Esparguete de trufa e alho preto

Costumo dizer em tom de brincadeira se um dia me sair o Euromilhões compro um caixote de trufas frescas só para mim. Mas até que isso aconteça vou jogando e sonhando, o que vale é que encontrei num supermercado no sul de França umas mini trufas que vêm num frasquinho e que o valor não assusta assim tanto. O ano passado comprei uma dessas, mas com a gravidez e os enjoos acabou por ficar pelo armário. Recentemente ganhei coragem e lá fiz esta receita.

A primeira vez que provei algo com trufa foi no Trattoria do Jamie Oliver, calculo que tenham sido iguais a estas que o Gennaro usa, tendo em conta que são só umas 5 vezes maiores do que a minha, claro! :) Na altura em que olhei para a ementa do restaurante não tive a menor dúvida no que iria escolher para comer. A trufa tem um sabor tão intenso mas ao mesmo tempo nada enjoativo que só quem já provou é que sabe do que falo. Se por acaso tiverem a oportunidade de se cruzar com uma, não a deixem escapar.


Aliado à trufa utilizei aqui algo que também queria comprar algum tempo. Alho preto, já experimentaram? Outra coisa que acho extremamente cara mas que não me desiludiu nem um segundo. O alho tem um sabor fantástico, parece que a ele se juntou caramelo e tem um perfume óptimo comparado com o outro. Acho que combinou na perfeição com o sabor da trufa.

Agora é melhor parar por aqui, porque se o meu marido lê este post e se lembra de ver o preço destas coisas, andamos um mês a comer pão e água... Mas se juntar uma bela trufa, faria uma açorda brutal com toda a certeza :)





Vídeo da receita aqui.

Ingredientes (2 pessoas)
1 litro de água com sal de trufa e um fio de azeite de trufa
200g de esparguete de ovo
13g de trufas pretas
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho pretos
sal de trufa q.b.
azeite de trufa q.b.
1 colher de chá de vinagre balsâmico de trufa branca
queijo parmesão q.b.

Numa panela com água adicione um fio de azeite e deixe ferver. De seguida adicione o esparguete e deixe cozinhar até fixar "al denti".

Numa frigideira antiaderente adicione a manteiga, um fio de azeite e os alhos esmagados ligeiramente com a mão (tal como o Gennaro fez no vídeo) e deixei uns minutos para aromatizar. Como eu usei o alho preto e é ligeiramente mais mole que o branco, bastou mexer um pouco com uma colher de pau para o alho se desfazer por completo e ficar envolvido com o molho.

Entretanto rale a trufa ou corte a gosto (eu deixei alguma em lascas para ficar mais crocante). Adicione parte dela à frigideira, com 1 colher de chá do vinagre balsâmico, mexa um pouco e junte uma concha da água do esparguete, tempere com uma pitada de sal, pimenta preta e por fim junte o esparguete, mexa durante uns minutos, adicione um pouco de parmesão e por fim a restante trufa.

Retire do lume, regue com mais um fio de azeite e polvilhe com mais queijo parmesão.

8 comentários:

  1. Uma refeição agradável!! :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1.3.16

    Nunca experimentei trufas, mas prometo que quando me cruzar com uma agarro a oportunidade. Ainda ontem vi um programa sobre como e onde são elas apanhadas. Quem vê esta apanha pela primeira vez até deve achar estranho ver alguém de joelho no solo a escavar com as mãos, e com todo o cuidado, para retirar um calhauzinho redondo tão precioso na culinária. Quanto ao alho preto, coincidência ou não, vi este fim de semana um programa de culinária em que os chefs eram dois irmãos gémeos no qual utilizavam o alho preto. Desconhecia a existência até então, mas, tal como acontece com as trufas, fiquei curiosa em relação ao sabor. Agora, vejo estes dois ingredientes aqui. Que delícia!
    beijinhos

    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1.3.16

    Trufas e alho preto, infelizmente, só conheço de nome. Mas a vontade de experimentar é muita :) Adoro um bom prato de massa e esta sugestão parece simultaneamente exótica e envolvente. Já marquei para fazer, assim que me cruze com a tal da trufa.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  4. Alho preto nunca comi, trufas já provei e gosto imenso!

    ResponderEliminar
  5. Nham, nham... aqui estão ingredientes que nunca provámos (trufa e alho preto), mas... já estão na lista. :-)
    Que bonita sugestão e as fotografias estão, como sempre deliciosas. É sempre bom voltar aqui!
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Confesso que nunca provei, nem um nem outro... pelo menos que me lembre. Mas tenho de dizer que o aspeto deste prato é algo que nos deixa com vontade de abrir a carteirinha :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro tudo nesta massa.
    Adoro alho preto, adoro tudo o que tem sabor a trufa e também já fiz esta massa do Gennaro e, tal como tu, fiz com trufa de frasquinho, que não tem, nem de longe, nem de perto, o sabor da trufa fresca.
    Fico a aguardar que consiga, outra vez, deitar as mãos a uma trufa preta a sério, para poder repetir a receita.
    Adoro o sentido de humor do post... :)).
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar