Doces ou salgados? Escolhia salgados num piscar de olhos, sei que a maior parte das pessoas escolheriam os doces, o chocolate, os bolos com creme e etc... Eu sempre fui mais pessoa de salgados, de batatas fritas, presunto, croquetes e todas aquelas coisas que fazem igualmente mal. Mas isto não invalida que não coma um bolo e que goste. Mas prefiro ir antes a uma boa pastelaria (agora há tão poucas) e escolher um palmier coberto, uma parra com creme de manteiga, uma torta de baunilha e deliciar-me naquele momento do que ir para a cozinha e fazer um bolo.
Em casa faço quase sempre bolos secos, o meu marido também prefere salgados o que ajuda a nunca inventar muito quando se trata de bolos caseiros.
Normalmente para os aniversários cá em casa, gosto de ser eu a tratar de tudo, fazer o lanchinho/almoço/jantar o que no meu aniversário deste ano me deixou sem tempo para pensar no bolo de aniversário. Encomendei pela primeira vez um bolo à autora do blog Migalha doce, que como muitos de vocês já devem saber faz dos bolos mais elegantes alguma vez vistos.
Para o aniversário do meu marido que foi este mês, fiquei apenas de fazer o bolo o que me deu tempo para pesquisar e me inspirar em algo a seu gosto. Pede sempre que seja de morango como foi no nosso casamento, juntei-lhe a baunilha que adoro e resulta sempre bem com fruta.
Umas semanas antes do seu aniversário vi esta imagem no site da Donna Hay e pensei logo que ele iria adorar algo assim. A receita do interior do bolo foi da Migalha doce e a cobertura das pipocas caramelizadas foi da La dolce Rita que afirma que estas são as melhores pipocas do mundo (confirmo!).
Umas semanas antes do seu aniversário vi esta imagem no site da Donna Hay e pensei logo que ele iria adorar algo assim. A receita do interior do bolo foi da Migalha doce e a cobertura das pipocas caramelizadas foi da La dolce Rita que afirma que estas são as melhores pipocas do mundo (confirmo!).
Deixo-vos o resultado final, ficou um bolo muito saboroso, fofo e acreditem que nada muito doce. Ok, as pipocas não posso dizer que são a coisa menos doce da vida... Mas são as melhores do mundo, por isso, não têm nada a perder.
Uma boa semana para todos e um obrigada a estas três meninas pela inspiração e para quem quiser saber o cake stand é daqui.
Ingredientes: Bolo de baunilha
(Receita do blog Migalha doce)
400gr de açúcar
400gr de manteiga, temperatura ambiente
8 ovos
400g de farinha com fermento
2 vagens de baunilha
Pitada de sal
Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre duas formas com cerca de 15 a 20cm (eu usei de 20cm) com papel vegetal, tanto no fundo como nos lados.
Abra as vagens de baunilha ao meio e raspe as sementes. Reserve as vagens.
Numa taça grande junte a manteiga com o açúcar, as sementes de baunilha e o sal, mexa até ficar num creme fofo e esbranquiçado (cerca de 10min).
Numa taça pequena à parte bata ligeiramente os ovos e vá juntando à mistura anterior aos poucos.
Mexa até ficar um creme homogéneo.
Peneire a farinha sobre esse creme e envolva com uma espátula em movimentos circulares de cima para baixo, sem mexer demasiado.
Divida a massa e verta sobre cada uma das formas, alisando um pouco a massa.
Leve ao forno por 15-20min ou até o palito vir sem vestígios do bolo.
Retire os bolos do forno deixe repousar ainda na forma por 10min e só depois pincele com um pouco da calda de açúcar.
Transfira para uma rede e ainda mornos volte a pincelar com o resto da calda.
Deixe arrefecer por completo antes de os dividir ao meio, rechear com os morangos e de os cobrir com o creme de manteiga.
Ingredientes: Calda de açúcar
150ml de água
150g de açúcar
2 vagens de baunilha sem as sementes
Leve todos os ingredientes a lume médio num tacho pequeno até começar a ferver. Reduza a temperatura e deixe até a calda engrossar um pouco. Retire do lume e pincele sobre o bolo.
Ingredientes: Compota de morango
325g de morangos (podem ser congelados)
200g de açúcar
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de amido de milho (maizena)
Junte os morangos, açúcar e limão num tacho médio e deixe repousar 30min a 1h.
Adicione o amido de milho e leve a lume médio até engrossar.
Triture os morangos com a ajuda de um processador de alimentos. Passe por um passador e transfira a compota para um jarro limpo. Deixe arrefecer antes de a colocar no frio.
