Soufflé de framboesa


Sinto que este ano passou a correr, não sei porquê mas ainda agora parece que fiz o post depois das férias do verão e já estamos no final do ano. 
2015 foi um ano de descoberta para mim, um ano sem dietas parvas, sem férias cansativas, mas também sem o marisco que eu adoro, ou o meu presunto (suspiro) e sem grandes correrias. Foi o verdadeiro "deixa andar". Mas confesso que não poderia ter acabado da melhor maneira, para os que não me seguem no Instagram e para aqueles que me iam perguntando onde andava eu nestes últimos meses... Estive sempre aqui! Com alguns enjoos como é habitual em qualquer gravidez, com algumas semanas sem paciência para ir até à cozinha ou ao computador, mas com muitos sentimentos à mistura. 

Pois é, comecei este mês de dezembro com a melhor receita da minha vida, um filho!

Tenho uma amiga que me diz que nada é por acaso, que tinha de nascer em dezembro para eu voltar a gostar deste mês, para me "obrigar" a fazer novamente a árvore de Natal e dezembro porque tanto eu como o pai fazemos anos nos meses anteriores! Acho que ela tinha razão, dezembro vai passar a ser o mês da minha vida e a árvore de Natal já está feita e bem pirosa como reza a tradição.

Agora que já vos falei da minha nova receita, por cá continuarei, se postarei todas as semanas? Não sei... Se vou ter tempo para procurar a receita perfeita, captar a luz mais bonita ou decorar a tábua da melhor maneira, não faço ideia! Este blog foi e sempre será um prazer, não é por nada que usei durante anos a frase "para quem cozinha por prazer".

Desejo a todos um feliz natal e um 2016 cheio de coisas boas, obrigada por estarem aí.



Panela da Le creuset
Receita retirada daqui

Ingredientes: (4-6 taças pequenas ou 1 grande) 
20g de manteiga derretida
30g de açúcar em pó
300g framboesas (frescas ou congelados) - usei congeladas
2 colheres de sopa de sumo de limão
55g de açúcar branco
10g de farinha de milho (maizena)
15ml de água 
90g de claras de ovos (aprox. 4 ovos)
75g de açúcar branco

Pré-aqueça o forno a 180 C.

Unte a forma/as com manteiga derretida em movimentos ascendentes para cobrir levemente a superfície. Polvilhe com as 30g de açúcar em pó.

Coloque as framboesas numa panela pequena em lume médio e cozinhe por 5 minutos se frescas e 7 minutos se forem congeladas, de seguida, coloque numa liquidificadora ou robot de cozinha até atingir um puré.


Coe as framboesas numa rede fina para retirar todas as sementes. Coloque o puré novamente na panela e leve ao lume. Adicione as 55g de açúcar e o sumo do limão e deixe ferver.

Misture a farinha de milho com a água e mexa até diluir, adicione ao puré e vá mexendo com uma vara de arames. Continue a mexer por um minuto até engrossar ligeiramente e em seguida, retire do lume. 

Colocar o doce no frigorifico até arrefecer por completo (pode fazer o doce de framboesa com antecedência e guardar no frigorifico uns 3 dias antes de o usar).

Bata as claras em castelo até atingir uns picos macios. Adicione o açúcar restante lentamente enquanto a batedeira ainda está ligada e continue a bater até que o merengue fique brilhante.

Adicione o doce de framboesa ao merengue por duas vezes em movimentos circulares para não retirar demasiado ar às claras e verta nas forma/as. Alise a superfície ou deixe alguns picos tal como as imagens. 

Asse por 10-13 minutos e sirva imediatamente.

21 comentários:

  1. Não poderias de facto terminar 2015 e começar 2016 da melhor maneira! Parabéns! :) Muitas felicidades para ti e para o teu pequeno rebento.
    Lindo souffle, uma cor perfeita!
    Beijinhos, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  2. Que tudo corra pelo melhor é o que desejo :)

    ResponderEliminar
  3. Sandra, lindo, maravilhoso, arrebatador, TUDO!
    Acertaste! Também é a receita da minha vida. :D
    A tua amiga tem razão, a maternidade, não só a experiência em si mas principalmente a fase da vida em que resolve presentear-nos, demonstrou isso, sem dó nem piedade. Tudo acontece por uma razão.
    E a pirosada vem com a maternidade, sem stress :D :D

    Toda a paz e felicidade para esta fase extraordinária.

