Sopa de tomate Mexicana





Bienvenidos a México! 

Quem me segue no Instagram sabe que na minha cidade tenho a sorte de ter imensos restaurantes mexicanos. O que é maravilhoso, porque cheguei à conclusão que a nossa gastronomia é muito parecida, principalmente na maneira como temperados os ingredientes. Parece estranho pensar que comendo um burrito ou umas tortilhas nos faz lembrar Portugal. Acreditem que faz, pelo menos para mim, que já não vou a casa há quase de 1 ano e as saudades já apertam.

Para além da restauração tenho tido o prazer de conviver com algumas pessoas mexicanas, nunca pensei que aquela conversa dos latinos serem parecidos fosse mesmo verdade. Porque ok, Portugal e Espanha são lado a lado e até se percebe a semelhança... Agora Mexico já é noutro continente e por sinal bastante longe do nosso, mas de facto é verdade a tendência é mesmo os latinos terem uma maneira de estar e pensar na vida muito parecida e eu tenho adorado esta convivência. Depois a comida une os povos e tanto eu como os próprios mexicanos com quem já convivi, disseram que a gastronomia é bastante parecida e relação/maneira de estar à mesa igualmente.

A comida mexicana para mim é uma novidade, acho que o primeiro burrito que provei na vida foi aqui na China. Sabia da existência de alguns restaurantes mexicanos em Lisboa mas nunca tinha ido a nenhum.  
No inverno do ano passado fomos almoçar a um mexicano e eu pedi duas sopas, uma que era uma espécie de sopa da pedra (com carne e tudo) e a segunda esta que trago hoje, uma sopa de tomate muito simples mas com uma pitada de picante. Lembro-me de ter provado e pensar numa sopa de tomate alentejana, só lhe faltava mesmo o ovo em cima. Na altura ainda não estava a 100% no blogue, mas fiquei com esta receita na cabeça para fazer mais tarde. 

Esta é a minha versão de sopa de tomate com toque mexicano, olé!




*Receita para 6 pessoas

Ingredientes:
6 tomates maduros
80g de cebola
2 dentes de alho
30g de pimento vermelho
440ml de água
30ml de azeite
sal e pimenta q.b.
1/2 colher de piri-piri em pó
6 tortilhas de milho 
sour cream (nata ácida) q.b.

Numa panela de água a ferver, escalde os tomates para ser mais fácil retirar a pele.

Coloque numa panela o tomate cortado em pedaços, a cebola laminada, os alhos, o pimento e o azeite. Leve ao lume durante 10 minutos sem deixar de mexer, por fim coloque a água, tempere com o sal, pimenta e o piri-piri e deixe cozinhar durante 15 minutos. 

Triture tudo muito bem com uma varinha mágica ou numa liquidificadora, verifique os temperos e sirva com tortilha cortada em juliana, uns pedaços de pimento, 1 fio de azeite e duas colheres de sobremesa de sour cream.

*Bom apetite.




1 comentário:

  1. Hummm essa sopinha deve ficar com um sabor bem interessante.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/07/esparguete-com-salsichas-frescas.html

    ResponderEliminar