Esparguete com limão


Eu acho que já disse isto aqui várias vezes, mas quando fui a Itália pela primeira vez fiquei encantada com a simplicidade dos pratos. Lembro-me tão bem de estar almoçar com o meu marido em Roma e ao nosso lado chegar uma família e pedir um prato de esparguete com limão. Eu pensei na altura mas que coisa sem graça, depois chega um prato simples, sem cor nenhuma (um pouco como o da minha imagem) e eu olho para a nossa escolha, a minha uma pasta cheia de legumes, a dele com camarão e repleta de molho. Ao vê-los comer com uma grande satisfação pensei que algo não estava bem e logo naquele momento tive a sensação de que quem tinha feito a escolha certa tinha sido a família. Agora passados uns 6/7 anos digo com uma grande certeza que sim! 

Mal vi a publicação da receita do famoso esparguete com limão no Instagram da The pasta Queen , pensei é agora que vou provar. Como era de esperar fiquei encantada, como é que uma receita tão simples pode trazer tanto sabor em cada garfada, de facto os Italianos são os melhores a criar sabores intensos com tão pouco. Espero com esta pequena história ter conseguido convencer algum de vocês a testar esta receita. Não se deixem levar pela simplicidade do prato porque por vezes engana e de mim falo.


*Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
250g de esparguete
1 dente de alho
2/3 colheres de sopa de azeite 
60g de manteiga com sal
1 limão (raspa e sumo)
250 ml de creme de leite de coco (a receita original é com natas)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de hortelã fresca

Comece por cozer o esparguete em água, quando estiver al dente retire da água (guarde um pouco da água da cozedura para mais tarde) e reserve.

Numa frigideira grande e anti-aderente (eu usei uma wok), adicione o azeite e o dente de alho partido em pedaços muito pequenos, deixe cozinhar por 1 minuto e junte a manteiga. Deixe esta derreter e junte as raspas e o sumo do limão. De seguida junte o leite de coco, envolta, tempere com o sal e por fim junte o esparguete, envolta tudo delicadamente e regue com uma concha de sopa da água de cozedura. Deixe o molho reduzir um pouco e sirva com mais umas raspas de limão e a hortelã picada.

Receita retirada daqui.

Just gorgeous...


2 comentários:

  1. Ficou maravilhoso este espaguete vou experimentar esta receita obrigada

    ResponderEliminar
  2. Eu amei sua receita obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderEliminar