Olá a todos! Parece que foi desta que chegou o bom tempo, ou é melhor não falar muito alto que alguém nos pode ouvir e amanhã acordamos com uma chuvada em cima?
A Iglo desafiou-me para experimentar o seu bacalhau fresco, pois pensam eles, porque cá por casa já o usávamos com muita frequência. Adoramos bacalhau de todas as maneiras, talvez até o cozido (como se come na ceia de Natal) seja a maneira que menos comemos por achar um pouco sem graça. Mas assado, na frigideira, em salada e a vapor somos fãs!
A vantagem deste bacalhau fresco na minha opinião é a rapidez de cozedura, dá imenso jeito para os dias de semana e como o sabor é bastante mais suave do que o bacalhau demolhado, sem espinhas e limpo de pele, o meu menino mais novo adora e devora-o com muiiiiiiiita rapidez! Existe de duas formas, a tranche que é o que vos apresento aqui e em pequenos filetes que ainda é mais prático para o dia a dia.
Quando a Iglo me contactou para fazer um jantar/almoço de amigos, rapidamente pensei num piquenique, rodeado pela natureza num parque maravilhoso que há em Alcochete, só que infelizmente acordámos com algum vento desagradável que nos ia andar a apanhar guardanapos de 5 em 5 minutos, por isso, sem deixar de estarmos ao ar livre, decidimos fazer cá em casa na nossa varanda!
Aqui vai o nosso contributo para o movimento #bffiglo (Best foodie friends), deixo-vos duas receitas frescas, para dias de sol, piqueniques ou almoços rápidos com os vossos melhores amigos que gostem de experimentar coisas novas: Vejam mais no meu Instagram e sigam as hashtags para verem mais resultados deste movimento #bffiglo #iglo e #bacalhaufrescoforever.
Anda verão que nós já estamos preparados!
Salada de bacalhau fresco a vapor e couscous
. Receita para 6 pessoas e 1 bebé .
Ingredientes:
1 tranche inteira de Bacalhau fresco Iglo (430g)
3 cachos de tomate cereja
400g de couscous
2 laranjas
1 fio de azeite
2 mãos cheias de mistura de salada
sal, pimenta q.b.
1 colher de sopa de sementes salteadas (usei de abóbora e girassol)
Papel vegetal
Corte uma folha de papel vegetal com 40x28 cm e coloque um fio de vinagrete de coentros* em toda a base, junte a tranche de bacalhau descongelada, unte bem com o vinagrete por cima, junte 2 cachos do tomate cereja, tempere com sal e pimenta, feche o papelote e leve a cozer a vapor durante 25 minutos.
*Vinagrete de coentros
Ingredientes:
4 colheres de sopa de coentros frescos
4 colheres de sopa de azeite virgem extra bio
2 colher de sopa de vinagre de vinho branco
50 ml de água
Coloque todos os ingredientes numa picadora ou robot de cozinha e pique até ficar com uma espessura bem liquida, caso queira, pode temperar com sal e pimenta, eu não o faço porque gosto de temperar à parte.
Numa tigela bem grande coloque o couscous, tempere com sal, pimenta e 2 a 3 colheres de azeite. Junte o sumo de uma laranja, envolta tudo muito bem e deixe a marinar durante 2 minutos.
Entretanto toste umas sementes na frigideira (usei de girassol e abóbora), sem qualquer gordura, apenas para ficarem crocantes e reserve.
Junte água tépida (quase até à superfície), deixe a água ser absorvida por completo, envolva o couscous com um garfo e volte a fazer este processo até ao couscous estar cozido por completo. (eu fiz 3 vezes o processo.
Por fim, verifique os temperos, junte o bacalhau em lascas, os tomates cereja cortados em 4 e também os que foram cozidos a vapor por cima para quem quiser comer, 1 laranja em gomos e regue com um fio de azeite e coloque as sementes tostadas minutos antes de servir.
Bacalhau cru com laranja e queijo de cabra braseado
. Receita para 6 pessoas .
Ingredientes:
120 g de Bacalhau fresco Iglo (utilizei um pouco da tranche da receita de cima)
1 laranja
60 g de queijo de cabra
4 colheres de sopa de vinagrete de coentros (ver receita acima)
framboesas q.b.
sal, pimenta
Corte pequenas fatias de bacalhau o mais fino que conseguir, coloque-o numa tigela pequena, junte o vinagrete, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.
Numa travessa coloque as fatias da laranja cortadas em fatias com mais ou menos 4 mm, junte por cima um pouco do bacalhau marinado e o queijo, com um maçarico dê um pouco de calor (apenas para o queijo derreter) junte as framboesas ou outra fruta a gosto antes de servir.
Gosto tanto de salada de bacalhau mas nunca fiz com laranja. Tenho de experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/05/bolo-fit-de-beterraba-e-chocolate.html
que fotos lindas e que post tão bom! até voltei a comentar e tudo hehe para veres como adorei!
ResponderEliminarespero que agora venha mesmo o bom tempo de vez porque tanta cor à mesa já apetece :) beijinho
Que fantástica salada de bacalhau,....
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/