Confesso que o marshmallow não é a minha goma preferida, no entanto, sempre soube que eram muito fáceis de confeccionar em casa. Requerem alguma paciência e atenção, isso é verdade, mas depois de estarem feitos são uma pequena maravilha.
Já alguns anos que andava para os fazer, no meu feedly tinha dezenas de receitas de outros blogs guardadas. Mas faltava-me o corn syrup/xarope de milho - sabia da existência deste xarope nas lojas de produtos Americanos, mas nunca me tinha cruzado com ele. Até que um dia, na conta do Instagram da autora deste blog, li na descrição de um dos seus pequenos almoços que o estava a usar. Naquela mesma semana fui a correr comprar no El Corte Inglês (sim, havia à venda mesmo aqui ao lado). O tempo foi passando e a receita tem sendo adiada, até que no mais recente livro As Receitas que nos fazem Felizes do Jamie Oliver encontrei esta receita e decidi arriscar. Ele no livro usa outro xarope mas depois da pesquisa que fiz, cheguei à conclusão que o de milho é o melhor.
Estes foram os primeiros marshmallows que fiz, ainda estão meios toscos porque assim os cortei, mas já estou com mil ideias para as ofertas de Natal, acho que utilizando um cortante ainda ficam mais bonitos.
Aqui fica a minha sugestão para as vossas prendas deste Natal, este é provavelmente o mês do ano que mais passa a correr.
Aqui fica a minha sugestão para as vossas prendas deste Natal, este é provavelmente o mês do ano que mais passa a correr.
Ingredientes
50g de Maizena
50g de açúcar em pó
50g de xarope de milho (vende-se no El corte Inglês)
450g de açúcar granulado
10 folhas de gelatina (ou 2 pacotes de gelatina neutra em pó)
2 claras de ovo, grandes
2 vagens de baunilha
1 1/2 colher de sopa de corante alimentar natural
Conselho do Jamie: Nesta receita a precisão é importante, por isso, leia atentamente a receita antes de começar, pese todos os ingredientes e tenha todos os utensílios à mão. Vai trabalhar com açúcar quente e com xarope, pelo que é melhor manter as crianças afastadas da cozinha até os marshmallows estarem a arrefecer, prontos a comer.
Peneire a maizena e o açúcar e pó para uma tigela. Forre o tabuleiro com papel alumínio, deixando duas alças, uns cm para fora (das duas partes, como na imagem) para ser mais fácil desenformar os marshmallows. Polvilhe o tabuleiro fundo de ir ao forno (20x30cm) com metade desta mistura e reserve a outra metade, no coador, para usar mais tarde.
Coloque num tacho, em lume brando, o xarope de milho liquido e o açúcar granulado e adicione 250 ml de água fria. Deixe aquecer lentamente, mexendo até o açúcar estar dissolvido e obter um xarope transparente. Entretanto, ponha as folhas de gelatina de molho num tacho pequeno com 125 ml de água.
Quando o xarope de açúcar estiver transparente, aumente a temperatura, introduza um termómetro de açúcar e deixe o xarope ferver vigorosamente (sem mexer). Quando atingir os 110ºc, coloque o tacho com a gelatina em lume médio e mexa até dissolver. Bata as claras em castelo até obter picos firmes. Quando o xarope de açúcar atingir os 122ºc, adicione-o às claras em castelo, vertendo-o gradualmente, rente à borda da taça da batedeira, sem parar de bater. Em seguida, adicione ao preparado e bata durante 6 a 8 minutos, ou até ter aumentado significativamente de volume e engrossado, mas podendo ainda escorrer da taça. Este é um marshmallow de baunilha, branco, mas pode adicionar qualquer outro sabor a gosto nesta altura. Adicione o corante que preferir, bata durante mais 2 ou 3 minutos para obter um sabor e uma cor uniforme. Verta o preparado no tabuleiro previamente tratado, alise com uma espátula, polvilhe com a mistura de maizena e açúcar em pó que tinha reservado e deixe arrefecer durante 2 ou 3 horas, ou até ficar firme e macio.
Corte os marshmallows com ou sem cortante (se usar uma faca para cotar - passe a lamina da faca pelo açúcar+maizena antes de cortar e se for com cortante, faça o mesmo).
Por fim, depois de cortados, passe cada um dos marshmallows pelo açúcar+maizena - retire o excesso do açúcar com umas pancadinhas e estão prontos para serem maravilhosamente consumidos, com ou sem chocolate quente, torradinhos em espetada ou assim simples.
