tudo. Colocar a mistura das especiarias e deixar libertar um pouco os aromas (sem deixar de mexer) a quantidade das especiarias que usei foi exactamente as que vêm na imagem deste post, depois no final reforcei um pouco mais com as mostardas em grão, porque adoro o crocante e acho que fica lindo nas fotografias :). Assim que as especiarias ficarem mais douradinhas (ter cuidado não deixar queimar), colocar o alho, a cebola picada e o gengibre, deixar refogar ligeiramente e colocar a couve-flor saltear por uns 5 minutos e colocar as ervilhas. Regar os legumes com o leite de coco e deixar cozinhar uns 10 a 15 minutos depende da maneira como for cortada a couve flor (eu cortei em pedaços pequenos), caso sinta que o molho está demasiado "forte" ou que o leite de coco evaporou um pouco a mais adicione um pouco de água ao preparado e tempere com sal caso ache necessário.
Enquanto os vegetais estão a cozer pode começar a cozer o arroz normalmente com água, sal e um pouco de azeite. Adoro folhas de lima, comprei-as por causa da querida Alice que me encomendou em tempos numa ida ao Martim Moniz e fiquei fan. Acabei por só conseguir comprar folhas de lima secas que sinceramente ficam óptimas na mesma e acabam por durar mais tempo na dispensa. Usei na cozedura do arroz umas 3 folhas que deixou um aroma ao arroz fantástico, depois do arroz cozido adicionei sumo de 1 lima e mais umas folhas secas, acreditem que faz toda a diferença.
Sirva o caril com o arroz, uns coentros frescos e umas rodelas de lima que ajuda a refrescar um pouco :)
Eu sou apaixonada por caril, em particular pelo frango de caril da minha mãe... que faz com leite de côco.
ResponderEliminarInfelizmente o homem lá de casa não gosta... mas vai na volta e é como tu. Um dia destes experimento esta tua conjugação e logo vejo se ele aprova.
Beijinhos
Adoro caril. E adoro fazer caril, é tão engraçado, cada especiaria que se vai adicionando, vai alterando completamente o cheiro do caril, não é? bjs
ResponderEliminarAna Teresa
Que bonitas cores. Ficou com um ar para lá de delicioso :)
ResponderEliminarOlá Marmita,
ResponderEliminarEsta receita já ficou anotada, gostei imenso!
o leite de coco é bem melhor que as natas, no caril e não só!
Bjs
Olá Marmita,
ResponderEliminaresta receita já ficou anotada, gostei imenso.
O leite de coco fica melhor que as natas no caril e não só, ainda por cima é bem mais saudável!
BJs
Que cor linda que ficou o seu prato adorei
ResponderEliminarboa semana
beijos
eu adoro caril mas cá em casa sou a única :) talvez tenham o mesmo problema que tu no início hehe também uso leite de coco. aliás, raramente uso natas.
ResponderEliminare as fotos? perfeitas :) beijinhos
Adoro, adoro, adoro! Nao ha nada que mais goste no mundo (nem mesmo o chocolate) do que caril!!! E Fac. Mansas vezes de vegetais! Adorei esta receita!
ResponderEliminarAi que delicia! Gostei mesmo muito! Adoro caril!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana;
Aurea Sá
fiquei com vontade de experimentar!
ResponderEliminarque cores fantásticas!
Adoro caril, sou super fã:) E este teu caril de vegetais ficou uma maravilha:) Que aspecto divino.
ResponderEliminarBeijinhis,
Joana
Hhhhmmm tem um ar delicioso!
ResponderEliminarTambém concordo com a tua apreciação do leite de coco, é sem dúvida o melhor para fazer sobressair os sabores das especiarias. Mas também é verdade que os indianos usam vários ingredientes diferentes - as natas no korma, por exemplo, o iogurte noutros tipos de caril, sumo de tamarindo, ou mesmo caldo de legumes noutras receitas.
Há uns anos largos atrás tive a sorte de receber como presente o livro "Curries", de Mridula Baljekar, e aprendi montes de coisas sobre o assunto. É sempre fascinante aprender sobre outras gastronomias e culturas! Aconselho vivamente esse livro para quem queira saber mais.
E um carilzinho aqui para a amiga? :)
ResponderEliminarUm aspecto super delicioso, as fotografias falam por si :)
ResponderEliminarAdoro caril! E esta parece uma mistura de especiarias deliciosa! Eu também gosto de prepar o meu com as especiarias misturadas na hora.
ResponderEliminarBeijinhos
Paula
Adorei a cor e o aspecto do teu caril :)
ResponderEliminarTambém prefiro com leite de coco ou creme de coco.
Lindas fotos.
Bjinhoos
Adoro as fotos e parece delicioso! Cá em casa adoramos caril e ainda mais quando usamos especiarias fresquinhas. Também gosto de juntar iogurte em alguns tipos de caril, sobretudo de carne, fica mais leve e é uma delícia.
ResponderEliminarQue delícia... que maravilha!
ResponderEliminarNunca fiz caril, tenho mesmo de experimentar...
Lembro-me que o ano passado no algarve descobri uma erva que cresce nas dunas que cheira a caril e não faço ideia de qual será, mas cheia a caril já feito.
Esta receita é divinal.
E, como sempre, as fotografias são deliciosas, maravilhosas.
