Merengues de cacau e framboesa

Adoro açúcar, mas adoro mesmo. Tanto que quando era pequena substituía uma fatia de fiambre ou queijo por um bocadinho de açúcar por cima da minha sandes de manteiga ao lanche, eu sei que isto para alguns pode parecer horrível, mas não é acreditem. Ainda há semanas voltei a testar (só para vir aqui escrever este post como é lógico:) e comprovo que com açúcar mascavado o nível se eleva bastante :). Se o açúcar não fosse tão prejudicial para a saúde, confesso que não vivia sem ele todo o santo dia, mas como a vida não é perfeita, temos de fazer opções e cortar aqui e ali para tentarmos viver uma vida mais saudável.

Depois existem os Natais, os aniversários e as Páscoas onde podemos exagerar um pouco mais, como é o caso desta semana.

Hoje a receita é para celebrar a semana da Páscoa, esqueçam as dietas, as cáries, os detox e façam esta pequena maravilha, que eu tenho a certeza que vos vai fazer felizes.


Esta é mais uma receita do novo livro da Mimi Thorisson, com esta, já são três as receitas que publiquei no blog (aqui e aqui), e continuo achar um dos melhores livros que comprei nos últimos tempos, as receitas são fantásticas e é de longe o tipo de comida que eu adoro fazer.

Nesta receita fiz uma pequena alteração, os merengues foram feitos exactamente da maneira que a Mimi descreve no livro, apenas substitui a cobertura de chocolate por um molho de framboesa e um bocadinho de iogurte natural, e achei que combinou muito bem. Coloquei o molho de framboesa na mesa e deixei ao critério de cada um usar ou não, alguns preferiram apenas o merengue. O interior destes merengues são uma maravilha, é como se tivéssemos a comer um suspiro crocante por fora mas por dentro é húmido e maravilhoso.

Desejo a todos que por aqui passam, uma Páscoa feliz.


Ingredientes: (6 pessoas)
6 claras de ovos L, à temperatura ambiente
1 pitada de sal fino
1 colher de sopa de maizena
330g de açúcar granulado branco
2 colheres de sopa de cacau royal

Cobertura:
100g de framboesas (usei congeladas)
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 iogurte grego natural

Pré-aqueça o forno a 135º e prepare um tabuleiro com papel vegetal ou silicone.

Numa batedeira (muito bem limpa de qualquer gordura), coloque as claras e bata na potência média até atingir picos médios. De seguida junte o sal e bata mais um pouco, adicione a maizena e de seguida o açúcar - alternando 2 colheres de cada vez, até o açúcar acabar, e continue a bater até ficarem bem cremosas e brilhantes. Um truque do Jamie Oliver é esfregar as claras entre os dedos, se sentirmos grainhas. bater mais uns 7 a 8 minutos até ficarem sem qualquer grainha.

Desligue a batedeira e com uma colher de pau ou colher de silicone, envolva o cacau muito ligeiramente para que ele fique com o efeito "mármore" das fotos.


Rende 6 merengues por isso, forme pequenos "montes" com cerca de 10 a 12 de largura e 6 cm de altura, e crie pequenas ondas com ajuda de uma colher. Polvilhe com mais um pouco de cacau em pó.

Leve ao forno durante 1 hora, desligue o forno e deixe os merengues ainda lá dentro com a porta entreaberta por mais uns 15minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo numa rede.

Para a cobertura, coloque as framboesas num tacho em lume brando com 2 colheres de sopa de açúcar mascavado e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe cozinhar por 5 minutos se usar framboesas frestas e 8 minutos se usar congeladas. Retire do lume e com a varinha mágica ou Bimby,  passe tudo muito bem.

Sirva ainda morno por cima dos merengues, com uma colher de sopa de iogurte grego natural ou uma bola de gelado de nata 



12 comentários:

  1. lindos!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto original! Adorei!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Merengues é sempre uma sobremesa bem vinda em minha casa. E julgo que todos estamos contigo nessa paixão pelo açucar - ainda que eu seja açucar q.b - pelo que compreendemos bem o que queres dizer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto e as fotos estão tão bonitas! :)

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto tentador! Terei de experimentar.
    Fotografia muito bonita, também. :)

    ResponderEliminar
  6. Eu cá amo açúcar...apesar do mal que faz...tento compensar com uma alimentação mais verde e saudável nos dias NÃO :D
    Os teus merengues estão absolutamente irresistíveis, adoro as tuas fotos rústicas!
    Páscoa bem doce e feliz!
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  7. Que posso eu dizer sobre este merengues tão bonitos e perfeitos. São simplesmente de babar.
    Apesar do tempo que levam no forno são muito simples de preparar. Uma otima sobremesa.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  8. sugar girl hehe chamava te merenge girl (que para este post tb era adequado) mas és uma sugar girl lol
    ficaram tão lindos os teus merengues ai das fotos já nem comento, sao sempr maravilhosas (com ou sem a mão do mr.marmito :P

    ResponderEliminar
  9. Que lindos suspiros!!! Tão rústicos... tão adoráveis.

    ResponderEliminar
  10. Os meus acabaram de sair do forno e estão com óptimo aspecto. :)

    ResponderEliminar
  11. Eu como sabes, sou mais de salgados que doces, mas não resisto a uns suspiros e pavlovas e estes teus são brutais e acho que fizeste bem em trocar a cobertura de chocolate por este molho de framboesas e o iogurte, pois tem muito mais a minha cara e eu prefiro muito mais!!
    Olha, uma das lembranças que tenho da infância, era sandes de banana, manteiga e uma pitada de açúcar. Agora era impensável, lol!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar