Beringela com feijão-verde chinês

Ainda se lembram de mim? Espero que sim.

Acho que nunca tive tanto tempo sem escrever no blogue. Desde que vim viver para a China as receitas começaram a desaparecer, mas no início do ano passado tive um breve regresso com toda a força e até já tinha imensas receitas na manga para vos trazer, mas depois veio o maldito COVID 19, que basicamente F*#%" tudo! Desculpem a minha honestidade, mas não há outra palavra.

A minha última publicação tinha sido em março de 2020, quando ainda estava retida em Portugal com os meus filhos e o meu marido já tinha regressado à China para trabalhar. Eu apenas consegui regressar em agosto, foram 6 meses de sufoco sem saber quando o voltaria a ver. Depois toda a preparação para a viagem foi muito complexa, tanto a documentação como a logística de levar duas crianças pequenas numa viagem tão longa. Mas conseguimos, fizemos um total de 4 testes Covid e uma quarentena de 14 dias num hotel à chegada. Chegámos e foi como se um peso me saísse de cima. Posso-vos garantir de que dificilmente me meto num avião sem o meu marido para o resto da minha vida. 

Sei que o maldito vírus ainda anda assombrar muitas famílias e teima em sair das nossas vidas, mas para mim não foi só o vírus e os cuidados que tivemos que ter com ele. A separação da família fez com que as forças me faltassem para vir até aqui e publicar só porque tinha receitas, porque seria sem coração e isso para mim não dá.

Ah e tal chegaste em agosto e estamos em maio de 2021. Então o que andaste a fazer estes meses todos? A comer, a passear, a ver a China, a gozar a nossa família ao máximo. 

No entanto no início deste ano a minha filha mais nova entrou no infantário e eu fiquei com mais tempo para mim. Comprei uns props (que os meus tinham ficado todos em Portugal) e pedi à senhora que me ajuda cá em casa para me dar umas aulas de culinária chinesa. Adoro a maneira como ela cozinha, diz que é comida simples e que a faz para a família como todas nós diariamente. Da minha experiência gastronómica de 2 anos a viver aqui, escolhi alguns dos meus pratos preferidos e pedi que me explicasse as técnicas que eles usam. Vou tentar trazer algumas dessas receitas nos próximos tempos, no entanto, caso queiram adaptar estão à vontade, eu tentarei ser o mais fiel ao que ela me foi explicando. 

Mas este meu regresso foi também muito graças a três meninas da blogosfera nacional. A Naida que estava farta de me chatear para eu ouvir o Podcast da Teresa "Os ouvidos também comem", que é muito giro, aconselho muito a ouvirem se gostarem de aprender coisas das diferentes áreas da gastronomia, eu sinto que aprendi imenso. A própria da Teresa que me acompanhou com a sua voz durante uma maratona onde literalmente passei umas duas semanas a ouvir falar de comida durante o meu dia. Adorei e senti uma nostalgia enorme, comecei a ter pena de deixar "morrer" um blogue de receitas que já tem mais de 12 anos e dei por mim a carregar a bateria da maquina fotográfica e a voltar a fotografar enquanto ouvia o Podcast e soube tão bem. Por fim à Clavel, que está sempre pronta para ajudar e incentivar as pessoas a voarem mesmo que tenham medo de alturas.

Espero que desta vez fique por mais algum tempo, ou até quando o meu coração quiser, porque ele aqui é quem manda. Hoje estou feliz por estar novamente a escrever, amanhã já não sei. 

Trago-vos então uma das minhas receitas preferidas da minha região. É uma receita muito simples, vegetariana, mas que tem um sabor único, que ficará para sempre gravado na minha memória como o sabor de comida chinesa de conforto. A cremosidade da beringela, o crocante do feijão-verde e o sabor do molho de soja porque haverá lá comida chinesa sem soja? Se quiserem reproduzir este prato, esqueçam o azeite, peguem num bom óleo de amendoim , numa wok bem quente e não tenham medo de abusar no molho de soja, porque só assim vos saberá a comida chinesa de verdade. 


*Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
260g de feijão-verde
250g de beringela
2 dentes de alho
2 rodelas de gengibre
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de açúcar
50 ml de água
1 fio de óleo de sésamo
1 pitada de sal
1 pitada de caldo de galinha em pó (opcional)

Comece por cortar a beringela a gosto e colocar numa tigela com água, sal e reserve.

Corte o feijão-verde (o feijão chinês é enorme e deve ser partido manualmente), se fizerem com o feijão-verde português basta tirar o fio e partirem ao meio . Coloque o feijão numa panela com água a ferver, durante aproximadamente 3 minutos (cuidado que não deve cozer demasiado) deve ficar muito crocante porque ainda vai a saltear. Depois de ligeiramente cozido deve ser colocado rapidamente colocado numa tigela com água fria, para manter o crocante.

Entretanto retire a beringela da água e usando as mãos retire o excesso da água ao máximo.

Numa pequena tigela junte o molho de soja, o açúcar, a água e com ajuda de uma vara de arames pequena (ou os pauzinhos chineses), misture bem e reserve.

Numa wok bem quente adicione 2 colheres de sopa de óleo de amendoim, deixe aquecer bastante, adicione os dentes de alho e o gengibre, deixe saltear uns segundos e de seguida adicione a beringela e o óleo de sésamo. Deixe cozinhar uns minutos e por fim, junte o feijão-verde igualmente bem escorrido. Saltei tudo muito bem sem parar de mexer (se quiser fazer à maneira chinesa use os pauzinhos).

Antes de desligar, adicione a mistura do molho de soja, 1 pitada de sal, 1 pitada de caldo de galinha e mexa tudo muito bem, prove para verificar os temperos e sirva de imediato com um arroz branco.

*Bom apetite


Sem comentários:

Enviar um comentário