Gelado de nutella e baunilha


Adoro gelados e confesso que se tivesse de parar de comer gelados a minha vida iria ter muito menos piada, dispenso todas aquelas sobremesas de restaurante por um belo gelado. No entanto, sou um bocado esquisita em relação a gelados, ou gosto deles tipo caseiros - Italianos/Santini ou gosto daqueles bem simples como o perna-de-pau da Olá, não sou fan de grandes marcas e dos que se vendem no supermercado com mil e um sabor. 

Lembro-me em criança na altura do verão, chegar à minha vila todos os dias um daqueles senhores com uma mota porta gelados. Era às 16:30 e eu lá estava com as minhas amigas à espera, quando por algo estranho ele não aparecia era um verdadeiro drama e lá tínhamos nós de ir ao café comprar um da Olá. Acreditam que ainda agora adoro esse tipo de gelados, por vezes ainda se vêm à venda pela baixa de Lisboa ou junto ás praias, aqueles em que todos os sabores sabem ao mesmo e parecem feitos de água. Recordo-me como se fosse ontem. Bons tempos...

Sempre soube que fazer gelados em casa era uma coisa perfeitamente normal, já há muito tempo que vejo maquinas de gelados à venda, mas confesso que sempre recuei na compra. Achava que iria perder o ritual de sair à rua para comprar um gelado. No entanto, depois de saber que a Rita Nascimento, menina tão ou mais gulosa que eu, ia lançar um livro de gelados caseiros, mudei rapidamente de ideia.

Fui à apresentação do livro experimentar todos (sim todos) os gelados que ela lá apresentou e depois fui a correr comprar uma maquina de fazer gelados (bem barata, por sinal). 

Se há por aí pessoas que sofrem do mesmo mal que eu em relação aos gelados... Comprem o livro, é super explicativo tanto para quem quer comprar maquina ou quer fazer manualmente. Serão pessoas mais felizes sem dúvida.

O primeiro sabor que fiz foi retirado do nível 3 de gula do livro (sabe-se lá porquê :D), impossível resistir a um gelado que leve nutella. No dia a seguinte fiz o de baunilha (não estranhem a cor tão amarelada), usei ovos biológicos e deram logo um tom mais amarelado ao gelado, mas ficou igualmente delicioso.

Pronto, vou parar por aqui senão ainda volto para a cozinha para fazer mais um sabor. 

Obrigada Rita por mostrares ao mundo que ser gulosa não é nenhum defeito!


Ingredientes para o gelado de Nutella:
200 g de Nutella
uma pitada de sal

Prepare a base do gelado conforme indicado no livro. 

Junte 50 g de Nutella e o sal à base quente e mexa bem, retire um terço do gelado da sorveteira e coloque num recipiente. Sobreponha um terço dos 150 g de Nutella restantes e misture com a ponta da faca, de forma a obter um efeito marmorizado - a graça deste gelado é ter listas abundantes de Nutella a contrastar com creme, por isso não misture demasiado, Repita esta operação por mais duas vezes, até terminar o gelado e a Nutella.

Leve ao congelador para ganhar consistência antes de servir.

Dica da Rita:
Para ser mais fácil espalhar a Nutella pelo gelado, aqueça-a ligeiramente no micro-ondas ou em banho-maria, de forma a torná-la mais fluída.


Ingredientes para o gelado de baunilha
1 receita-base
1 vagem de baunilha

Prepare a base como indicado no livro. 

Entretanto, abra a vagem de baunilha cortando-a ao meio no sentido do comprimento e, com uma faca, raspe as sementes de cada metade. Assim que retirar a base do lume, junte as sementes e a vagem, e deixe arrefecer. Antes de colocar na sorveteira, remova a vagem e congele o gelado

Dica da Rita:
Pode aproveitar para fazer açúcar de baunilha. Primeiro, lave e seque bem a vagem com papel de cozinha; depois feche-a num frasco com o açúcar durante algumas semanas para este absorver o sabor da baunilha. Pode usá-lo para aromatizar bebidas, fazer bolos ou até usar em novos gelados.

9 comentários:

  1. Que delicioso gelado!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oh que tentação! Que fotos tão apetecíveis! Com este calor começava a manhã assim sem dúvida...

    ResponderEliminar
  3. Adorei essa combinação de nutella e baunilha.
    O aspecto esta divino
    bj

    ResponderEliminar
  4. Que pecado divino.
    Adoro Nutella e adoro baunilha.

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que está mais extraordinário, se os gelados se as fotos!? Que composição dos céus!
    Adoro gelados e estou a ver que tenho de dar nova oportunidade à minha máquina de os fazer. Numa 1ª abordagem não nos entendemos muito bem...
    Excelentes propostas!

    Bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  6. Mas que maravilha, estou babada, é o que posso dizer! Que fotos lindas, os meus/teus gelados ficaram lindos vistos pela tua lente e pela tua gula ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra,
    Eu também adoro gelados! Se tivesse de viver sem eles, não ficaria tão triste como se tivesse de viver sem pão e bacon, mas ficava deprimida, eheheh!!
    Não podias ter estreado o livro da Rita de melhor forma e estes dois sabores, ainda por cima combinados, só podem ser os pecados mortais todos juntos num só prato, ou cone :)).
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Esse gelado ficou com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/dia-um-na-cozinha-e-um-pao-sirio-com.html

    ResponderEliminar
  9. Isto simplesmente NÃO SE FAZ! já sabes que gelado é o meu nome do meio e ver estas fotos lindas com gelado a derreter é como uma faca que me espetas no peito! tenho dito!

    ResponderEliminar