Salada de batata doce, espinafres e maçã







Senti que o outono chegou nestes dois últimos dias, em que eu já não consegui sair de casa sem um casaco de malha, sempre adorei estes primeiros dias de outono. Há tanta coisa boa para comer nesta altura do ano, que ideias não faltam para novas receitas e também repetir as que só me arrisco a fazer por agora, como esta, que adoro e apesar de saber que existem castanhas congeladas à venda durante todo o ano, e eu, até sou adepta de congelar coisas para mais tarde consumir... mas confesso que as castanhas não consigo, prefiro sempre as da época.

Hoje é dia de batata doce, o meu marido odeia, mas lá tento assim levemente colocar em algumas receitas, mas com pouca sorte, porque ele acaba sempre por torcer o nariz e resmungar como fez nesta. Este método de fazer as batatas é fantástico, principalmente para quem, como eu, tenta não fritar nada em casa. Ficam super crocantes e nem se nota que não são fritas, acreditem. O método foi inspirado numa receita dos Green Kitchen Stories. A receita original podem encontrar no blog da Lia, já traduzida para Português.

Eu juntei às batatas, nabo cru, maçã, espinafres e aipo, reguei com um vinagrete rápido e acompanhei com um bife grelhado.

Acreditem que é uma salada que sabe a outono!



Ingredientes salada: 4 pessoas
1/2 nabo cru
1 maçã encarnada
2 batatas doce (médias)
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de paprika doce
2 mãos cheias de espinafres (folhas)
1/2 talo de aipo (parte das folhas)

Ingredientes vinagrete: 1 dose
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de vinagre de cidra
1 colher de chá de mostarda Dijon
sal de alecrim q.b.
pimenta e mostarda em grão moída q.b.

Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre dois tabuleiros com papel vegetal.

Lave bem as batatas e corte em rodelas com cerca de 4mm de espessura, ou como conseguir, eu coloquei as minhas no robot de cozinha para se mais fácil. Coloque as rodelas de batata numa taça, rege com o azeite, tempere com o sal, a paprika e misture tudo muito bem com as mãos.

Espalhe as batatas nos tabuleiros e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até estarem estaladiças, virando-as a meio do tempo de cozedura.


Enquanto as batatas estão no forno, lave os espinafres e coloque-os num prato grande. Adicione o aipo picado, o nabo e a maça com casca, cortados (tipo Juliana). Para não oxidarem, depois de cortar a maça e o aipo, coloque-os numa taça com água fria.

Para o vinagrete, coloque todos os ingredientes numa taça/almofariz ou utensílio para molhos e mexa tudo muito bem, até ficarem todos os ingredientes bem interligados, prove, e caso necessário rectifique os temperos.

Entretanto retire as batatas doces do forno e deixe arrefecer numa rede.

Retire as maças e o nabo da água fria e seque a água em excesso com ajuda de um pano. Junte aos espinafres e às batatas doces e tempere com o vinagrete e um pouco mais se sal de alecrim, caso seja necessário.

Mexa tudo com as mãos e sirva acompanhar um peixe ou carne grelhada.

18 comentários:

  1. que salada linda :) e esta última foto hehe se fosse a minha mãe diria que eram as mãos do Jamie badalhoco lol depois diria que afinal não porque o Jamie tem as unhas sujas de terra, diz ela.
    enfim eu cá adoro tudo ;)

    ResponderEliminar
  2. Ótimo :) Adoro o seu blog.

    ResponderEliminar
  3. uma excelente sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Cá em casa todos gostam de batata doce, por isso vou experimentar esta salada de certeza :)
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Linda e a conjugação de sabores é bem apelativa!

    ResponderEliminar
  6. A batata doce está comprada. Agora só falta escolher um receita bem inspiradora e usar batata doce no forno, conforme falámos. Veremos o que sai :-)
    Adorei esta saladinha, apesar do fresquinho que já nos persegue ainda "marcha"!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  7. Eu sou uma vendida, todas as estações do ano caio de amores pelos sabores da estação e dificilmente consigo escolher uma. Mesmo o Inverno tem os seus encantos.
    Mas o Outono... ai o Outono. Para além de tudo o que tem de coisas boas para comer, traz um apelo para a cozinhar que me deixa, como tb escreveste, cheia de vontade de cozinhar. Receitas novas, receitas favoritas, apetece tudo!
    Este salada é deliciosa, por cá é sempre assim que se fazem as batatas, sejas doces ou das normais, aromatizando com diferentes ervinhas. No meu livro tenho as de limão que continuam a ser as que faço mais cá em casa. :D
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Tem super bom aspecto e a batata doce é deliciosa como é que é possível o Marmito não gostar??? Ai os homens, os homens...

    ResponderEliminar
  9. Que delícia. Excelente combinação de sabores.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  10. Esta salada tem mesmo uma pinta brutal!! E com batata doce?! Adoro!!! Acho que nunca comi tanta batata doce como este ano!!
    Sandra, esta salada ficou no olho!! Top!

    ResponderEliminar
  11. O Outono é a minha estação do ano favorita, adoro, adoro, adoro!! Adoro tudo no Outono: os frutos maravilhosos, as cores das folhas nas árvores, os mantos de folhas espalhados pelo chão, os legumes saborosos. Adoro as castanhas, os dióspiros, as abóboras e, claro, a batata doce. Esta receita deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
  12. ADORO! E vou fazer já este fim de semana, nhami nhamii, se calhar com uma batata doce extra à parte que cá em casa somos dois viciados ahah

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8.11.14

    Uau...essa salada parece óptima! Acho que já tenho uma nova receita para experimentar para a próxima vez que voltar para Portugal. E só espero até voltar a Portugal porque cá em Italia não há batatas doces tão boas como as de Aljezur... :)

    ResponderEliminar
  14. - A cor está fantástica é mesmo uma salada de outono dá vontade de comer num dia frio!

    ResponderEliminar
  15. Adoro batata doce e ficou magnifica nessa saladinha :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  16. Apesar de adorar os dias mais quentes, gosto tanto do Outono!
    Que linda saladinha! Está com um aspecto delicioso :) E ainda por cima sabe a Outono!
    A última foto está girissima :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. yummm
    Que delicia, adoro saladas :)

    ResponderEliminar
  18. Amo esta tua salada e está na minha lista dos "a fazer", pois tem uma combinação de ingredientes que adoro e esse vinagrete está com um aspecto maravilhoso e apetecível.
    Uma beijoca,
    Lia

    ResponderEliminar