Blanquette de veau



Hoje trago-vos uma breve viagem gastronómica e mais uma panela Le creuset, uma cocotte oval de cor lilás, por sinal muito bonita.

França é um país que me diz muito, nós cá por casa tentamos fazer muitas receitas que remetem à infância do meu marido. Este prato provei da primeira vez que fomos juntos a Paris, ainda no inicio do nosso namoro, a nossa amiga Rosa fez-nos e eu, que nunca tinha provado fiquei fascinada com o molho de crème fraîche e o sabor a cogumelos frescos.

Este é provavelmente um dos pratos mais conhecidos em França, o coc au vin é igualmente muito conhecido e ambos em segundos nos remetem a comida da mãe. É também um prato óptimo para se comer no Inverno, acompanhado com um arroz branco ou umas batatas cozidas, coisas simples, para não nos dispersarmos do sabor da carne e do molho. Podem fazer com outro tipo de carne, eu já fiz com frango e fica igualmente bom.

Esta receita é do primeiro livro da Mimi Thorisson, autora de um dos blogs mais bonitos que eu conheço. É uma receita que leva algum tempo a confeccionar, mas é um prato cheio de sabor e vale muita a pena. A carne fica tenrinha e o aroma que o pequeno bouquet garni dá ao caldo é fantástico. Arranjem um domingo em que o tempo não vos arranque de casa e façam esta receita.



Eu adorei ver a cara do meu marido quando provou pela primeira vez a receita da Mimi, disse-me logo: Tens que dizer no blog que na cozinha onde for feita esta receita, vão sentir o aroma de uma qualquer casa francesa. Ora aqui eu estou a dizer isso e muito mais, se gostarem de viajar através da comida tanto como eu na minha cozinha, viagem até França, sigam os passos abaixo que não se vão arrepender.





Se precisarem de música para vos acompanhar, deixo aqui uma sugestão, se calhar um pouco diferente do habitual, eu adoro o tipo de música que ele faz, já me acompanha alguns anos e é para mim, um dos melhores contadores de histórias dos últimos tempos, bon voyage! 

Resta-me desejar um feliz Natal para todos e um 2015 cheio daquilo que mais desejam!

Ingredientes: 6 pessoas
1 kg de vitela sem osso (cortado em cubos de 5cm)
2 chalotas
2 cenouras (descascadas e cortadas em cubos)
2 alhos Franceses (parte branca laminada)
1 talo de aipo (cortado)
1 cebola pequena (laminada)
2 dentes de alho (picado)
1 bouquet garni (usei 4 talos de tomilho-limão, 1 folha de louro, 3 ramas de salva, 1 rama de menta)
1/4 de chávena de vinho branco (usei 3 colheres de sopa de vinho do porto)
Sal (usei flor de alho selvagem)
6 colheres de manteiga sem sal
1/3 de chávena de farinha de trigo
pimenta de moer
200g de cogumelos portobelo
300g de cogumelos brancos
1/2 cebola
sumo de 1 limão
2/3 de chávena de crème fraîche light
2 gemas de ovos (tamanho L)
1 mão cheia de salsa fresca (usei tomilho-limão)

Colocar uma panela grande ao lume, com àgua e sal, o suficiente para cobrir a carne, deixe ferver. Adicione a vitela, deixe novamente ferver, cozinhe por 1 minuto (retire alguma da espuma que a carne deixa vir à superfície)

Entretanto acrescente, as chalotas, os alhos, as cenouras, o aipo, o alho Francês, o bouquet garni à panela. Acrescente o vinho, deixe ferver e cozinhar por 2 minutos. Tempere com sal, tape, e deixe cozinhar em lume brando até a vitela ficar tenrinha, mais ou menos 1 hora e 15 minutos.

Depois de cozida, escoe a carne e os legumes do caldo e reserve. Retire o bouquet garni e reserve o caldo.



Numa caçarola pequena, em lume brando, coloque 4 colheres da manteiga, junte a farinha sem deixar de mexer, coloque duas colheres de sopa do caldo caso sinta que está a ficar muito empapado e deixe cozinhar sem parar de mexer, até o molho engrossar, são uns 2 minutos. Tempere com sal, pimenta e mostarda em grão e junte este molho ao reservado na panela grande, deixe cozinhar mexendo bem para se unirem, uns 5 minutos é suficiente.

Adicione novamente a carne e os vegetais à panela, tape e deixe cozinhar em lume brando por mais 15 minutos.

Entretanto, numa frigideira também em lume brando, coloque 2 colheres de sopa de manteiga. Saltei os cogumelos e a cebola até que ambos fiquem dourados, regue com o sumo de meio limão, deixe incorporar durante uns 30 segundos e adicione à panela da carne.

Por fim, numa pequena tigela, misture o crème fraîche e o sumo de meio limão, adicione as gemas de ovos, mexa tudo muito bem com uma vara de arames e junte à panela (não deixe ferver).

Retire do lume e sirva de imediato, com tomilho limão.

14 comentários:

  1. Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom Natal e Feliz Ano Novo :)
    Gostei imenso deste prato, uma cor muito vibrante e muito cremoso. E a Le Creuset lilás é simplesmente linda!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Ando há meses para fazer uma blanquette! :-) é uma maravilha! Só tenho pena de não ter uma panela assim... Boas Festas !

    ResponderEliminar
  4. Feliz Natal sua marmita doida :) eu bem estava curiosa com o que a panela escondia e olha é uma coisa boa e francesa hehe beijinhooooos***

    ResponderEliminar
  5. Para além de parecer super saboroso deve ser muito reconfortante. Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  6. A panela é muito bonita e as tuas fotos também ;))

    ResponderEliminar
  7. Panela linda, fotos lindas, comida muito boa, imagino sim esse aroma a espalhar-se na cozinha. Que bom.
    Festas felizes, beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-natal.html

    ResponderEliminar
  9. Uma grande sugestão para terminar este ano em cheio. Parabéns pelas excelente fotos.

    Desejo-te um excelente ano de 2015, repleto de saúde, amor e paz.

    Beijinho

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  10. Minha querida,

    De dentro dos teus tachos saem sempre aromas fantásticos e outras maravilhas, que as tuas lindas fotografias e palavras tronam ainda mais apetecíveis. Espero que o teu Natal tenha sido doce e alegre. Venho desejar-te um grande 2015, repleto de coisas boas e muitos dias felizes (e já agora novos encontros, se a minha cabeça de alho chocho ajudar)!

    Beijo imenso*

    ResponderEliminar
  11. Querida, Sandra.
    É sempre tão bom passar por aqui. Tudo tem sempre um aspecto fantástico e as tuas fotos impecáveis e de bom gosto deixam-me sempre com "fome"!
    Que tenhas um ano 2015 muito feliz e inspirador!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  12. Adoro a receita e adoro esse tacho, um dia vou ter um desses, hehe.
    Um beijinho e Feliz 2015

    ResponderEliminar
  13. Olá Sandra! Só agora vim ver e ler o post como deve ser! Gostei de tudo: da panela, da receita, das fotos lindas e do prato com passarinhos tão, mas tão apetitoso. Até da música gostei :)
    Beijos e BOM ANO!
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Comi muito blanquette de veau quando vivi em Bruxelas e adoro de paixão!!
    Ainda hoje consigo sentir esse cheirinho de que o teu marido fala e sim, é conforto food ao mais alto nível e mesmo bom para estes dias frios.
    Quanto ao livro da Mimi, já sabes, AMO!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar