Pineapple fried rice (Arroz frito com ananás)


Aqui vai a minha primeira receita Asiática desde que vivo na China e estranhamente feita em Portugal, se eu alguma vez pensei que isto fosse acontecer, confesso que nunca! Já cá estamos há 1 mês e agora apenas três, o meu marido teve de regressar por motivos profissionais e eu fiquei com os meus filhos por mais umas semanas. 

Este mês passou a correr, estar aqui sozinha com os mais novos também não me dá muito tempo para ver o tempo passar se é que me faço intender... estão a ser umas férias forçadas muito boas, mas nota-se que já começamos a sentir falta da rotina e do nosso cantinho na China, todos nós. Também não ajuda ainda não termos o voo de regresso marcado, então parece que estamos um bocadinho perdidos no tempo.

Como eu já vos disse anteriormente viver na China não significa comer arroz todos os dias, sim eles comem muito arroz e sim existe o famoso arroz chau chau que estamos habituados a comer nos restaurantes Chineses em Portugal, ou seja, o fried rice. Um arroz normalmente cozido a vapor sem qualquer tempero que depois salteado numa wok com molho de soja e mais o que lhes apetecer juntar. 

O meu fried rice preferido é sem dúvida o de ananás, que é mais usado em países como a Tailândia ou no Vietname, recordo a primeira vez que comi este arroz, foi num restaurante Vietnamita maravilhoso chamado Tiger Prawn que existe na minha cidade, acho vocês já sabem que eu adoro a comida Vietnamita, não é? Lembro-me de ter ficado maravilhada com a frescura que o ananás dá a este arroz, aliado ao crocante e salgado dos frutos secos, com o toque fumado camarão é sem dúvida uma junção de sabores perfeita e muito agridoce. Mais tarde quando fomos ao Vietname comprovei como maravilhoso é este arroz, comemos bastante por lá, muito por ser daqueles pratos que sabemos que todos vão gostar e é óptimo para as crianças comerem.

Deixo-vos a minha receita, um pouco portuguesada mas com a essência que o prato precisa, espero que gostem e vos faça viajar um bocadinho sem sair de casa.

 * Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
200g de miolo de camarão 40/60 
óleo vegetal ou de amendoim q.b.
pimenta q.b.
200g de arroz Thai 
50g de ervilhas (usei congeladas) 
2 dentes de alho
90g de pimento vermelho 
30g de cebolinha 
100g de ananás ou abacaxi
5g de cebolinho 
1 colher de sopa de coentros picados 
5/6 colheres de sopa de molho de soja
sal q.b. ou molho de peixe
1 colher de sopa de açúcar mascavado
2 mãos cheias de amendoim ou caju (eu usei amendoim com sal)
raspa de 1 limão

Comece por aquecer bem uma frigideira ou wok antiaderente, adicione um fio de óleo e de seguida um dente de alho picado, deixe alourar uns segundos e junte o camarão descascado, tempere com uma pitada de pimenta, salteie  até ficar bem dourado em ambos os lados e reserve.

Coza o arroz com água ou a vapor, caso queira usar molho de peixe, não adicione sal na cozedura. Não coza demasiado o arroz, retire do lume antes de chegar ao "al dente", porque como ainda vai saltear irá acabar pode cozer um pouco mais na frigideira. Quando o retirar do lume, escoe-o e de seguida passe-o por água corrente e reserve. Faça o mesmo processo às ervilhas.

Na mesma frigideira usada para a preparação dos camarões, sem lavar, volte adicionar um fio de óleo, o alho e a cebolinha picados e saltei durante 1 minuto, junte o molho de soja e o de peixe (caso não esteja a usar sal), junte também o açúcar e mexa até este derreter. De seguida junte o pimento picado em pedaços pequenos e 1/3 colheres de sopa de água, para cozinhar um pouco o pimento (1 a dois minutos). Junte o ananás cortado em pequenos cubos e deixe caramelizar. Por fim adicione o arroz e as ervilhas, saltei sem parar de mexer durante uns 2 minutos e retire do lume. Junte as ervas aromáticas, a raspa de limão, o miolo de camarão reservado e os amendoins partidos grosseiramente e envolva muito bem ao arroz.

Sirva de seguida com ou sem pauzinhos.

*Bom apetite



3 comentários:

  1. Fiquei com vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Achei muito interessante atualmente esta sua postagens. Parabéns!
    Idade Kim Kardashian

    ResponderEliminar