Guarde-os num saco fechado e esconda de quem anda a fazer dietas, ou não! Porque estamos a entrar na época de pecar um pouco.
Que sugestão fantástica para os meus presentes de Natal! :D
ResponderEliminarConfesso que, apesar de não ser lá grande fã, tenho imensa vontade de testar esta receita. Além disso aposto que lá em casa não duravam muito :P
ResponderEliminarAdorei o aspeto deles. Grande beijinho
Que aspeto divinal! :)
ResponderEliminarA minha mãe é fanática por marshmallows! Tenho de experimentar esta receita. Podemos substituir o xarope de milho?
ResponderEliminarOlá, eu julgo que sim, apesar de nunca ter feito com outro xarope já vi receitas que substítuiam por Golden syrup, depois diz-me como correu, beijo!
EliminarTambém não são a minha goma preferida, mas quem não tem vontade de fazer?
ResponderEliminarOs teus não estão nada toscos! Estão lindos! Lindíssimos!
Adorei :)
Também quero uns no Natal :p
Beijinho
Que lindos Marmita! Assim tosquinhos é que são bonitos! Olha, e lá por eu ser sugar-free não quer dizer que não aceite um "marmelo" dos teus. Faxabore de enviar para cá um saquinho, sim? :p
ResponderEliminarNao fazia a minima ideia de que se podia fazer isto em casa!
ResponderEliminarA Sara B. diz, e eu acho que tem razao, que deve-mos evitar consumir alimentos que nao se possam fazer en casa, que cotenham ingredientes duvidosos, e elaboraçoes muito complexas....
Se os marshmallows se podem fazer em casa... é porque nao sao tao maus!!!! :)
Eu tambem nao sou grande fa deles, mas os meus filhos provaram uma vez, acidentalmente, e nunca mais se esqueceram! Talvez um dia tente fazer, numa versao "saudavel, com agar-agar e stevia por exemplo... talvez consiga qualquer coisa comestivel.
Adoro as tuas receitas "antisaudaveis" do demonio!
Belas gomas! Adoro :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Confesso que também não é das minhas goluseimas favoritas, mas estes marshallows estão tentadores, diria muito mas muito tentadores mesmo. Apetece pecar ;)
ResponderEliminarBeijinho
Ana Matos
Dona Delicia - Atelier de Sabores
Não sou grade fã de marshmallows, mas em tempo tive curiosidade de testar e entretanto já fiz mais algumas vezes para oferecer.
ResponderEliminarA receita que faço não leva xarope, é apenas com gelatina, água e açúcar, mais maizena para polvilhar.
As tuas fotos ficaram lindas! :D
Um beijinho.
Eu não devei ter lido este post... adoro marshmallows! E estes ficaram lindos.
ResponderEliminarBeijinho *
Eu adoro marshmallows, mas só como quando compro pro meu filhote :)
ResponderEliminarAndava curiosa nestes caseiros e o teu passo a passo convenceu-me. Um dia destes experimento!
Gostei da cor rosa e fiquei com vontade de tocar essas fofuras :)
Bjinhos
Eu gosto de marshmallows mas geralmente fujo deles :) mas caseiros é quase saudável hehe
ResponderEliminarGosto das fotos, e dos marshmallows todos rústicos e pinky power.
Um beijinho.
Isto parece-me tão bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarTens para venda? :D
Estou mortinha para experimentar a pavlova com marshmallows do livro do jamie, mas só a ideia de os fazer me assustava... Agora com este magnífico post tudo ficou mais fácil e amanhã para sobremesa vou contemplar a minha família com aquela beleza!!!
ResponderEliminarE tudo graças a ti...
Muito obrigada ;)
Deliciosos! Apetece-me tanto um chocolate quente com marshmallows.
ResponderEliminarP.S.: Tenho passatempos no blog. ;)
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Estou como tu Sandra,
ResponderEliminarAndo há anos a querer fazer marshmallows em casa, mas nunca tive coragem, mas acho que me pegaste o bichinho...
Parecem ser deliciosas :D eu já vi a receita mas utilizam glucose e como nunca encontrei acabei por nunca fazer. Mas faço um doce super parcido, chama-se maria mole e é super delicioso.
ResponderEliminarhttps://catskitchenadventures.wordpress.com/2016/03/27/maria-mole/
experimenta e delicia-te :D