    Pela cor do maravilhoso souflé posso concluir que é uma menina? :)

    Muitos Parabéns e Muitos Bjinhos!
    Susana

    ResponderEliminar
  4. ohhh... Parabéns e muitas felicidades!!!
    O meu menino também nasceu neste mês à um ano atrás, dia 29. Sem dúvida que abrilhantou ainda mais esta época natalícia. Até já foi ele a colocar a estrelinha, claro, com ajuda. O tempo passa a correr, e agora lendo o que escrever, fiquei com umas saudades de um ano atrás. Aproveite cada momento com o seu menino, é tudo especial.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Tão mas tão Feliz por vocês <3

    ResponderEliminar
  6. Sandra, adorei a receita e o texto, já sabes que estou mesmo feliz por vocês! Bjinhos e um lindo Natal para ti e tua família :)

    ResponderEliminar
  7. Com uma receita assim, tão delicada e leve, vê-se mesmo que estás nas nuvens com o teu bebé ;)
    Parabéns, uma vez mais! Que o teu 2016 comece e continue tão bem como 2015 está a terminar.
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. A melhor receita da tua vida sem dúvida e a melhor receita para a VIDA!!
    Muitas felicidades nesta tua nova etapa de vida e tudo, mas mesmo tudo de bom, é o que mais desejo a toda a família aí de casa.
    Uma forma magnífica e a mais linda, para acabar o ano e que anos lindos e ainda mais felizes, serão os próximos...!!
    O souffle, ADORO e sendo receita da Sam, é de sucesso com certeza!
    Um grande beijinho e votos de Feliz Natal e muitas Felicidades sempre, são os meus votos,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Uma receita linda para celebrar uma notícia maravilhosa.beijinho grande e muita paz . O coração agora bate fora do peito mas é tão bom ❤️🙏🏻

    ResponderEliminar
  10. Ai essa cor...só acho que devia ser azul para ser mais coerente com a ocasião. Ser mãe é tanta coisa...todos os dias uma descoberta! Benvinda aos clube das mãmas, das coisas fofas e de tudo o que antes nos parecia exagerado! Tudo passou a fazer sentido!

    beijinhos,
    Amélia

    ResponderEliminar
  11. Ai meu deus... estou para aqui a chorar como uma maluca.
    É lindo este teu post. São lindas as tuas palavras. Este souflé combina na perfeição de tudo o que és: suave, linda, fofa e muito doce.
    É uma honra ser tua amiga. Ansiosa por apertar esse docinho pequenino junto aos meus braços. Está quase, quase!

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais parabéns, conseguiste fazer a "receita perfeita". Em relação ao souffle, tenho de experimentar este :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns e felicidades Marmita!!
    Ser mãe é a melhor e a mais longa receita da vida, mas também a mais saborosa ;) E aquela que tentas seguir as instruções, mas acabas sempre por nunca seguir nada à risca! E é assim que deve ser!
    Muitas felicidades, um grande beijinho e um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  14. Olá Sandra!
    Sem dúvida que este foi um ano em grande para ti, pois cozinhaste a melhor receita, o teu mini marmito! :) E não, não tens que te preocupar em procurar a melhor luz, porque essa já brilha aí em casa e será motivo de muitas alegrias e inspiração para partilhas deliciosas. Muitos Parabéns, uma vez mais e as maiores felicidades para os três!
    E este soufflé está de babar, lindo e irresistível.
    Um feliz Natal para ti e restante família e um 2016 com tudo de bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. que delícia deve ser!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns! Começa agora uma nova aventura!!!!! Bom final de ano!

    Joana Andrade Nunes
    Camomila Limão

    ResponderEliminar
  17. É mesmo isso! Nada acontece por acaso! Vale bem a pena ter que ficar longe do marisco, do sushi e do presunto. Agora sabe ainda melhor, não é? Um beijo enorme para vocês neste novo Dezembro!

    ResponderEliminar
  18. Lindo este post ☺
    Com toda a piroseira inerente a frases já tão batidas, ser mãe não se explica, sente-se, em toda a sua dimensão, no melhor e no menos bom. E sim, tudo passa a ter uma perspectiva e uma importância diferente.
    Também tenho um pequenote de Dezembro, de dia 26, imagina.... 😀
    E usando outra frase feita, batida, rasgada, aproveita cada minuto, dá muito colinho, e muito mimo, e segue o teu coração.
    Beijos e Feliz Natal especial
    Marta


    ResponderEliminar
  19. Escolheste a receita perfeita para partilhar a bela novidade!
    Completamente in love, pelo soufflé e pelas fotos...
    Disfruta em grande esta nova etapa da tua vida. Felicidades ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Sandra! A partir deste momento terás sempre a mais bela luz em casa :)
    Um beijinho e boas festas, um feliz Natal e tudo de bom para 2016.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns! O nascimento é a melhor das celebrações e depois nada volta a ser como dantes, but who cares? E Dezembro sempre teve dias fantasticos para mim o 30 :-)e para todos o 31.
    Que a vida sorria sempre para esse menino e seja tão colorida como a tua saborosa receita.Muitas felicidades para toda a família é o meu desejo.
    Beijo

    ResponderEliminar