Receita adaptada livro fantástico (que está no meu top 5 deste ano) do grande e talentoso fotografo David Loftus o lord, como o chama Jamie Oliver.
Ingredientes: (2 pessoas)
2 pernas de frango
2 peitos de frango
1 lata de azeitonas verdes em caroço
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá da mistura de especiarias ras el hanout
1 cebolinha
3 dentes de alho
1 colher de sopa de preserved lemons
mais 1 fio de azeite
sal q.b.
1 colher de sopa de creme de cassis
300 grs de couscous de cevada
Numa pequena caçarola leve 2 colheres de sopa de azeite ao lume e acrescente duas colheres de sobremesa da especiaria que eu publiquei há dias, caso não queiram fazer ou comprar podem colocar as especiarias que desejarem, ou tiverem em casa. O ideal é que sejam algumas e de sabores bem distintos para ficar uma marinada com sabores fortes.
Levar ao lume o ras el hanout sem parar de mexer e colocar no frango previamente enxugado. Arregace as mangas e com as mãos, envolva bem a carne. Antes de colocar a carne na caçarola eu dei umas leves golpadas com uma faca no frango para que as especiarias penetrassem melhor, e pode deixar o frango a marinar uma hora.
Quando forem horas de cozinhar o frango, deite mais um fio de azeite numa panela de fundo pesado.
Aqueça o azeite em lume branco e junte o frango. Deixe alourar, juntando uma pitada de sal. reduza o lume, junte o alho e a cebolinha, cubra a panela e deixe cozinhar lentamente por quinze minutos.
Destape a panela e vire as peças do frango. Junte o limão (caso não tenha o preservado pode usar do normal sem problema, use também a casca que fica melhor), junte as azeitonas e um pouco de creme de cassis ou vinho do porto, deixe evaporar e adicione um pouco de água caso sinta que está muito seco.
Deixe levantar fervura, reduza o lume e volte a cobrir a panela. Deixe fervilhar mais trinta minutos, até o frango estar tenro e bem cozido.
Adicione os coentros e sirva com couscous eu usei couscous grão fina e de cevada que comprei em Marrocos, cá infelizmente ainda não vi à venda mas tem um sabor idêntico e mas uma tonalidade mais escura.
nhamiiiiiiii!!!doro tudo, as cores, os adereços e o exotismo...e a comida, claro! ;)
ResponderEliminarAdorei a receita mas acho que adorei ainda mais as fotos :)
ResponderEliminarKiss
Aromas deliciosos! E fotos fantásticas,parabéns!
ResponderEliminarBeijinhos
Lena
Cooking blog
Ando a piscar o olho a esse livro! No outro dia vi um vídeo qualquer onde o Jamie lhe chamava Lord of the rings e achei muita piada porque efectivamente ele usa muitos anéis! A receita parece muito boa e as tuas fotos lindas, como sempre!
ResponderEliminarMinha querida,
ResponderEliminarPerfeita a tua tagine e de tão bem explicada quase chega aqui o aroma. E lindas as fotografias, claro. :))
Tenho de experimentar a tua receita de ras-el-hanout!
Uma beijoca e boa semana*
Adoro este prato, é um dos meus preferidos da cozinha marroquina! :-) Também já fiz em casa, mas com uma receita um pouco diferente da tua!
ResponderEliminarhmmmmmmmmmmmmm. Acho que esta receita vai ser muito apreciada cá por casa, ai vai ai :)
ResponderEliminarAi que receita booooa! Eu já tinha ficado com a receita da tua mistura de Ras el Hanout e agora junto-lhe esta! Que maravilha...
ResponderEliminarBeijinhos
Soberbo!
ResponderEliminarMas vou ter de adiar que ando numa tentativa de limitar os hidratos de carbono. Mas por mim, era JÁ!
Boa semana.
Guida
Quando, mas quando é que vou poder provar essas iguarias feitas por ti?
ResponderEliminarAhh e mais um livro para a minha wishlist!
ResponderEliminarminha querida, ia já contigo a Marrocos hehe
ResponderEliminaradoroooo o livro, adoro o David e adoro estas tuas fotos! a tagine vais ter de fazer pa mim para dizeer se gosto ou nao, pode ser? hehe
beijoooo
Senti-lhe o cheirinho daqui! vamos lá a marrocos!! vamos? :)
ResponderEliminarAdoro!! tudo, desde a receita do livro que eu também adoro, o ras el hanout e os limões em conserva, os adereços, o couscous de cevada (cá tenho o de espelta!), que sonho.
Exótico, colorido e aromático. beijinho.
Adorei esta tua receita, a descrição e os ingredientes fazem-me viajar e ate parece que consigo sentir o aroma no ar da fusão de tudo. Este prato fez-me viajar.
ResponderEliminarBeijinhos
Isto deu-me uma fome tão cheia de vontades, que me vai tirar a vontade de jantar o que está destinado. Delícia!! :) Bj
ResponderEliminar