E só assim sem menos esperarmos chegou o Natal, uma época que já fui mais fan confesso, não consigo viver muito bem com o consumismo que se criou em redor desta altura do ano, os centros comerciais apinhados de luzes e pessoas, os preços que disparam muitas das vezes para o dobro e o excesso que comida que se come na noite da consoada e no dia de Natal. Na minha infância sempre existiu muita comida na mesa, lembro-me de andarmos a comer restos quase até ao final do ano, mas agora com o crescimento da família parece que tudo é exagerado, chegam a existir travessas de coisas que ninguém lhes toca.
Mas queixinhas à parte, o Natal quase sempre significa livro novo do Jamie Oliver, por isso decidi começar este mês que vai contar com muito exagero alimentar, com uma receita saudável! Adorei a receita, apesar de ser fan da carbonara original, acho que esta não lhe fica nada a dever e as ervilhas dão um toque super leve. Quanto ao bacon, sem palavras! É mesmo a cereja no topo do bolo.
Que este mês vos traga muitas alegrias que é isso para mim o Natal.
Mas queixinhas à parte, o Natal quase sempre significa livro novo do Jamie Oliver, por isso decidi começar este mês que vai contar com muito exagero alimentar, com uma receita saudável! Adorei a receita, apesar de ser fan da carbonara original, acho que esta não lhe fica nada a dever e as ervilhas dão um toque super leve. Quanto ao bacon, sem palavras! É mesmo a cereja no topo do bolo.
Que este mês vos traga muitas alegrias que é isso para mim o Natal.
Ingredientes: (2 pessoas)
200g de ervilhas frescas ou congeladas (usei congeladas)
1 colher de sopa de miolo de amêndoa laminado
1 dente de alho pequeno
1/2 ramo de manjericão (15g)
15g de queijo parmesão
1 limão
150g de esparguete integral (eu usei normal)
1 fatia de bacon fumado
azeite q.b.
1 ovo grande
100g de iogurte magro natural
Leve a ferver um tacho com água temperada com sal para cozer a massa. Mergulhe na água um coador com as ervilhas durante 30 segundos e reserve, deixando o tacho ao lume. Torre em seco muito levemente as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume médio e depois triture bem num robot de cozinha ou Bimby. Com o robot ainda a funcionar, deite o alho descascado, uma pitada de sal, as folhas de manjericão, o queijo parmesão finamente ralado, o sumo do limão e bata tudo até obter uma mistura homogénea. Depois junte as ervilhas, para dar alguma textura.
Coza a massa na água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, frite lentamente a fatia de bacon cortada em tiras finas numa frigideira, em lume médio a brando, com uma colher de chá de azeite, até estarem douradas e estaladiças. Transfira para um papel absorvente, deixando na frigideira a gordura saborosa. Com a ajuda de uma colher, deite na frigideira 3/4 da mistura de ervilhas para aquecer.
Bata o ovo com o iogurte, misturando bem. Quando a massa estiver cozida, reserve uma caneca cheia de água, escorra a massa e coloca-a directamente na frigideira com o preparado de ervilhas, envolvendo tudo. Retire a frigideira do lume (este passo é muito importante, caso contrário o ovo irá ficar mexido quando o adicionar e não é isso que se pretende). Verta a mistura de ovo e envolve muito bem até tudo ficar coberto por igual e com uma textura aveludada e cremosa. Deslasse com um pouco de água da cozedura, se necessário. Prove e rectifica os temperos e serve cobrindo com a restante mistura de ervilhas e bacon estaladiço.
Que óptimo aspecto!!! Deve ser delicioso.
ResponderEliminarE,estou completamente de acordo com a visão que tem do Natal. Nos dias de hoje, traduz-se em consumismo e mais consumismo.
Bjinhos
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Que carbonara fantástica,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Muito apetitosa! Beijinhos
ResponderEliminarHum acho que vou experimentar, deve ser bem delicioso ;) ;)
ResponderEliminarBeijinho
Ficou com um ar muito apetitoso e já comia agora ao jantar :)
ResponderEliminarGulosoqb
sou como tu. não ligo nenhuma ao natal, mas este ano vou fazer um esforço, até pk é o primeiro natal com o Mr. Frango :)
ResponderEliminareu adoro carbonara e faço sempre de forma diferente das receitas normais. nunca uso natas e há pouco tempo uma italiana disse me que a minha receita era a mais correcta oh yeahh
beijo bom miuda :)
Olá Sandra,
ResponderEliminarEntendo o que dizes em relação ao consumismo louco natalício, pois sinto o mesmo e em relação à comida, nem digas nada, pois em casa da minha mãe é a mesma coisa. Tem de estar a mesa cheia por duas semanas e depois, é comer restos até ao ano novo e não falando no que acaba por ir para o lixo...
Por isso é que os natais cá em casa são pensados diariamente, ou seja, faço todos os dias o que quero ter na mesa, para não haver esse problema e desperdício que detesto.
Tenho esta carbonara marcada para fazer e esta tua, só veio reforçar a vontade de fazê-la, pois já me tinha captado a atenção no livro.
Um beijinho,
Lia
Eu cá adoro o Natal.. para mim é magia, é alegria! e olha que na nossa família nem somos muito de dar prendas! é época de estar com quem mais gosto, e como estou longe é a "desculpa" perfeita!
ResponderEliminarmas essa massinha parece-me óptima para estes dias :)
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Eu confesso que adoro a época do Natal. Não a euforia consumista, obviamente...mas gosto das luzes, das cores, da animação das crianças, de ter a família junta em redor da mesa [sim come-se demais, faz-se comida exageradamente, mas adoro ter as pessoas juntas em redor da mesa...], as conversas, os jogos, a alegria que naturalmente nos contagia. Gosto :)
ResponderEliminarGeralmente, nesta altura do ano também me costumo mimar com um livro novo, mas desta vez não vai ser possível... e se este ano havia tantos tão bons...
Gostei imenso desta versão de carbonara, muito bom aspecto, e com ingredientes que adoro.
Beijinhos
Marta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia Marmita & Cia! Agora é só papinhas e cremes. Estou ansiosa por ver o resultado dessa receita de amor!Muitos parabéns!!!
ResponderEliminarBjs da prima dos states
Já fiz umas quantas receitas deste livro do jamie e todas eram deliciosas. Esta da carbonara ainda por experimentar, mas será para breve!
ResponderEliminarOlá linda :)
ResponderEliminarAqui em casa festejamos o Natal mas sem exageros, nem loucuras. O que o torna mais mágico é o filhote, ver a alegria dele pela casa. De resto ficamos junto à lareira a saborear um prato favorito e arroz doce :)
Tu sabes como eu gosto de massas e esta para mim está TOP.
Bjinhooos ♥