Puré de cenoura com fatias vegetarianas e com esgargos


Portugal não passou a eliminatória, o tempo deu uma volta e até chuva tivemos, as férias estão quase aí e por cá continuo a ter vontade de ligar o forno, estranho não?

Esta semana continuo a mostrar-vos como resultaram as novas fatias Vegalia da Nobre em diferentes pratos, hoje foi o dia de um prato principal, aqueles pratos bons para quando temos muitas gente em casa e queremos algo que renda bastante.

É vegetariano e cheio de sabor, espero que para a semana as coisas estejam mais estabilizadas e tenhamos o sol de volta, já que no futebol é só daqui a dois anos.



. Receita para 8 pessoas .

Ingredientes:
200 g de fatias vegetarianas com espargos Nobre Vegalia
1 kg de batatas
350 g de cenouras
3 dentes de alho
2 cebolas
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
pimenta e noz moscada
1 fio de óleo de trufa (opcional)
2 colheres sopa de coentros
30 g de manteiga
40 de farinha sem fermento
300 g de leite
30 g de pão ralado

Pré-aqueça o forno a 200º.

Comece por cozer as batatas e as cenouras com água e sal, depois de cozidas retire da água e reserve.

Numa caçarola pequena coloque o leite, a manteiga e leve a lume brando, quando começar a ferver, desligue e junte a farinha. Mexa com uma vara de arames até ficar um creme espesso, do tipo bechamel. Junte os coentros, envolva e reserve até arrefecer.

Num tacho coloque as cebolas, os dentes de alho e deixe refogar ligeiramente. Junte as batatas e as cenouras ao refogado e envolva. Retire do lume e passe até se formar num puré, com um passe-vite ou num robot de cozinha, verifique os temperos (sal, pimenta e noz moscada) e por fim regue com um fio do óleo de trufa, ou caso não goste, um fio de azeite também resultará bem.

Deite o puré num tabuleiro, envolva o "bechamel" e coloque as fatias vegetarianas com espargos por dentro, sem grande preocupação para ficar com um ar bem rústico. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno na opção grill (parte superior) durante 15 minutos ou até ficar bem tostadinho.

Sirva como prato principal acompanhado de uma boa salada.

Bom apetite




Sem comentários:

Enviar um comentário