Estufado vegetariano


Esta semana trago uma receita bem quentinha, soube pela minha mãe que em Portugal tem estado bastante frio nestes últimos dias, quando o Inverno começa se há receitas que eu gosto de cozinhar são estufados e pratos no forno.

O tempo aqui na China é estranho, estamos no Inverno mas há dias que não parece. Ontem por exemplo fui à rua de manga curta, hoje já estou de casaco e meias. É engraçado ver que dias como os de hoje em que eu estou agasalhada mas não estou a bater o dente, para os Chineses são dias de muito frio... Andam todos nas motas com uns fatos térmicos que parecem uns edredons e os bebés andam na rua cheios de roupa que até parecem uns esquimós. No entanto os alemães que aqui na minha zona, sentem-se numa primavera constante!

Temperatura à parte, hoje temos um estufado vegetariano como receita semanal, com a especialidade Vegetariana com Soja Nobre Vegaliaespero que gostem e que vos ajude a combater o frio. 
再见 (adeus!)


. Receita para 4 pessoas .

Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 tomate grande maduro
360 g de abóbora manteiga
50 ml de cerveja
200 g de caldo de legumes
200 g de Especialidade Vegetariana com Soja Nobre Vegalia
sal, pimenta
1/2 colher de sopa uma especiaria a gosto (usei esta)
260 g de grão cozido


Numa panela bem larga (não precisa de ser muito alta), coloque o azeite e deixe aquecer, junte os dentes de alho laminados, a folha de louro e deixe saltear uns segundos. Junte o tomate sem a pele e cortado em pedaços muito pequenos, saltei durante 2 minutos e junte a abóbora cortada em cubos também pequenos, saltei 1 minuto até a abóbora começar a caramelizar, adicione a cerveja envolva até o álcool evaporar. 

Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar durante pelo menos 15 minutos em lume brando e com a tampa da panela.

Dica para o caldo de legumes: Já alguns anos que não uso caldos em cubo. Normalmente o que faço é ao fazer uma sopa de legumes, coloco um pouco mais de água, cozinho os legumes e antes de a triturar, retiro o caldo em excesso e uso nestes estufados ou em risotos. Normalmente o sal só coloco depois de triturar a sopa.

Depois de cozinhado (a abóbora terá de estar al denti), junte as deliciosas Especialidade Vegetariana com Soja Nobre Vegalia cortadas ao meio para conseguir absorver melhor o sabor do estufado, tempere com sal pimenta e uma especiaria a gosto e sirva com um arroz basmati e uma salada.



1 comentário:

  1. Que excelente refeição!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar