Bola de fatias vegetarianas e caril




Eis que chegou o tão esperado calor! Com ele chega também a vontade de piqueniques, de geleira recheada, praia e comida leve.

Hoje trago uma bola muito simples de fazer e que nem precisa de levedar, ótima para acompanhar uma saída e levar na marmita.

Algumas semanas a Nobre desafiou-nos a provar as novas fatias Vegalia, são então 3 variedades de fatias vegetarianas: Fatias vegetarianas com legumes, fatias vegetarianas com espargos e fatias vegetarianas com ervas mediterrâneas. Estes produtos vão ser direcionados para pessoas flexitarianas. 

Para quem não sabe o flexitarianismo é uma dieta com cada vez mais adesão e consiste numa redução do consumo de carne e peixe, passando a existir um consumo de maioritariamente vegetais.

Nós tentamos comer bastantes vegetais cá por casa, o mais novo, já está naquela fase de torcer o nariz a tudo o que é verde, mas com alguma insistência lá conseguimos que coma. Adorou as fatias, na realidade até nós os adultos ficamos muito surpreendidos com o sabor e para vos comprovar que se podem comer estas fatias mais do que no meio de duas fatias de pão, nas próximas semanas trazemos outras ótimas sugestões para recriarem em vossas casas. Vão ser receitas de fácil execução e muito saudáveis, fiquem atentos e aproveitem o calor que pode ser de pouca dura!


.  Receita para 8 pessoas . 

Ingredientes:
400 g de fatias vegetarianas Nobre Vegalia (usei 200 g de fatias vegetarianas com legumes; 
100 g de fatias vegetarianas com ervas mediterrâneas; 100 g de fatias vegetarianas com espargos)
4 ovos
180 g de azeite
300 g de leite vegetal
1 pitada de sal
500 g de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de fermento para bolos
1 colher de sobremesa de caril
2 colheres de sobremesa de orégãos secos

Pré-aqueça o forno a 180º, unte uma forma de bolo Inglês com azeite (ou óleo próprio para bolos) e reserve.

Corte as fatias vegetarianas a gosto (eu cortei grosseiramente em pedaços pequenos) e reserve.

Numa liquidificadora ou robot de cozinha coloque os ovos, o azeite, o leite, os temperos (sal, caril e orégãos) e ligue na potência média durante 2 minutos.

Retire e deite numa tigela grande, junte a farinha e o fermento e com uma vara de arames envolta até ficar uma massa homogénea.

Junte as fatias vegetarianas e envolva tudo muito bem. 

Verta para a forma, polvilhe com um pouco mais de orégãos e leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar bem dourada e o teste do palito sair limpo.

Retire do forno e deixe repousar durante 10 minutos.

Sirva ainda morna ou fria num piquenique ou lanche.

Bom apetite!






2 comentários:

  1. Gostei da sugestão, até pq consumo carne (branca e quase td caseira) 1 a 2 vezes por semana e como mais peixe e legumes. Hei de procurar essas 'fatias' :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ai que aspecto fantástico... fica nas preferidas para piqueniques. Que eu gosto é de levar este tipo de farnel :-)
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar