Bolo de laranja e azeite

Comecei janeiro a pensar que iria ter mais tempo para publicar por aqui, mas os mais atentos sabem que não foi isso que aconteceu, acreditem que não é por mal, mas a rotina do dia-a-dia já por si é tão complicada, quanto mais ter tempo para fotografar, editar e publicar.  O ano também não poderia ser mais surpreendente para o meu lado, o que fez com que a vontade de cozinhar fosse um pouco como há 3 anos atrás, quase nula. Engravidei e tal como da ultima vez enjoei bastante e evitava a cozinha a todo o custo.Nas ultimas semanas estive por casa aguardar a chegada da minha Marmitinha e fiz esta receita para o lanche dos meus meninos. Já tinha esta receita recortada e guardada perto da fruteira algum tempo para a fazer, retirei da revista Continente. Chamou-me atenção o azeite, porque raramente se encontram bolos doces feitos com azeite e eu como adoro o sabor não hesitei em reproduzir. A receita é da bloguer Ana Matos que tem este blogue muito bonito.O mês de setembro não poderia ter começado da melhor maneira, de três passámos a ser quatro cá em casa, por isso, se este blogue continuar parado já sabem que é por uma boa razão.  

.  Receita para 8 pessoas . 

Ingredientes:
5 ovos
300 g de açúcar (usei mascavado)
2 laranjas (raspa)
130 g de azeite
160 ml de sumo laranja
280 g de farinha (usei com fermento)

Unte uma forma a gosto com manteiga e farinha ou spray próprio para untar bolos e reserve.

Numa taça, bata os ovos com o açúcar e a raspa de laranja até o preparado duplicar de volume. Acrescente o azeite e o sumo de laranja e bata mais um pouco. 

Por fim, adicione a farinha envolvendo tudo muito bem com uma espátula.

Deite o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido, fazendo o teste do palito. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. 

Desenforme e quando o bolo estiver totalmente arrefecido, polvilhe-o com açúcar em pó e sirva.







Sem comentários:

Enviar um comentário