Bolachas de banana e aveia e ovos à la coque

Hoje trago uma sugestão para um pequeno-almoço diferente, se bem que o pequeno-almoço tem sido a refeição mais difícil de fazer depois que comecei a trabalhar. Sempre fiz pequenos-almoços com calma e demorados. Torradas, sumos de laranja e ovos mexidos eram coisas que faziam parte das minhas manhãs, seja a que dia fosse, bastava apetecer-me! Sem stress e correrias, sempre adorei comer com calma e por vezes na companhia de um livro de culinária. 

Agora, tem sido diferente, muito diferente! Ainda me estou habituar a ter outra pessoa dependente de mim e ao mesmo tempo horários a cumprir. Já me aconteceu ir para o trabalho sem o pequeno-almoço tomado, sei que faz mal e eu odeio que isso aconteça. Sei também que deve ser uma questão de hábito e organização, e sinto que estes últimos dias já correram melhor e espero que no próximo mês já seja mais tranquilo. Claro que pequenos-almoços com ovos mexidos ou à la coque, não vão acontecer tão cedo durante a semana. Ou então no fim-de-semana com ajuda do pai. As bolachinhas, essas podem ser feitas no domingo e guardadas num frasco durante uma semana, o chá acaba por demorar tanto quanto o leite, agora os ovinhos... ai os ovinhos (suspiro)!

Deixo esta sugestão para quem quiser tomar um pequeno-almoço relaxante. 

As bolachas já as tinha feito aqui em tempos. A loiça é da Le creuset. Por falar nisso, gostaria de alertar que a promoção no site ainda está em vigor e é até ao final do mês.  Basta escreverem marmita10 e terão descontinhos bons.

Boa semana e já sabem, sempre de pequeno-almoço tomado!


. Receita para 2 pessoas .

Ingredientes (ovos à la coque):
ovos (à temperatura ambiente)
sal e pimenta de moer
água quente

Retire os ovos do frigorifico e deixe-os atingir a temperatura ambiente (pode levar mais ou menos uma hora).

Depois coloque-os numa panela ao lume, com água suficiente para cobrir os cobrir. Quando começar a ferver, conte quatro minutos, retire os ovos com a ajuda de uma colher e mergulhe-os em água fria, isto fará com que o cozimento seja interrompido.

Retire a parte superior do ovo com muito cuidado e coloque um pouquinho de sal e pimenta.

Sirva ainda mornos.


Ingredientes (10 bolachas):
3 ovos 
3 bananas maduras
400 flocos de aveia
3 colheres de sopa de açúcar de coco
1 pitada de sal
1/2 colher de sobremesa de baunilha crua bio
3 mãos cheias de arandos

Pré-aqueça o forno nos 180º.

Numa taça grande comece por esmagar as bananas com a ajuda de um garfo, de seguida junte os ovos, um a um e mexa com uma colher de pau até ficar uma pasta homogénea. Junte o sal, o açúcar e volte a mexer. Por fim, adicione a aveia, misture até esta absorver a pasta anterior e junte os arandos.

Num tabuleiro com papel vegetal coloque pequenas porções de massa com 2 dedos de separação entre elas e leve ao forno durante 20 minutos ou até ficarem bem douradinhas.



12 comentários:

  1. Gosto muito do aroma que se respira neste blogue!

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro pequenos almoços lentos e preguiçosos!!! Daqueles em que saboreamos a comida devagar e sem pressas e em que comemos este mundo e o outro. Não consigo sair de casa sem o pequeno almoço tomado, é daquelas refeições que cumpro religiosamente (mas compreendo a tua situação). Ai esses ovinhos... oh que coisa mais boa. Não fosse quase meia noite e eu ia já para a cozinha fazer uns desses. Adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que bela combinação e que fotos fantásticas!

    Duas excelentes dicas :P

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  4. Mmmm yummy breakfast!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  5. Normalmente saio sem pequeno almoço tomado. Sei que faz mal, mas o tempo de casa ao trabalho são cerca de 2 minutos (hehe). E então sentadinha na minha secretária como, com a calma que não teria em casa, o meu kefir, uma gelatina e depois vou bebendo a minha água. Pelo meio fruta e as minha bolachas "esferovite".
    Há muito tempo, mesmo muito, que não faço destes ovos. e tu agora aguçaste-me o apetite. Acho que te vou repetir um dia destes e completar as minha mesa de pequeno almoço domingueiro com estas bolachinhas e respectivos ovos à la coque.
    Adorei!
    Beijinhos e calma, que a rotina volta :-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Que fotos lindas... e uma apresentação fantástica!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não consigo comer coisas muito elaboradas pela manhã, mas aprendi a comer sempre!! Foi mesmo aprender, quando era mais nova saia tantas e tantas vezes sem comer até apanhar um valente susto. Desde então como sempre! Gosto sempre de comer com muita calma, o meu iogurte e o pão! Desde que o meu filho nasceu a calma nem sempre é possível, mas continuo a comer sempre! ;)

    Beijinhos Ana

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Tentada a fazer este fim de semana :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro os teus pequenos almoços de antigamente :p
    Apesar de não ter ninguém dependente de mim não os consigo fazer diariamente! Mas ao fim de semana adoro um pequeno almoço sem pressas com tudo a que tenho direito!
    Estas bolachinhas estão com um aspecto maravilhoso!
    Os ovos comem-se muito assim na Alemanha e na Áustria ao pequeno almoço! E quando vou passear para esses lados não me escapa um ovinho!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante das bolachinhas. Parecem ser óptimas!!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Hummm adorei essas bolachas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/um-mes-com-jamie-oliver-e-uma-quiche-de.html

    ResponderEliminar
  12. Yummm, fiquei com vontade de provar as bolachas de banana. Tenho só que tentar substituir os ovos!


    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar