Há dias perguntaram-me qual era a minha comida preferida, não consegui responder! Acho que nem tenho, o meu blog reflecte muito o que se come cá em casa. Poucas foram as vezes que fiz comida especial para colocar no blog, talvez nenhuma.
Tenho por hábito só fotografar ao fim de semana, por causa da luz, por ter mais tempo e em especial pelos nossos almoços mais demorados.
Tenho amigos que me dizem que minha cozinha preferida é a Italiana, acho bem! Eu adoro risoto, mas era incapaz de o comer 2 vezes por semana. Gosto do "choque" entre países, de fazer algo completamente Português com um toque Asiático, Indiano, Marroquino ou Espanhol, como de certeza já viram no blog.
Este prato de hoje é um pouco isso, um gratin bem Francês inspirado neste livro fantástico, acompanhado com um queijo bem nacional.
Ingredientes: 2 pessoas
4 batatas
1 beterraba
2 fatias de queijo amanteigado Aveleda
100 ml de leite meio gordo
1 fio de azeite extra virgem
sal
pimenta em grão moída na hora
mostarda em grão moída na hora
1/2 colher de café de noz-moscada ralada
Comece por descascar as batatas e a beterraba, com ajuda de um robot de cozinha, um cortador de batatas ou uma boa faca acompanhada de uma excelente técnica de corte :) Corte as batatas em rodelas finas e reserve em água fria e de preferência com uns cubos de gelo dentro. De seguida corte a beterraba e dê uma primeira lavagem por água corrente para tirar o excesso de "tinta" rosa.
Num pirex/tacho próprio para o forno pincele o fundo com um fio de azeite. Retire as batatas da água, seque com um papel absorvente e comece a fazer uma "cama" de batatas alternando com a beterraba para ficar um bonito padrão. No meio dessas camadas tempere com mais um fio de azeite, o sal, a pimenta e a mostarda em grão.
Leve um pequeno tacho ao lume, coloque o leite e as fatias de queijo e mexa até este derreter, adicione a noz-moscada e cubra as batatas com este preparado.
Leve ao forno durante 25 minutos a 200º ou até sentir que as batatas estão cozinhas e bem gratinadas, tente não usar um pirex muito alto porque terá dificuldade se fizer muitas camadas de batatas as do meio não fiquem cozidas.
Acompanhe com um peixe grelhado, um copo de vinho Aveleda Douro e sejam felizes.
Amei tudo neste post. A receita, as fotos (especialmente a da rolha da garrafa... linda!), a tua descrição... enfim, as usual! :)
ResponderEliminarQuando era miúda a minha mãe fazia um prato semelhante, mas em vez da beterraba usava fatias de salpicão caseiro, e era o prato principal! Hás-de experimentar! ;)
Beijos.
O sabor da beterraba e da batata juntas deve ser fantástico. E nada como um queijinho "nosso" para tornar mais rico um prato, seja ele entrada, acompanhamento ou prato principal. ;)
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana. ;)
Se eu vivesse em tua casa era feliz de certeza! Adoro gratinados, fazem-me lembrar os meus tempos de estudante: a cantina do College, já em 1999 servia pratos vegetarianos muito bons e o meu preferido era de batata. Claro, agora vens tu e adicionas-lhe a beterraba e os meus olhinhos até brilharam. E por momentos voltem à minha "amada" Londres :)
ResponderEliminarMaravilhoso um aspeto maravilhoso, eu sou como tu no meu blogue, tudo feito a gosto de cá de casa :), bjokas
ResponderEliminarBem o teu post é de abrir o apetite....com a parte do vinho e tudo!
ResponderEliminarAdoro gratin e este além de belo e diferente deve ser delicioso....o resultado final mostra bem isso!
Parabéns pelas fotos e sequência....está demais!
Bjinhos doces
Adorei nem precisava de mais nada para acompanhar.
ResponderEliminarBom fim de semana
bj
Simplesmente delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
por isso é que eu gosto tanto desta marmita :P porque encontro aqui um bocadinho de tudo :) pronto já sabes k beterraba não é comigo mas as fotos...a sério...não queres fotografar o meu blogue? por favooooor :)
ResponderEliminarbeijinho e bom fds**
Por acaso eu via-te mais por aí... pelos marroquinos ;)
ResponderEliminarMas também te acho de choques culturais
Belas fotos, gosto do detalhe da rolha ;)
Beijinho
Que belo gratin, marmita style :)
ResponderEliminarE adoro a foto da rolha, que fixe. Está TOP mesmo. É bom misturar países nos pratos.
Um beijinho.
Que cores lindas, ficou com um excelente aspecto :)
ResponderEliminarQue sugestão deliciosa! :-) E tudo (receita, fotografias, texto...) com muita arte!
ResponderEliminarÉ sempre inspirador "destapar" esta marmita!
Bjs
Ana
Que excelente aspecto!! Ai ai, essas fotos, lindas! :)
ResponderEliminarÉ sempre difícil escolher uma preferida, especialmente nas tuas que são sempre uma delicia!
_____________________
aculpaedasbolachas.com
coisa tão boa, como sempre aliás ;)
ResponderEliminaradoro a foto da rolha, a do desfoque que foi tema de risota pelo FB! :)))
beijinhos e bom domingo!
Já tinha experimentado a combinação beterraba e batata e realmente combina muito bem. O queijo e o vinho devem dar-lhe um sabor fantástico, vou levar esta receita comigo. Beijinhos.
ResponderEliminarNunca juntei batata com beterraba, talvez porque não aprecio o sabor da beterraba a não ser disfarçado nas sopas. Mas fiquei curiosa, gostei muito do aspecto depois de gratinado.
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana
Oh Sandra, que coisa tão boa e mesmo ao meu gosto! E como tenho desse queijo em casa acho que vou 'roubar' e replicar ainda esta semana ;). Se bem que também deve ficar óptimo com cheddar ou mozzarella... Mal vi a foto no fb, fiquei rendida ;)
ResponderEliminarUm beijinho
Teresa
Fa de beterraba como eu sou e desse vinho, iria ser por certo uma refeicao fantástica. Adorei a tua sugestão que mistura a cultura gastronómica de vários países.
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto muito de gratins, mas infelizmente o queijo... Mas tem um ar delicioso!
ResponderEliminarGosto das Batatas, da beterraba e do vinho :)
ResponderEliminarOlha eu aqui já a babar... :D
ResponderEliminarJá eu tenho muitas comidas favoritas, acho que até demais :P
Estou neste momento a fazer para o meu pequeno as tuas bolachinhas de castanhas que foram publicadas na Activa, vamos lá a ver como corre.
Beijinhos
Mais um blog cheio de coisinhas boas! =))
ResponderEliminarBeijinho *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
ai, vou fazer isto amanhã para umas amigas! Está decidido!! :)
ResponderEliminarJá tinha lido o post no tlm mas só agora consegui passar aqui para comentar. Deixa-me dizer-te que está lindo, tudo lindo! Adoro as texturas, a variedade cromática, a luz. Adorei a receita e fiquei com muita vontade de a fazer. Por acaso o Aveleda é um vinho que aprecio bastante e costumamos consumir cá em casa.
ResponderEliminarEsta receita é altamente fabulosa Marmita. Adoro a combinação de ingredientes e já a levo comigo, pois está mesmo convidativo este gratin!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.