Noodles com tomate e ovos (à maneira Chinesa)

Se não estou em erro este foi um dos primeiros pratos que provei na China, na altura fui a um restaurante com menu escrito apenas em chinês e com umas pequenas fotos a ilustrar, foi o que me safou para ser sincera. Vi o que me pareceu ser uns noodles bastante normais, com ovo mexido e tomate e mandei vir sem medos, estava delicioso. Sinto que ovo e tomate é uma combinação sempre perfeita e até com um sabor bastante português. 

No entanto é um prato muito usado aqui na minha região, normalmente até servem os ovos com tomate sozinhos e a acompanhar um arroz branco em vez dos noodles. É bom para dar às crianças porque este tipo de prato raramente é dos picantes. O grau de picante dos chineses é ligeiraaaaaammmmente diferente do nosso, por isso, convém perguntar sempre se tem picante antes de pedir o que quer que seja. Se te disserem sim, o ideal é não pedir porque será fogo na tua boca. Se te disserem um bocadinho a coisa até pode correr bem. Mas já me aconteceu por duas vezes pedir uma sopa diferente num restaurante e não a conseguir acabar de tão picante que era.

Se quiserem reproduzir este prato com aroma chinês tentem ser o mais fiel à receita e por favor não troquem o óleo por azeite, porque na comida asiática faz toda a diferença no sabor final. A maneira como cortam o tomate, deixo ao vosso critério. Eu deixei os meus bem grandes, porque é como se come por aqui, inicialmente estranhei, porque parece que estamos a comer um tomate que não está bem cozinhado mas também não está cru, agora já não o consigo fazer de maneira diferente, porque me sabe muito bem.

Segue mais uma receita made in China para vocês.


*Receitas para 4 pessoas

Ingredientes:
5 tomates
6 ovos
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de óleo de amendoim
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
1 pitada de caldo de galinha em pó
2 cebolinhas (spring onion)
150g de noodles soba de ovo

Corte os tomates como se fosse para uma salada e reserve.

Numa tigela bata os ovos com uns pauzinhos chineses juntamente com um fio de óleo de sésamo e reserve.

Numa tigela maior coloque os noodles, com 1 fio de óleo de amendoim e regue com água a ferver. Envolva bem e deixe repousar uns minutos até os noodles ficarem al dente. De seguida escorra água da tigela volte a colocar mais 1 fio de óleo de amendoim e com uns paus chineses movimente várias vezes os noodles, para que estes fiquem bem soltos e reserve.

Numa wok bem quente, coloque 2 colheres de sopa de óleo de amendoim e deixe aquecer bem. Adicione os ovos e frite (a técnica para mexer os ovos não é como a que fazemos para os ovos mexidos, estes ovos devem ser movimentados lentamente, mais ou menos como se estivessem a mexer um risotto e devem ser desfeitos em pedaços grandes). Deixe fritar os ovos até ficarem fofos, retire da wok e reserve.

Na mesma wok sem passar por água, volte-a colocar ao lume e quando estiver bem quente, adicione as outras 2 colheres de sopa de óleo de amendoim. De seguida o alho picado, o tomate e o açúcar, deixe cozinhar até o tomate ficar ligeiramente mole, mas não desfeito. Adicione os ovos, tempere com o sal e um pouco de caldo de galinha. Por fim adicione os noodles, envolva lentamente e depois de desligar as 2 cebolinhas cortadas.

Sirva de imediato e bom apetite*





Sem comentários:

Enviar um comentário