Creme de cogumelos


Pronto já falhei uma semana com receita nova, a "coisa" estava a correr bem, até ter de fazer a mala de um dia para o outro e vir até à minha margem sul apanhar ar puro, não me esqueci de trazer a máquina fotográfica, mas com ela vieram também dois pequenos diabretes sempre atrás de mim a querer atenção. As primeiras semanas foram da família e todo aquele rally tascas do costume, porque afinal de contas ainda foram 6 meses longe de casa e das coisas que mais temos saudade é da comida.

Mas hoje consegui publicar mais uma receita para vocês, um creme que é basicamente das sopas que mais se consome cá por casa, porque com duas crianças pequenas a variedade de sopas começa pelos cremes e acaba na canja.

Por acaso já não fazia um creme de cogumelos alguns anos, mas durante o nosso regresso a Portugal comemos um creme de cogumelos no avião, eu sei que as refeições servidas no avião são por vezes aborrecidas e sem sabor, mas aquele creme, estava particularmente delicioso e como foi servido já no segundo voo com destino a Lisboa, onde já íamos com bastantes horas de avião em cima, o cansaço fez com que parecesse que estávamos a comer uma sopinha da minha mãe. Lembro-me de o estar a comer e a pensar que quando chegar tinha de fazer um creme de cogumelos novamente.

Claro que este não é um creme habitual, fi-lo com a intenção de ser para nós e para os meninos, daí ser mais consistente e não ter tão acentuado o sabor dos cogumelos, vocês podem fazer algo mais leve retirando a batata e a couve-flor, juntar um pouco mais de cogumelos e no fim umas natas, eu só não o fiz, porque estava com receio que os mais novos não fossem gostar do sabor.

Ora vamos lá ver se conseguirei manter as receitas no meio de tanto iogurte líquido que tenho bebido!


* Receita para 6/8 pessoas*

Ingredientes creme:
2 colheres de sopa de azeite
1 batata pequena
1 cebola
800g de couve-flor
1 courgette
300g de cogumelos marron
Sal q.b.
Pimenta e mostarda em grão q.b.

Ingredientes pesto:
1 molho de coentros (50g)
50g de pão do dia anterior
1 dente de alho (pequeno)
Azeite q.b.
Água

Numa panela grande coloque um fio de azeite e todos os legumes cortados grosseiramente, refogue tudo durante uns minutos sem deixar e mexer e de seguida regue com água, até os cobrir completamente.

Deixe cozinhar pelo menos durante 30 minutos em lume médio.

Enquanto os legumes cozinham pode preparar o pesto, num robot de cozinha ou com ajuda de uma varinha mágica, coloque todos os ingredientes (excepto o azeite) e pique até atingir uma pasta homogênea. Eu normalmente enquanto estou a picar gosto de ir adicionando o azeite em fio até atingir a consistência de um pesto e gosto também de juntar uma ou 2 colheres de água para picar melhor.

Por fim coloque num frasco de vidro e reserve n frigorifico.

Voltando ao creme, triture todos os ingredientes com uma varinha mágica ou um robot de cozinha até atingir um creme bem aveludado, tempere com sal e pimenta/mostarda e sirva um fio de pesto por cima de cada tigela.

Esta receita de pesto rende bastante, pode deixar no frigorifico durante 1/2 semana e ir utilizando nos cozinhados, por exemplo, é óptimo para juntar a refogados e massas.

*Bom apetite



2 comentários:

  1. Que maravilha,..deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Maria Fernandes10.3.20

    Boa noite Sandra. Para quando entrega da marmita na margem sul????

    ResponderEliminar