Fuzzili de bróculos com queijo azul e Bonsalt

Eis que chegou a minha vez de falar sobre o fim-de-semana fantástico que a Bonsalt nos protagonizou, digo a nos porque éramos muitas! Tantas que a cozinha ficou repleta de máquinas fotográficas a disparar ao mesmo tempo que outras se agarravam à colher-de-pau. Também levámos os nossos senhores o que fez com que fosse uma noite ainda mais especial. O hotel é um encanto, digno de se gastar um cartão de memória da máquina fotográfica em cada recanto. Cada quarto com seu tema, cada salinha com a sua beleza e depois a companhia... Rever pessoas que estão por detrás de blogs que adoramos e conhecer outras que não estávamos à espera que fossem, uma agradável surpresa. Foi de facto uma noite muito especial onde cozinhamos com um chef  e temperamos tudo com o Bonsalt.


Para quem não conhece pode ler aqui tudo sobre o produto, mas basicamente para quem como eu cresceu numa família com problemas de hipertensão e muitas vezes perguntava: Oh mãe então não meteste sal na sopa? Aqui está a solução das vossas vidas o Bonsalt é um substituto do sal com potássio e 0% de sódio. Óptimo para quem como a minha mãe não pode abusar no sal.

A ultima fotografia do evento (mesa do jantar) foi gentilmente cedida por a equipa do Bonsalt

A receita que se segue foi temperada com o Bonsalt, estava uma maravilha e como é lógico uma embalagem de Bonsalt já foi oferecida à minha mãe :)

E agora vamos mas é à receita que hoje já falei demais... Sou só eu achar estes bróculos a coisinha mais linda do mundo? Para além de bonitos são muito fotogénicos tanto, que mereceram uma fotografia só para eles aqui no blog, sortudos!



Ingredientes: 6 pessoas
300 grs de massa fuzzili
1 bróculo romanesco
gengibre fresco (5 cm)
3 dentes de alho
150 grs de queijo azul (bleu d'Auvergne)
azeite q.b.
sal Bonsalt
tomilho fresco
pimenta de moer.

Numa panela grande colocar água, com o Bonsalt, um fio de azeite, 3 folhinhas de tomilho e deixar ferver. De seguida adicionar a massa e 5 minutos depois os bróculos previamente cortados e lavados. Depois de a massa estar "al dente" e os brócolos tb, desligar. Retirar as ramas do tomilho e escorrer - mas ter atenção e reservar um pouco da água da cozedura para usar mais tarde.


Numa wok colocar mais um fio de azeite, os dentes de alho e saltear ligeiramente. De seguida colocar os brócolos e a massa, uns cubos de queijo e deixar saltear mexendo devagar (caso sintam que está a ficar muito seco coloquem um pouco da água da cozedura pouco a pouco para não ser em demasia. O queijo vai derreter e vai deixar um molhinho muito bom.



Depois de tudo bem unido desligar e colocar num recipiente próprio para ir ao forno (ter atenção que a massa não pode estar muito seca no interior). Levar ao forno com mais  um pouco de queijo azul por cima e deixar gratinar no forno durante 15 min com o forno a 200º.



Resta-me agradecer mais uma vez à equipa da Bonsalt pela oportunidade e simpatia, ao Cooking and Nature pela hospitalidade que com a companhia da Ana, da Inês, da Naida, da Vera, da Joana, da Teresa e da Ni a noite acabava na perfeição à volta de uma fogueira com muitas gargalhadas à mistura e de coração cheio.

E obrigada a vocês por gostarem da minha Marmita!


12 comentários:

  1. Que bom que deve ficar!! Conheci este legume a primeira vez em Roma há uns anos e sempre lhe chamei "couve romanesca". Deixei de achar tanta piada quando soube que era modificado geneticamente para ficar assim :(
    Contudo o sabor é óptimo e com o fusilli... mnham!!

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão!! Esses bróculos são mesmo fotogénicos!
    Quanto ao resto, vou repetir uma vez mais, adorei o fim de semana, a experiência e principalmente a companhia! Adorei conhecer-te ♥
    E ainda tenho umas fotos dos senhores para enviar.
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa com a combinação queijo azul / bróculo romanesco / tomilho. As fotos estão deslumbrantes, assim como o resultado da receita.

    ResponderEliminar
  4. As fotos são de uma técnica, ficaram mesmo muito boas.
    Concordo, os brócolos são mesmo de uma fotogenia. Bela sugestão brócolo com fusilli :)

    ResponderEliminar
  5. Foi mesmo bom! Um sítio perfeito cheio de detalhes e natureza, e claro, o mais importante, a vossa companhia!! Dias felizes :) Foi tão bom ter estado contigo. E as tuas fotos estão tão giras, adoro.
    E esse bróculo romanesco é mesmo a coisa mais fofa e fotogénica, lindo!
    Ficou tão bem nessa massa gratinada.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  6. estou deliciada com as tuas fotos querida :)
    o melhor do fim-de-semana foi mesmo conhecer as pessoas por detrás dos blogues :)
    já tenho saudades :(
    um beijo enorme****

    ResponderEliminar
  7. Que delicioso deve ter ficado!

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  8. Com tantas e boas descrições que tenho lido sobre o hotel, começa a tornar-se urgente passar por lá! Já tinha ouvido falar do bonsalt, mas ainda não tive a oportunidade de experimentar. Esses brócolos são de certeza os mais fotogénicos que existem!

    ResponderEliminar
  9. Esse fim de semana deve ter sido fantástico! também eu adorava vos ter conhecido e ter usufruído desse lugar.

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esse tipo de bróculos! Que aparência tão apelativa. E que bom deve ter ficado esse fusilli. Lindas fotos! Parabéns! É a primeira vez que passo por aqui...vou visitar mais um pouco. Já agora convido-a a visitar-me no meu cantinho Bocadinhos de Açúcar.
    Beijinhos

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Já tive neste hotel e adorei! O ambiente é fantástico! Fiquei cheia de vontade de repetir a experiência! Sim, estes bróculos pedem mesmo para ser fotografados! :)
    Já te estou a seguir para não perder pitada! Gostei muito do que vi por aqui!

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei tudo, o teu resumo desse fim-de-semana fabuloso e essa receita com esses bróculos que para além de deliciosos são mesmo fotogénicos. Maravilha! Beijinhos

    ResponderEliminar