Ingredientes: Creme de manteiga
5 claras a temperatura ambiente
2 canecas de manteiga, amolecida
1 ½ caneca de açúcar
¼ c. sopa de sal
2 c. sopa de essência de baunilha
Numa panela comece por aquecer água.
Na taça da batedeira junte as claras, o açúcar e o sal, leve a banho-maria sem parar de mexer e até o açúcar dissolver, cerca de 3min.
Transfira a taça para a batedeira e comece por bater na potência média e a pouco e pouco vá aumentando a potência até atingir o máximo.
Bata as claras até ficarem brilhantes e formarem picos firmes, cerca de 10min.
Antes de juntar a manteiga a taça tem que estar completamente fria, não pode estar morna. Um dos truques da Migalha doce é enrolar um pano húmido à volta da taça, isso ajuda a que arrefeça mais depressa.
Assim que a taça estiver fria ao toque, reduza a potência para a velocidade média e vá adicionando a manteiga aos poucos. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15min, até obter um creme liso e macio.
Adicione no fim a essência de baunilha e volte a mexer. Leve um pouco ao frio antes de barrar o bolo.
Nota da Migalha doce: Se fizeres o creme um dia antes de barrares o bolo, retira 30min do frio e volta a bater para que fique novamente macio e mais fácil de barrar.
Se optares por usar o corante, retira cerca de 3 colheres de sopa do creme para uma pequena taça e envolve no corante até estar completamente homogéneo.
Se por acaso o creme começar a coalhar, continua a bater até que fique homogéneo. Se estiver demasiado líquido, leva um pouco ao frio para a manteiga solidificar um pouco e volta a bater até ficar macio.
Ingredientes: Pipocas caramelizadas
(Receita do blog da La dolce Rita)
150-200gr de pipocas usei 150gr de milho seco
230 gr de manteiga
340 gr de açúcar amarelo mascavado
150 gr geleia de milho (ou qualquer outra geleia que adoce: Trigo, Acer, Agave etc)
1/2 colher chá bicarbonato de sódio
1 colher chá baunilha
1 pitada sal
Faça as pipocas, retire os milhos que não rebentaram e reserve num recipiente grande.
Numa panela leve ao lume o açúcar, manteiga e a geleia de milho. Mexa bem e assim que começar a ferver, conte 4 minutos.
Retire do lume e junte a baunilha, sal e bicarbonato de sódio e mexa de imediato até a mistura ficar mais clara e com um aspecto mais "espumoso".
Deite por cima das pipocas e envolva com a ajuda de duas colheres.
Leve ao forno pré-aquecido a 150ºC em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Mexa de 10 em 10 minutos para distribuir bem o caramelo e assim que estiverem bem douradas retire do forno.
Enquanto arrefecem ir mexendo a cada 2-3 minutos. Conserve bem fechadas num lugar seco.
Hayırlı sabahlar, çok lezzetli ve iştah açıcı bir görüntüsü var. Ellerinize, emeğinize sağlık.
ResponderEliminarSaygılarımla.
Adoro bolos em camadas!
ResponderEliminar<3
ResponderEliminarDeve estar delicioso :)
ResponderEliminarSe quiseres vem visitar-me em Gulosoqb
Fiquei com água na boca!! :D
ResponderEliminarQue lindo!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Eu cá sou mais ao contrário mas também adoro salgados e adoraria provar todos os teus pratos maravilhosos :)
ResponderEliminarQuanto ao bolo, os sabores são totalmente do meu agrado e ficou com um ar super rústico, assim como o styling, lindo ♥
Obrigada linda pela referência.
Um grande beijinho dos Algarves :)
Óptimo aspecto e as pipocas dão um toque tão giro. Deve ser delicioso o bolo. Parabéns!!!
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Cá eu, como sabes, sou totalmente de salgados, mas adoro fazer bolos, pois acho que são coisas lindas de se ver e como o resto do pessoal cá em casa e à volta :)), é de doces, ficam todos satisfeitos com as doçarias que daqui vão saindo. Há bolos , que faço, provo, para poder dar o veredicto e não toco mais. Ás vezes, nem uma fatia inteira chego a comer...
ResponderEliminarBom, adiante, ficou lindo este bolo que fizeste e olha que essa foto da Donba Hay, assim que recebi a revista, foi das que também me ficou logo gravada na memória.
Beijinhos,
Lia
que bom aspecto. ficou lindo.
ResponderEliminarhttp://checkout-fashion.blogspot.com/
Que bolo tão lindo e apetitoso :)
ResponderEliminarBeijinhos
Cláudia
http://vidadeprazeres.blogspot.pt