Batido de amêndoa e banana



Acho que daqui alguns anos quando falarmos de 2020 iremos ter mil e uma histórias para contar, provavelmente umas mais tristes que outras, mas acho que jamais esqueceremos a correria aos supermercados para comprar o fermento de padeiro, o papel higiénico e a loucura das danças do TikTok. De certeza que iremos recordar uma ou outra receita que reproduzimos vezes sem conta durante a primeira quarentena. A minha será certamente este batido. 

Recordo-me muito bem quando vi o vídeo no Instagram do David do blogue Green Kitchen Stories e de ter ficado maravilhada. De ir de máscara e luvas comprar os ingredientes e reproduzir na manhã seguinte. Inicialmente bebia exactamente como a receita original (nunca coloquei o óleo de coco porque não sou fã), mas com o passar do tempo fui adaptando até chegar a uma receita mais simples, a que vos mostro hoje. É um batido muito prático e saboroso. No vídeo ele chama-o de goodnight smoothie, mas eu confesso que nunca o bebi à noite, para mim sempre foi ideal para tomar ao pequeno-almoço. 

Não sou apreciadora de leite, simples então não o consigo mesmo beber, em criança bebia com nesquik e mais recentemente com café de cevada, por isso, este batido foi uma lufada de ar fresco para minhas manhãs. No entanto adoro bebida vegetal de amêndoa, e isto basicamente é uma espécie de bebida vegetal de amêndoa express. Depois a banana dá o doce extra que adoro e eu nesta versão juntei maracujá, porque aqui na China são muito doces e baratos. Mas sem grandes regras vou alterando a segunda fruta, também resulta muito bem com abacaxi, manga e melão. No entanto apenas com banana também é suficiente e fica muito bom e cremoso. Relativamente ao fruto seco, experimentei com caju e noz, mas não achei tão saboroso. Num dia de grande ansiedade, já com bastante tristeza por toda a situação e separação que estava a viver naqueles meses, adicionei 1 quadradinho de chocolate preto e soube-me pela vida. Se quiserem podem também juntar um pouco de chia, fica super bom. Eu não coloco sempre porque normalmente faço este batido para mim e para a minha filha Diana, que não gosta muito de sentir a textura da chia em sumo.


*Receita para 350ml

Ingredientes:
1 banana (135g)
30g de amêndoa com casca
1 rodela de gengibre
1 pitada de noz moscada
300 ml de água (usei fresca)
1 maracujá 

Numa liquidificadora coloque a banana, a amêndoa inteira, a rodela de gengibre sem a casca, uma pitada de noz moscada ralada e a água. Bata tudo na potência máxima durante uns 2 minutos que é para ficar um néctar bem cremoso.

Antes de servir, coloque meio de maracujá no fundo do copo e o outro meio por cima, para dar um crocante extra ao batido.

*Bom apetite

*receita inspirada daqui


2 comentários: