Madalenas de laranja e mel de cana


E se eu agora vos trouxesse uma receita mesmo boa para aquelas tardes de Inverno? Ora bem, tenho esta receita guardada alguns meses, mas o tempo ficou tão primaveril de repente que deixou de fazer grande sentido postar e foi ficando e ficando... Até que hoje, acordamos com um tempo digno de um chá e umas madalenas.

Confesso que este tempo me deprime um pouco, gosto de aproveitar bem os dias e em especial os fins-de-semana, adoro fazer o máximo coisas fora de casa. Passear, visitar a família ou simplesmente distrair, mas com este vento e esta chuva só dá vontade de ficar em casa. Estas madalenas saíram de um domingo frio, umas horas antes de ver um filme já quase a bater as 18 horas - hora em que cá em casa, bate aquela depressão todas as semanas.

Já algum tempo que queria experimentar estas formas novas que comprei no DeBorla, e apesar de ter muitas receitas de madalenas espalhadas pelos meus livros, quase todas tinham de repousar a massa uma ou mais horas, e eu não tinha nem mais um minuto para desperdiçar do fim de tarde. Decidi fazer esta receita da simpática Maria José do blog 7 gramas de ternura, apenas substitui o açúcar pelo mel, espero que fiquem inspirados para o próximo domingo.

Se gostaram da caneca, passem por aqui e espreitem a colecção bem gira que vende a Girlythings, sempre cheia de humor e um design bem bonito, é uma artista!!!



Ingredientes: (35 unidades)
4 ovos
150g de mel de cana
125g de manteiga
150g de farinha
1 c. chá de fermento
raspa de 1 laranja
1 c. café de sal fino

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata os ovos com o mel e o sal durante 5 minutos. De seguida adicione a manteiga e continue a bater. Aos poucos, vá juntando a farinha peneirada com o fermento e por fim a raspa de laranja. Unte a forma de madalenas com manteiga ou com spray (eu usei formas de silicone por isso não foi necessário untar) e coloque dentro a massa. 

Leve a forno quente a 180º durante 10 minutos, ou até ficarem douradas e cozidas.


Desenforme-as e acompanhe com um chá quente.

10 comentários:

  1. Olha também comprei essa forma... estou ansiosa por experimentar. Esta tua receita tem óptimo aspecto. E não preciso de frio para as comer, mas enfim, como o S. Pedro gosta de brincar aos vendavais... vamos a isso. Vou buscar a minha mantinha :D eheheh

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com uma corzinha ma-ra-vi-lho-sa!!!

    ResponderEliminar
  3. Sandra, como te entendo. O S. Pedro deve andar mesmo zangado e então não nos dá folga. Ando há imenso tempo para fazer madalenas, e estas com uma caneca de chá bem quente a ver um filme... bem... o programa ideal para fins de semana cinzentos.

    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Sempre fui mais fã de Outono do que Primavera e Verão, por isso estas tardes mais cinzentonas não me deprimem, ante dão-me mais vontade de cozinhar. E estas Madalenas são mais que adequadas para um lanche de Domingo à tarde com um belo chá, tomado no sofá a ver um filme :)
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  5. Que delicia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tão lindas que ficaram Sandra! Obrigada pela referência ao 7gramas de Ternura <3
    Espero que a receita tenha agradado e olha, aqui em casa as minhas filhas acham que nem é preciso chuva para eu as fazer ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. sim, está o tempo do horror. E gostei desta versão sugar-free de madalenas. Claro que não tenho as forminhas, mas enfim, não se pode ter tudo LOL

    ResponderEliminar
  8. Com este tempo sabe bem ficar em casa, um docinho e um chá e um filme numa manta :)
    É mesmo a sugestão ideal para um domingo de temporal! (As 18h de domingo deprimem toda a gente, acho eu...)
    E as tuas madalenas ficaram lindíssimas :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra,
    Eu adoro Madalenas e já fiz várias vezes e diferentes sabores e olha, estas tuas ficaram lindas e com um brilho fantástico.
    Para mim, Madalenas, não têm estação do ano. Comem-se quando apetece e até com sumo ou limonadas vão bem.
    Um beijinho e bom resto de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Querida Sandra, fiquei encantada com estas madalenas...que fotos mais amorosas ♥
    Acho que sabem bem em qualquer altura do ano :)
    Bjinhooos

    ResponderEliminar