Hummmm gosto tanto!!!! Uso com muita frequência cá em casa. Adoro batatas assadas com caril, alho e um fio de azeite! Por acaso já experimentei fazer um versão desta tua receita, e é tãooooo bom! Adorei as fotos e estas cores tão vivas e quentes! Um beijinho bom **
ResponderEliminarSofia Miranda
Como é que eu não gosto de grão e fiquei com vontade de comer!!! :)
ResponderEliminarGostei tanto! Dessa palete de cores e especiarias :)
ResponderEliminarQue cheirinho. Quero experimentar essa tua mistura. Adoro caril!
E o leite de côco, sim, fica maravilhoso. Também faço às vezes com iogurte mas não é a mesma coisa... E o arrozinho com as folhas de lima, deve ficar delicioso. Quase sinto o cheirinho e o calor que vem das tuas lindas fotografias, como sempre :)
Beijinhos querida.
Olá Marmita
ResponderEliminarEu nunca resisti ao caril. Acho até que tenho uma pequena veia indiana. Adooooooooooro. E com leite de coco sempre!
A minha versão preferida é de vegetais. Mas para cá em casa não me chamarem coelhinho, também vou fazendo de frango e camarão.
Sabes, na sexta lembrei-me muito de ti. O Casino recebeu o Zambujo, e eu lá me sentei na primeira fila para que nada me distraísse de toda aquela poesia!
Boa semana!
Guida
Adorei o teu caril! E as tuas fotos tornam tudo ainda mais apetitoso! Já suspiro pelo almoço! :) beijinhos
ResponderEliminarLindo!
ResponderEliminarEu ADORO caril, mas estou como tu, não gosto dos caris que fazem por aí, que levam um pó esquisito e natas... Um caril assim rico, feito de raiz com as especiarias que nos fazem quase levitar e com leite de coco, isso sim, é uma maravilha das grandes! E ficou tão lindo o teu, por momentos só me apeteceu voar até aí e deliciar-me com essa taça!!
Adoro!!
Beijinho grande para ti:)
Acho que a mistura do caril feita por nos na hora com boas especiarias a nada se iguala. Adorei a tua versao e concordo plenamente contigo em relacao a utlizacao de leite de coco em vez das natas. E ficou um lindo festival de cores...
ResponderEliminarBeijinhos
Que lindas fotografias! Eu ADORO caril, e lá em casa até faço a minha própria mistura e guardo num frasquinho... E adoro fazer caril com lentilhas, grão-de-bico, todo o género de vegetais e leite de coco, claro... Por acaso até costumo fazer uma receita semelhante à tua, mas sem as ervilhas. Para a próxima vou dar às ervilhas uma chance ;)
ResponderEliminarTem muito bom aspecto e ainda por cima vegetariano! :) As fotos estão muito bem, como sempre...
ResponderEliminarSabes... ...eu e o caril também... ... mas esta tua palete de cores e este dar a volta...é um caso a considerar.
ResponderEliminarA tua lente e o olho que a foca estão cada vez melhores
que fotografias magníficas! muitos parabéns por este blog inspirador! *
ResponderEliminarPara o meu prato, já!!!
ResponderEliminarNamaste!
Babette
Pois eu gosto de caril, mas não gosto de picante, logo sempre que cozinho com caril não pode ser em excesso.
ResponderEliminarGostei muito da sugestão, um prato saudável e muito saboroso.
Um beijinho, bom fim de semana e parabéns pelas fotos, estão cada vez mais bonitas
Primeiro: gostei muito desta sugestão :)
ResponderEliminarSegundo: gosto muito das suas fotografias e
Terceiro: gosto muito do seu blogue!
Olá...
ResponderEliminarQue aspecto divinal e delicioso ;)... Adorei :)... Bjokas..
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Olá...
ResponderEliminarPode parecer estrenho mas eu gosto de juntar uma colher de sopa "POLPA DE MANGA" vai dar um toque muito bom no caril.
que óptimo aspecto, adoro caril de legumes.
ResponderEliminarhttp://food-and-happy-endings.blogspot.pt/
Que elegante preparar a própria mistura de curry!!
ResponderEliminarVou experimentar, marmita :)
Ta lindo, como sempre!
Já deve ser a terceira vez que volto a este post ao longo de vários meses
ResponderEliminarMuitas vezes procuro receitas através das imagens no Google e sempre que penso em caril venho aqui parar...
Eu adoro caril, de tudo - legumes, frango, peixe, camarão, lulas, you name it !
Eu também não gostava de caril e o leite de coco também foi uma revelação para mim ! Acho que esta receita me tem vindo a inspirar ao longo dos últimos (bons) meses !
Acho que vou fazer um almocinho de caril !
Olá boa noite.....quando menciona nas especiarias 4 épices ....o que são épices????
ResponderEliminarObrigada!!! Outra coisa....vivo em Moçambique e aqui não arranjo filha de Lima.. ..posso fazer o arroz simples e regar na mesma com o sumo da Lima ou sem as folhas a Lima já não faz sentido?
Olá Bárbara, é mesmo uma mistura de especiarias que se chama 4 épices. Mas acho que se não a encontrar não há problema, use uma a gosto. Quanto às folhas de lima, gotas de lima não fará o mesmo efeito. Faça com arroz branco que vai ficar igualmente bom. beijos grandes
Eliminar