Tenho a sorte de trabalhar numa zona de Lisboa em que existem inúmeros supermercados de várias etnias. Há dias entrei num de Leste, enquanto pagava e trocava impressões com a senhora que me atendeu sobre os produtos que usam na Ucrânia, vi um aramo de aneto gigante a olhar para mim.
Pergunto-me se vocês também têm dificuldade em encontrar esta erva aromática à venda. Eu já tinha comprado, mas nem sempre a encontrava, e por vezes já encontrava um tanto ou quanto murcha. Também a cheguei a plantar na minha varanda mas por ser tão sensível, nunca tive grandes "colheitas". Por isso, nem pensei duas vezes e comprei o ramo gigante de aneto por um valor bem agradável.
Ao contrário o romanesco é bem mais caro (um abuso mesmo), mas por vezes impossível de resistir, como desta vez :) Decidi "dar cabo" dele e fazer um creme, o contraste do aneto na sopa faz com que ela fique bastante fresca e com um cheiro fantástico. Se não encontrarem o romanesco, acho que com uns brócolos ou couve-flor o resultado será o mesmo.
Nota: Hoje é o dia Mundial do Livro e a Wook está com promoções bem catitas, eu já tratei de mandar vir este, alguém tem?
Nota: Hoje é o dia Mundial do Livro e a Wook está com promoções bem catitas, eu já tratei de mandar vir este, alguém tem?
Ingredientes (6 pessoas)
1/2 alho francês
1 cebola
1 dente de alho
1 batata grande
1 romanesco
1 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de aneto fresco picado
1 colher de sopa de creme fraiche
sal
Numa panela coloque 1 colher de sopa de azeite, o dente de alho partido em três e o alho francês às rodelas. Refoge durante 3 minutos sem deixar queimar e de seguida adicione os seguintes ingredientes cortados grosseiramente: Batata, o romanesco+folhas, a água e 1 colher de sopa do aneto picado. Deixe cozer e antes de passar retire uns "olhinhos" do romanesco para enfeitar os pratos ou coza a vapor e não meta na panela. Passe tudo muito bem com a varinha mágica ou o robot de cozinha, adicione o sal e a restante colher de sopa do aneto e passe novamente com a varinha para ficar bem cremoso.
Passe o creme por um coador caso apanhe fios (eu apanhei porquê para além do romanesco adicionei também as folhas). Sirva com uma colher de creme fraiche fresco, o romanesco cozido e mais aneto fresco.
Bom apetite!
Ficou muito cremosa e deve ser bastante aromática.
ResponderEliminarConcordo que é erva difícil de encontrar. No meu caminho trabalho-casa-trabalho passo por um supermercado de leste e já estive várias vezes para entrar mas nunca consegui (é a pressa!). Talvez encontre o aneto que tanto gosto. Sou visita assídua no mercado indiano. Quanto ao mercado oriental, fica-me um pouco distante, e portanto só quando o fim de semana permite uma esticadela de pernas maior do que o habitual :)
ResponderEliminarOuvi dizer que em breve vamos alugar uma Resende para ir ter contigo a Lisboa. Já estou que nem caibo em mim de contente :D
Que bom aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que delícia de creme Marmita e com ingredientes fabulosos. Adoro aneto e amo o seu perfume. Funciona que é um espectáculo com salmão fresco ou fumado e eu compro imenso, pois tenho-o aqui no supermercado à porta de casa. O romanesco já vi várias vezes no farmers market mas nunca comprei, embora o ache lindíssimo!
ResponderEliminarO livro, tenho sim e AMO!!!!
Beijinhos grandes,
Lia.
Há muito que não vejo romanesco por aqui.
ResponderEliminarEsse creme ficou lindo e imagino que uma delicia
bjs
Ficou mesmo linda, esta sopinha! Aneto, nunca vi por aqui... O romanesco é lindo e díficil de resistir, mas ainda não comprei!
ResponderEliminarBjinhos
As fotos estão fantásticas!
ResponderEliminarO Romanesco ainda não me atrevi a comprar mas o aneto por vezes encontro ainda "vivinho da silva" no Intermarché de São Teotónio. Tenho também seco.
ResponderEliminarEsta sopa tem um aspecto fantástico!
Bjoka
Rita
Que bela sopa, e adoro aneto, ou não me lembrasse os meus amados nórdicos! Não tenho esse livro da Donna Hay mas fico à espera q tu interpretes alguma das receitas desse livro!
ResponderEliminarEstas fotos estão muito sugestivas. Um bom convite a uma sopa diferente.
ResponderEliminarJá experimentei o romanesco e não fiquei muito fã. Mas as fotos estão apelativas ;)
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com
Que bom aspeto! Romanesco não temos por aqui, mas aneto sim. Vou experimentar com brócolos :) (o livro também está na minha wish list. Logo me dizes se vale a pena...)
ResponderEliminarEu AMO aneto e sim, é muito difícil encontrar. A minha avó usava-o no caldo verde e mais uns cheiros que tornavam o dela o melhor caldo verde do mundo... e aposto que o teu creme estava igualmente delicioso! :)
ResponderEliminarEu adoro aneto!!
ResponderEliminarJá tive imensos em vasos mas a coisa não correu bem.
Mas sempre que vejo, trago comigo, adoro usar! Ficou perfeito nesse creme com o lindo romanesco.
Um beijinho.
Que belo creme e que bela combinação de sabores.
ResponderEliminarPode partilhar onde comprou? :-)
ResponderEliminarOlá liza, pretende saber exactamente o que? O romanesco? Esse comprei no hipermercado Eleclerc, beijo
EliminarOlá!
EliminarQuero saber do supermercado de leste onde comprou o aneto.
Obrigada e beijinhos!
Numa rua paralela à igreja de arroios, bem perto da praça do Chile.
EliminarEu acho que nunca provei aneto, ou pelo menos sempre achei que fosse funcho, é extremamente parecido (pelo menos pela imagem).
ResponderEliminarEsta sopa deve ser óptima.
Onde arranjas o creme fraiche? (eu costumo substituir por iogurte grego natural, mas usas mesmo o creme?)
beijinhos
Que maravilha! Nunca experimentei aneto :(
ResponderEliminarGosto de ver as tuas descobertas pelos supermercados de Lisboa :) Nunca encontrei aneto, sempre achei que era o mesmo que funcho mas já percebi que não. Quanto à sopa gostei mesmo, ficou linda e deve ser super saborosa!
ResponderEliminarbeijinho*
Que fotos lindas!! Tô apaixonada!
ResponderEliminar