Pão rápido







Adoro pessoas divertidas, adoro estar num jantar e rir do princípio ao fim. Rir de coisas parvas, de mim própria, dos outros ou simplesmente rir do nada. Considero-me uma pessoa divertida e tenho a sorte de viver com outra igualmente divertida, poucos são os dias que não nos rimos de coisas sem sentido, se calhar é por isso que nos vamos mantendo ao fim de tantos anos.

Esta conversa de pessoas divertidas tem um sentido, até porque já a devia ter tido algum tempo. Hoje trago uma receita que retirei deste canal do YouTube. Um canal de duas amigas de infância extremamente divertidas e muito criativas que se calhar muitos de vocês já devem conhecer.

A Cristina já a sigo algum tempo, frequentámos a mesma faculdade apesar de nunca termos tido contacto, mas temos uma grande amiga em comum. Sigo o trabalho dela ainda do tempo em que a Girlythings era apenas um blog de frases e ilustrações bonitas com um design único e um humor apurado. Agora é uma marca com muito sucesso, o que me deixa muito feliz. Mas dela falarei uma próxima vez.

A Rita chegou um pouco mais tarde mas veio para ficar, o canal La dolce Rita tem vídeos muito engraçados e com grandes dicas de culinária, passem por lá, aposto que se vão divertir!

Quando vi no instagram de ambas a publicação de um pão que não precisava de amassar e levedar, fiquei logo em alerta e assim que publicaram a receita no blog, preparei os ingredientes e em 40 minutos tinha um pão fantástico na minha cozinha. Acreditem que é mesmo super fácil de fazer e bastante saboroso. A minha mãe, que ainda é do tempo em que se fazia o pão da maneira mais tradicional possível, ficou maravilhada com a simplicidade desta receita.






Antes de partilhar a receita, gostaria de fazer um agradecimento especial à loja DeBorla, por todos os utensílios que me facultaram para fazer este post. Sempre adorei esta loja e foi uma grande surpresa quando soube que tinha aberto uma mesmo ao pé da minha casa. 

Para quem gosta de coisas boas e com um preço muito em conta o De Borla é uma verdadeira perdição. Já tinha mostrado aqui as formas dos canelés de Bordéus de um post recente, que também foram comprados de lá.


Ingredientes:
350g de farinha sem fermento
30g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
1/4 de colher de chá de sal fino
2 colheres de chá cheias de fermento para bolos
2 iogurtes naturais (250g no total)
80g de manteiga derretida
leite q.b. para pincelar.
doces a gosto q.b.

Junte todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou com as mãos se conseguir formar uma bola. Não deve bater a massa, deve apenas mexer até a massa se unir.

Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura.

Dar dois golpes em cruz com cerca de 1 cm de profundidade, com uma faca de serra, para a massa abrir no forno e facilitar a cozedura. Pincelar com um pouco de leite para dar um brilho à crosta.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20-30 minutos. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.

Retire do forno e coma quente ou frio.

Dica da La Dolce Rita: Pode usar esta receita para fazer uma versão de pão doce (com passas, raspas de laranja, canela, pedaços de chocolate, nozes, etc) ou mais salgada (com queijo ralado, ervas aromáticas, alho, bacon, etc).


16 comentários:

  1. Engraçado... O pão parece um scone gigante :)

    ResponderEliminar
  2. rir faz sempre bem a vida, e esse pão é um bom complemento á vida bem delicioso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo carinho!!! <3 Adoro ver as nossas receitas recriadas assim com tanto mimo <3

    ResponderEliminar
  4. Que apetitoso e fácil de preparar!

    ResponderEliminar
  5. estava mesmo à procura de um pão sem tempos de espera... vem mesmo a calhar :) mas fiquei com algumas dúvidas: a consistência é mais parecida com pão ou scone (pelos ingredientes, não foge muito à receita de scones que uso)? e ainda se aguenta fofinho no dia seguinte? sou realmente chata, eu sei. obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim fica uma espécie de pão/bolo, fica muito fofo e o meu aguentou 3 dias (mais não porque comemos :) beijos

      Eliminar
  6. Também sou fã das meninas, verdade seja dita :) E devo dizer que estou mais do que tentada a reproduzir esta receita. Não sei, no entanto, se farei tão bom trabalho como tu :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tão bom que é ler o teu post <3
    Sou fan
    <3

    ResponderEliminar
  8. Esta receita é ótpima!

    ResponderEliminar
  9. que lindas as fotos :) também gosto de rir, dizer parvoices e ouvir parvoices (ui e se ouço muitas, bem sabes) mas é tao bom sinal :)
    vou cuscando os videos delas de vez em quando e no instagram, adoro :) super divertidas e sao um talento em bruto :) beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Sandra,
    Rir é mesmo o melhor remédio para tudo e tal como tu, gosto de estar rodeada de pessoas assim: divertidas, boa onda e com vibrações positivas.
    Eu adoro pão e assim que aqui entrei pensei estar a olhar para o famoso soda bread que é fácil de fazer como este, mas em vez de fermento leva bicarbonato de sódio e fica com uma textura exactamente igual.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Sou nova por aqui e estou a adorar o blog! O conteúdo, as imagens, etc. Adoro e vou seguir atentamente as receitas e novidades. ;)

    ResponderEliminar
  12. Também sou divertido, por norma, e gosto muito de estar rodeado de pessoas divertidas. E rir, muito, das minhas parvoices, das dos outros... e são tantas as parvoices com as quais eu lido...uuuiiii. :) Já tinha visto esse pão no Instagram e fez-me um sorriso, pois adoro pão e ficou com tão bom aspecto. Tenho de experimentar, ainda por cima é super rápido. ;)
    Beijihno.

    ResponderEliminar
  13. Adoro essas meninas, são mesmo muito divertidas!
    E adoro receitas de pão rápido. Em casa com o forno a lenha aceso fazemos muitas vezes, com buttermilk em vez do iogurte e sabe tão bem comer ainda morno. Com manteiguinha!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Ora estás como eu. Na minha juventude, há pouco tempo atrás :-) tinha grupos de amigos completamente loucos. Não fazíamos disparates, apenas disparatávamos à parva. São pessoas assim que gosto e nem me iorto com a idade. Pena que com a complicação das vidas os encontros são raros, mas quando são!!! Acontecem 😄😄😂😂
    Pão é a minha perdição... E se for rapidinho de fazer, melhor ainda.
    Ora dá cá duas fatias, por favor 😉
    Beijos gordos
    C

    ResponderEliminar
  15. Também sou divertida e adoro pessoas assim que me façam rir com coisas parvas :)
    Que linda apresentação desse pão...ficou mesmo delicioso, imagino-me a molhar em cada doce, simplesmente perfeito!
    Bjinho!

    ResponderEliminar