Sopa de funcho e manjericão


E lá se foram as férias, as caminhadas até ficar com os pés cansados, a piscina, a praia, o calor, os lanches até mais não, a comida sem olhar às dietas - se bem que este ano estão bem esquecidas para estes lados... Passou rápido, mas foi maravilhoso. Estive ausente aqui do blog mas nunca do Instagram, confesso que é a única rede social que ainda não consigo viver sem, como tudo um dia certamente passará, mas até então adoro retratar o que vejo (ou mais o que como) com um simples de telemóvel, sem o cuidado que já me habituei a usar aqui no blog.

Custa voltar à rotina, mas adoro voltar a casa e à minha cozinha. Quase sempre que a minha primeira refeição depois das férias de verão é uma sopa, sinto mesmo saudades de uma sopa leve depois de tantos exageros. Para este ano trago uma sopa de funcho e manjericão, inspirada numa sopa fantástica de aipo que comi no jantar do Kinfolk, pelas mãos do cozinheiro de serviço o Filipe do blog Chili com todos. Não cheguei a pedir a receita ao Filipe, falámos sobre ela mas acabei por usar ingredientes que tinha por casa neste domingo, o sabor ficou muito bom, se bem que diferente do original, mas o bacon e o manjericão fizeram-me lembrar a sopa servida naquela noite.Aqui vai a receita, pode ser que ajude a quem depois das férias queira também começar por uma sopa leve, tal como eu.Uma boa semana!
Ingredientes: (4 pessoas)
1 alho francês
2 dentes de alho
1 chalota
1 cabeça de funcho
1 courgete
1 nabo 
1/3 talo de aipo
azeite q.b.
flor de sal
6 fatias de bacon fumado

Molho:
1 colher de sopa de manjericão 
1 colher de sopa de azeite

No forno pré aquecido a 180º, coloque um tabuleiro com uma grelha por cima e as fatias de bacon e deixe durante uns 40 minutos, aproveite a cozedura se estiver a fazer um bolo ou uma tarte para não desperdiçar tanta energia.

Numa panela alta ou na Bimby, coloque um fio de azeite, o alho francês (parte branca e verde) cortado às rodelas, os dentes de alho e a chalota e deixe refogar durante 5 minutos. De seguida adicione a batata descascada e partida em quatro, a cabeça de funcho cortada grosseiramente, a corgete, o nabo descascados e cortados em 4 e o talo de aipo partido. Regue com água e coza durante uns 25 minutos e tempere. 

Passe com a varinha mágica ou na bimby até atingir um creme bem aveludado, antes de servir passe por um passe vite, porque o aipo e o alho francês por vezes deixam fios que incomodam. 

Num almofariz coloque o manjericão e pique até ficar em pasta, para ajudar vá adicionando pouco a pouco a colher de sopa de azeite em fio.

Sirva com o bacon partido grosseiramente, umas gotinhas do molho de manjericão e um pão de mistura.

10 comentários:

  1. Depois dos dias sem rotinas das férias, uma sopa funciona como um verdadeiro bálsamo. Também penso assim. Para além das sopas, muitas vezes refugio-me nos batidos:nutritivos e rápidos, porque após dias de descanso nem sempre apetece começar a cozinhar a todo o vapor. Costumo fazer sopa de funcho, mas só para mim, uma vez que a malta pequena cá de casa não aprecia (ou melhor, não sabe apreciar). Esta sopa é mesmo uma tradição na minha família materna. A de salsa também. Outra delícia. Este teu creme tem tudo para ser muito bom. O toque do bacon crocante e do molho de manjericão devem ser aqui os complementos perfeitos.

    Que excelente regresso!

    Abraço,

    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. O regresso à rotina, pós férias, é sempre difícil. Há sempre aquela inécia que teima em não desaparecer :)
    Acontece-me exatamente o mesmo, após férias, e comer até mais não, o meu oranismo pede mesmo comidas leves e mais para o saudável.
    Adorei a tua sugestão.

    Beijinhos*
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande apreciador de sopas, mas esta pareceu-me bastante interessante!

    Ótima ideia!

    Aguardo a tua visita em http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Fui de férias e estou novamente na recta final para voltar a ir de férias (infelizmente não consigo tirar 1 mês seguido mas sim repartido em duas levas), pelo que ainda não estou na fase de entrar na linhas (ou nos eixos!). Por cá é regabofe todos os dias até ao natal, onde começa novo regabofe. Na verdade, tenho q admitir que sou uma garganeira durante todo o ano 😆

    ResponderEliminar
  5. Bela sopinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. que blog mais lindo! Estou babando nas receitas e no capricho das fotos e do conteúdo <3

    ResponderEliminar
  7. Adoro sopa. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. O que é bom acaba rápido e as férias são o exemplo onde este ditado popular encaixa na perfeição.
    Eu o que sempre adorei no dia que voltava de férias, era a comidinha da minha mãe. Ai que saudades eu vinha sempre da comidinha dela e no dia de regressar, telefonava-lhe sempre a encomendar, ou a carninha estufada dela para o jantar, ou o que fosse, dependendo da estação do ano e das porcarias que tivesse andado a comer nas férias, por isso entendo essa tua necessidade da sopinha caseira.
    Eu, como sabes, amo sopa e sopas com a tal "2ª dimensão" como esta, são as minhas favoritas e amei também a combinação dos ingredientes e esse azeite de manjericão a acompanhar. 5 *****!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. É sempre triste quando as férias acabam!
    Mas é bom voltar à cozinha com uma sopinha destas!
    Ficou linda e imagino que bem saborosa :)
    O bacon e o manjericão devem ficar tão bem!
    As fotografias estão lindas, como sempre.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Também faço o mesmo quando chego de férias, regra geral a primeira refeição é uma sopa.
    Sopa nunca falta em minha casa, mas raramente fujo das sopas mais convencionais, em parte por causa dos miúdos, e confesso que por mim também, que não sou muito dada a novos sabores.
    Mas esta tua sopa tem um aspeto tão tentador :) e a combinação de sabores deixou-me deveras curiosa.
    Talvez um dia saia da minha zona de conforto e me aventure a fazer esta tua receita.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar