Baozi de vegetais (pão chinês)


Mais uma semana, mais uma receita e desta vez uma receita muito especial. Estes pães chineses são uma perdição cá em casa, vendem-se perto do mercado de frutas e legumes que frequentamos, sempre que lá vamos compramos para comermos como snack antes do almoço. Só o meu filho mais velho é que não gosta, a mais nova adora e eu sempre quis aprender a fazer estes pães de raíz, porque sei que não é fácil encontrar com o recheio de legumes à venda e principalmente em Portugal. Quando regressar as saudades vão ser muitas, por isso pedi à senhora que me ajuda cá em casa para me ensinar a fazer a massa e aqui estou hoje a partilhar a receita convosco. 

Caso queiram mudar o recheio, podem fazê-lo sem problemas, só têm que ter cuidado e não colocar algo que faça muito molho, para não "rebentarem" quando estiverem a cozer a vapor. Eu fiz de cogumelos e acabou por me acontecer isso. O vermicelli de arroz também pode ser substituído por outra massa que gostem.
Para os cozinharem não necessitam de ter o cesto de cozer a vapor como o da imagem, podem faze-los na varoma da Bimby ou numa panela própria para cozer a vapor. Também já vi no Tik Tok a fazerem numa wok com um pouco de água no fundo, tapar a frigideira e deixar cozinhar em lume brando, mas sinceramente como nunca fiz, não sei se resultará tão bem.

Há umas semanas tive uma conversa (bem tardia) mas muito divertida com a querida Teresa Rebelo, autora do Podcast - Os ouvidos também comem. Onde falei da China, do Covid 19, das saudades de Portugal e de comida, claro. Não poderia deixar de falar destes pães, disse-lhe que publicaria a receita no blogue quando o Podcast estivesse disponível, por isso aqui vai e caso tenham interesse podem ouvir a nossa conversa aqui.

Até para a semana!



*Receita rende 24 pães

Ingredientes massa:
500g de farinha de trigo 
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro
150ml de água tépida

1. Numa tigela coloque a farinha o fermento e aos poucos a água, com a mão amasse ligeiramente, até sentir que a farinha se despega da tigela e forme uma bola. 
2. Tape a bola com película aderente e deixe repousar até duplicar de tamanho (2 horas).
3. Enfarinhe a bancada e amasse durante uns 5 minutos como se fosse um pão.
4. Divida a massa a meio. De cada parte faça um rolo e corte-o em pequenas bolas (do tamanho do dedo polegar). Cada bolinha terá que ser esticada com o rolo da massa, até que esta fique do tamanho da palma da mão.
5. Com a massa esticada na mão esquerda recheie com 1 colher de sopa de vegetais.
6. Para fechar deve ter o baozi na mão esquerda (junto aos dedos) e com ajuda dos dedos da mão direita vá dobrando as extremidades em forma de círculo até fechar completamente, o polegar da mão direita deve ajudar acomodar o recheio enquanto fecha.
7. Coloque os pães já recheados no cesto/bimby ou panela) e deixe a levedar durante 40 minutos.

Ingredientes recheio:
300g de cebolinha verde chinesa (podem usar couve a gosto)
80g de vermicelli de arroz
2 talos de coentros frescos
2 rodelas de gengibre
1 colher de sopa de óleo de amendoim
sal q.b.

1. Hidrate o vermicelli durante 3 minutos em água a ferver. Retire e deixe repousar em água fria.
2. Pique os vegetais, o gengibre e o vermicelli em pedaços bem pequenos (tipo caldo verde).
3. Junte o óleo, o sal e misture tudo muito bem.

Numa panela ou na Bimby coloque a água a ferver e de seguida os pães, coze-os a vapor durante 15 minutos (estes não devem ter contacto directo com a água). Caso usem o cesto (mal comecem a ver o vapor a sair da tampa, contem os 15 minutos). 

Desligue e deixe repousar 5 minutos para não se queimar. Sirva ainda mornos ou caso queira, pode-os congelar. Para descongelar basta retirar do congelador deixar descongelar por completo e aquecer ligeiramente no microondas, devem ser comidos mornos.

*Bom apetite



1 comentário:

  1. Sempre tive curiosidade em provar esses pãezinhos!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar