Marshmallows de baunilha


Deixo aqui um aviso sincero para as pessoas que estão em dieta, ou simplesmente não consomem açúcar refinado, talvez o ideal será passarem pelo blog para a semana e ignorarem por completo a existência deste post. Mas se tal como eu, forem um pouco pecadoras e gostarem destes pequenos momentos doces nas vossas vidas... Então fiquem e deliciem-se com esta receita.

Confesso que o marshmallow não é a minha goma preferida, no entanto, sempre soube que eram muito fáceis de confeccionar em casa. Requerem alguma paciência e atenção, isso é verdade, mas depois de estarem feitos são uma pequena maravilha.

Já alguns anos que andava para os fazer, no meu feedly tinha dezenas de receitas de outros blogs guardadas. Mas faltava-me o corn syrup/xarope de milho - sabia da existência deste xarope nas lojas de produtos Americanos, mas nunca me tinha cruzado com ele. Até que um dia, na conta do Instagram da autora deste blog, li na descrição de um dos seus pequenos almoços que o estava a usar. Naquela mesma semana fui a correr comprar no El Corte Inglês (sim, havia à venda mesmo aqui ao lado). O tempo foi passando e a receita tem sendo adiada, até que no mais recente livro As Receitas que nos fazem Felizes do Jamie Oliver encontrei esta receita e decidi arriscar. Ele no livro usa outro xarope mas depois da pesquisa que fiz, cheguei à conclusão que o de milho é o melhor.

Estes foram os primeiros marshmallows que fiz, ainda estão meios toscos porque assim os cortei, mas já estou com mil ideias para as ofertas de Natal, acho que utilizando um cortante ainda ficam mais bonitos.

Aqui fica a minha sugestão para as vossas prendas deste Natal, este é provavelmente o mês do ano que mais passa a correr.


Ingredientes
50g de Maizena
50g de açúcar em pó
50g de xarope de milho (vende-se no El corte Inglês)
450g de açúcar granulado
10 folhas de gelatina (ou 2 pacotes de gelatina neutra em pó)
2 claras de ovo, grandes
2 vagens de baunilha
1 1/2 colher de sopa de corante alimentar natural

Conselho do Jamie: Nesta receita a precisão é importante, por isso, leia atentamente a receita antes de começar, pese todos os ingredientes e tenha todos os utensílios à mão. Vai trabalhar com açúcar quente e com xarope, pelo que é melhor manter as crianças afastadas da cozinha até os marshmallows estarem a arrefecer, prontos a comer.



Peneire a maizena e o açúcar e pó para uma tigela. Forre o tabuleiro com papel alumínio, deixando duas alças, uns cm para fora (das duas partes, como na imagem) para ser mais fácil desenformar os marshmallows. Polvilhe o tabuleiro fundo de ir ao forno (20x30cm) com metade desta mistura e reserve a outra metade, no coador, para usar mais tarde.

Coloque num tacho, em lume brando, o xarope de milho liquido e o açúcar granulado e adicione 250 ml de água fria. Deixe aquecer lentamente, mexendo até o açúcar estar dissolvido e obter um xarope transparente. Entretanto, ponha as folhas de gelatina de molho num tacho pequeno com 125 ml de água.

Quando o xarope de açúcar estiver transparente, aumente a temperatura, introduza um termómetro de açúcar e deixe o xarope ferver vigorosamente (sem mexer). Quando atingir os 110ºc, coloque o tacho com a gelatina em lume médio e mexa até dissolver. Bata as claras em castelo até obter picos firmes. Quando o xarope de açúcar atingir os 122ºc, adicione-o às claras em castelo, vertendo-o gradualmente, rente à borda da taça da batedeira, sem parar de bater. Em seguida, adicione ao preparado e bata durante 6 a 8 minutos, ou até ter aumentado significativamente de volume e engrossado, mas podendo ainda escorrer da taça. Este é um marshmallow de baunilha, branco, mas pode adicionar qualquer outro sabor a gosto nesta altura. Adicione o corante que preferir, bata durante mais 2 ou 3 minutos para obter um sabor e uma cor uniforme. Verta o preparado no tabuleiro previamente tratado, alise com uma espátula, polvilhe com a mistura de maizena e açúcar em pó que tinha reservado e deixe arrefecer durante 2 ou 3 horas, ou até ficar firme e macio.

Corte os marshmallows com ou sem cortante (se usar uma faca para cotar - passe a lamina da faca pelo açúcar+maizena antes de cortar e se for com cortante, faça o mesmo).


