Café fresco de Yunnan com amêndoa


Aqui estou eu depois de uma pequena pausa para férias, fomos a Shanghai que era uma das cidades que tínhamos muita curiosidade em conhecer, gostámos bastante e apanhámos muito bom tempo o que nesta altura do ano é sempre uma sorte porque chove bastante. Depois de Shanghai fomos mais para sul para uma cidade bem mais pequena chamada Xishuangbanna (acreditem que nem eu sei bem como pronunciar o nome). Pertence à província de Yunnan e é chamada de "Little Thailand" na China, basicamente é uma zona com muita influência Tailandesa, tanto na arquitectura como na comida, toda a atmosfera é bastante parecida e é um destino de férias para os chineses que querem ter contacto com uma cultura diferente sem saírem do seu país. Vieram de lá muitas ideias para futuras receitas. 

Há umas semanas fiz o meu primeiro unboxing no Instagram aqui na China, juro que nunca pensei que isso fosse acontecer mas realmente há portugueses em todo o mundo. Tive a sorte de ter sido contactada pelos representantes da Delta na China que gentilmente me mostraram toda a gama de cafés que conseguem importar e vender por aqui. Escolhi fazer esta receita com um café especial de Yunnan da Delta, que já por si é de muito boa qualidade e conhecido em toda a China. Fiz uma receita bem fresca, porque neste momento na minha cidade está muito mas mesmo muito calor. Espero que gostem da receita e claro se não conseguirem encontrar por aí esta variedade de café, podem muito bem alterar por qualquer um da marca Delta.

Bom fim de semana!





Ingredientes (1 litro)
250g de amêndoa com pele
1 litro de água fresca
2 tâmaras
1 pitada de sal
1 mão cheia de cubos de gelo por copo
1 cápsula de café Delta Q de Yunnan por copo
açúcar mascavado q.b.

Numa taça com tampa, demolhe a amêndoa com 500 ml de água pelo menos durante 8 horas (eu deixo sempre de um dia para o outro) no frigorifico.

Numa liquidificadora coloque 1 litro de água bem fresca, descarte a água das amêndoas e junte-as à liquidificadora com a pele, junte as tâmaras sem o caroço e 1 pitada de sal. Triture tudo muito bem na potência máxima durante 2 minutos.

Com ajuda de um pano de algodão fino e limpo, coe o liquido da bebida vegetal espremendo muito bem o pano, guarde o miolo da amêndoa para uma receita que vou publicar na próxima semana.

Numa chávena média adicione gelo a gosto e junte uma cápsula de café Delta Q de Yunnan (na medida de café longo). Se for pessoa que goste de beber café com açúcar, aconselho a colocar uma ou duas colheres de sobremesa de açúcar mascavado escuro. Por fim num copo alto deite o leite de amêndoa de preferência bem fresco e junte o café e mais umas pedras de gelo.

Esta bebida deve beber-se bem fresca.






Sem comentários:

Enviar um comentário