Granizado de café e uns "picos" de orégãos


O cheiro de café acabadinho de fazer é um dos melhores cheiros que existem, não é? Eu gosto tanto do cheiro que muitas das vezes já dei por mim a cheirar embalagens de café nos supermercados feita tonta, serei a única ou há por aqui também alguém que sofra desse mal:)

Hoje a convite da Delta gostaria de dar-vos a conhecer a nova gama de cafés lançada pela marca e que cheiram tão bem! Não há nada melhor do que viajar através da comida, sinto que já disse isto umas mil vezes aqui no blog mas é verdade, adoro poder saltitar todas as semanas por países diferentes sem sair da minha cozinha. Por isso, aqui vou eu até à Colômbia beber um granizado de café e depois como estava com fome, fui comer uns "picos" a Espanha! 

Ah, é tão bom viajar sem gastar dinheiro!

Ingredientes granizado: (2 pessoas)
400 grs de gelo picado
4 folhas de hortelã
1 a 2 colheres de sopa de açúcar branco.
2 rodelas de limão

Faça o café (a quantidade basta ser a de uma bica) coloque o açúcar e deixe arrefecer por completo, desfrute do aroma que para mim é a melhor coisa já sabem. :)

De seguida pique o gelo com as folhas de hortelã, bastam umas golpadas no turno do robot de cozinha ou liquidificadora, bata até ficar uma espécie de neve.

Coloque o gelo a gosto no colo e pouco a pouco junte o café mexendo com cuidado, sirva com uma rodela de limão em cada copo.

Refresquem-se com sabores Colombianos!

E como não há nada melhor do que beber uma bebida fresca e petiscar qualquer coisa, lembrei-me de fazer para acompanhar este granizado uns "picos", já tinha falado deles neste post sobre Sevilha. São uns pequenos pedaços de pão que os Espanhóis adoram acompanhar nas tapas. Depois de ter visto este post fiquei com uma grande vontade de os fazer, apenas alterei por orégãos. São super fáceis de fazer e rendem muito. Acabei por fazer como a autora do blog diz, congelei alguns depois de terem ido ao forno, assim quando for preciso é só descongelar, levar uns minutos ao forno e voilá novamente em Espanha!

Ingredientes "picos"
280 grs de farinha de trigo sem fermento
11 grs (1 saqueta) de fermento para bolos
20 grs de açucar branco
1 colher de chá bem cheia de orégãos
65 grs de margarina vegetal
150 ml de leite
sal q.b.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Colocar a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a margarina cortada em cubos e batemos com o robot de cozinha ou batedeira durante uns 5 segundos na velocidade média.

De seguida adicionar o orégão o leite e ligar novamente o robot de cozinha durante uns 20 segundo ou até a massa ficar descolada das paredes da máquina.

Deitar a massa numa superfície com farinha e amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola, divida essa mesma bola por 4 partes iguais e de cada parte faça pequenas bolas ou uma tira dividida por pequenos pedaços (a maneira como cortam vai do gosto de cada um) Eu gosto deles com um aspecto caseiro por isso nunca ligo muito em colocar todos os pedaços milimétricamente iguais.

Levar os pedaços ao forno num tabuleiro com papel vegetal e com 2 dedos de espaço uns dos outros, durante 15 min a 200º.

20 comentários:

  1. Que delícia! E as fotos, lindas, como sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Realmente, perante estas fotos só apetece é gritar "viva o verão"! :)

    ResponderEliminar
  3. Também adoro o cheiro do café, adoro adoro. E apesar de não poder beber, sou eu quem tira o café ao Vel e antes de lho dar fico ali a snifar a chávena. Eu sei. É triste... Mas café só mesmo snifado! :p

    E viajar pelo estômago é das melhores formas de viajar :)

    ResponderEliminar
  4. eu adoro o cheiro de café e agora apetecia-me mesmo um granizado hehe
    ah ah tanto que estava a pensar fazer um também hehe
    e estes "picos"? não conhecia mas como levam orégãos que adoro, tenho de experimentar :)
    beijooo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1.8.13

    que delícia de receita! não me canso de escrever isto hoje, são só coisas boas pela net fora... mas este café e os bolinhos salgados têm um aspecto irresistível! :))

    ResponderEliminar
  6. ando a sonhar com um granizado de café há séculos...deixaste-me com água na boca!

    ResponderEliminar
  7. hummm que delicia amei bjoklas doces

    ResponderEliminar
  8. entre as duas delícias torna-se difícil escolher, mas com o calorão que se faz sentir acho que preferia o granizado... ainda por cima de café, que eu adoro.

    ResponderEliminar
  9. Oi! Parabéns pelo blog!
    Suas receitas são demais, e a estética nem se fala!
    Sobre isso: Qual fonte você usou no título da página, junto às pimentas? Estava procurando por algo assim, mas não encontrei nada tão natural. Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Já te disse que sou apaixonada pelo teu blogue não já? Se não disse, volto a dizer. Perco-me aqui e ainda por cima partilhamos deste amor, o cheiro a café. Costumo fazer todas as manhãs, café caseiro e melhor do que saboreá-lo, é ir dar uma volta à rua e quando volto sentir na mesma o cheiro bom a café fresco. Vou sem dúvida experimentar, só tenho receio de pôr o gelo na liquidificadora, acho que aquilo rebenta ahaha.

    ResponderEliminar
  11. Sandra, era capaz (assim o tempo me permitisse) de ficar um dia inteirinho a contemplar as imagens do teu blog. São lindíssimas e as receitas de babar.
    Continua com este projecto, pois vais longe. ;)
    Beijinho. ;)

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Sandra, que delícia!
    As fotos são incríveis também!
    Adoro seu blog.

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Gosto bastante de refresco de café.

    ♠ Telita ♠

    ResponderEliminar
  14. Não tenho o hábito de beber café mas gosto muito do cheiro e do sabor e achei este granizado uma delícia, a experimentar! :)

    ResponderEliminar
  15. Adoro tudo o que é feito com café... Mas não gosto do tradicional cafézinho depois das refeições ;-)
    Este granizado é para experimentar...
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Não tenho o hábito de beber o tradicional cafézinho depois das refeições, não gosto do sabor forte. No entanto AMO tudo o que é feito com café e ADORO o cheiro.
    Este granizado é para experimentar, agora de férias ;-)
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Adoro o cheiro do cafe, e adoro viajar em sabores.
    E adoro as tuas fotos como já bem sabes :)
    Esse granizado e os picos são perfeitos para o verão!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Adoro café colombiano!! Forte e aromático!
    E assim em granizado tem que ser delicadamente sublime!
    Adoro esses picos!! Como diriam os espanhóis, "buenos para el picoteo"!

    ResponderEliminar