Por fim, depois de cortados, passe cada um dos marshmallows pelo açúcar+maizena - retire o excesso do açúcar com umas pancadinhas e estão prontos para serem maravilhosamente consumidos, com ou sem chocolate quente, torradinhos em espetada ou assim simples.


Guarde-os num saco fechado e esconda de quem anda a fazer dietas, ou não! Porque estamos a entrar na época de pecar um pouco.




19 comentários:

  1. Que sugestão fantástica para os meus presentes de Natal! :D

    ResponderEliminar
  2. Confesso que, apesar de não ser lá grande fã, tenho imensa vontade de testar esta receita. Além disso aposto que lá em casa não duravam muito :P
    Adorei o aspeto deles. Grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que aspeto divinal! :)

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe é fanática por marshmallows! Tenho de experimentar esta receita. Podemos substituir o xarope de milho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu julgo que sim, apesar de nunca ter feito com outro xarope já vi receitas que substítuiam por Golden syrup, depois diz-me como correu, beijo!

      Eliminar
  5. Também não são a minha goma preferida, mas quem não tem vontade de fazer?
    Os teus não estão nada toscos! Estão lindos! Lindíssimos!
    Adorei :)
    Também quero uns no Natal :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que lindos Marmita! Assim tosquinhos é que são bonitos! Olha, e lá por eu ser sugar-free não quer dizer que não aceite um "marmelo" dos teus. Faxabore de enviar para cá um saquinho, sim? :p

    ResponderEliminar
  7. Nao fazia a minima ideia de que se podia fazer isto em casa!
    A Sara B. diz, e eu acho que tem razao, que deve-mos evitar consumir alimentos que nao se possam fazer en casa, que cotenham ingredientes duvidosos, e elaboraçoes muito complexas....
    Se os marshmallows se podem fazer em casa... é porque nao sao tao maus!!!! :)
    Eu tambem nao sou grande fa deles, mas os meus filhos provaram uma vez, acidentalmente, e nunca mais se esqueceram! Talvez um dia tente fazer, numa versao "saudavel, com agar-agar e stevia por exemplo... talvez consiga qualquer coisa comestivel.
    Adoro as tuas receitas "antisaudaveis" do demonio!

    ResponderEliminar
  8. Confesso que também não é das minhas goluseimas favoritas, mas estes marshallows estão tentadores, diria muito mas muito tentadores mesmo. Apetece pecar ;)

    Beijinho

    Ana Matos
    Dona Delicia - Atelier de Sabores

    ResponderEliminar
  9. Não sou grade fã de marshmallows, mas em tempo tive curiosidade de testar e entretanto já fiz mais algumas vezes para oferecer.
    A receita que faço não leva xarope, é apenas com gelatina, água e açúcar, mais maizena para polvilhar.
    As tuas fotos ficaram lindas! :D
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Eu não devei ter lido este post... adoro marshmallows! E estes ficaram lindos.
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro marshmallows, mas só como quando compro pro meu filhote :)
    Andava curiosa nestes caseiros e o teu passo a passo convenceu-me. Um dia destes experimento!
    Gostei da cor rosa e fiquei com vontade de tocar essas fofuras :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de marshmallows mas geralmente fujo deles :) mas caseiros é quase saudável hehe
    Gosto das fotos, e dos marshmallows todos rústicos e pinky power.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Isto parece-me tão bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tens para venda? :D

    ResponderEliminar
  14. Estou mortinha para experimentar a pavlova com marshmallows do livro do jamie, mas só a ideia de os fazer me assustava... Agora com este magnífico post tudo ficou mais fácil e amanhã para sobremesa vou contemplar a minha família com aquela beleza!!!
    E tudo graças a ti...
    Muito obrigada ;)

    ResponderEliminar
  15. Deliciosos! Apetece-me tanto um chocolate quente com marshmallows.

    P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  16. Estou como tu Sandra,
    Ando há anos a querer fazer marshmallows em casa, mas nunca tive coragem, mas acho que me pegaste o bichinho...

    ResponderEliminar
  17. Parecem ser deliciosas :D eu já vi a receita mas utilizam glucose e como nunca encontrei acabei por nunca fazer. Mas faço um doce super parcido, chama-se maria mole e é super delicioso.
    https://catskitchenadventures.wordpress.com/2016/03/27/maria-mole/
    experimenta e delicia-te :D

    ResponderEliminar