"Requeijão" de amêndoa


Sinto que viver num país tão diferente e tão longe de casa fez-me aprender a viver com menos. Lembro-me de em Portugal ter 5 ou 6 garrafas de vinagres diferentes para temperar a salada e de muitas delas, com o pouco uso que lhes dava, acabarem por se estragar. Aqui é diferente, tenho um vinagre de vinho tinto que trouxe de Portugal, um balsâmico de fraquíssima qualidade e um de sidra que também consegui encontrar, isto passados quase 3 anos de cá estar. Mas na realidade não preciso demais aprendi a viver com menos, a tentar dar sabor à comida com o que aqui se consegue arranjar. Quando ia de férias a Portugal ainda conseguia trazer uma ou outra coisa na mala para matar as saudades durante o ano. Agora com a situação COVID e a impossibilidade de ir a Portugal, não tenho mesmo outro remédio senão assujeitar-me ao que há. Espero quando chegar a Portugal manter este foco, porque quando fazia limpeza à minha dispensa acabava por encontrar produtos fora de prazo há meses e isso é ridículo.

Esta receita da minha querida amiga Maria João Clavel é um bom exemplo de como não se desperdiça nada. Todas as semanas cá em casa faço bebida vegetal de amêndoa, porque odeio o sabor do leite de vaca e quando não faço este batido, bebo a bebida de amêndoa simples e adoro. Já tentei fazer de vários frutos secos mas confesso que acabo de enjoar, por enquanto com o de amêndoa não acontece isso. No entanto quando chega aquela parte de coar o leite, muitas foram as vezes que acabei por descartar o miolo da amêndoa e mandar para o lixo. Sei que se podem fazer aquelas bolinhas energéticas, mas confesso que não sou grande fã, agora este "requeijão" é qualquer coisa e barrado num pão acabadinho de cozer ainda sabe melhor. Comecei a guardar sempre o miolo que resta da amêndoa para fazer este tipo de patês, já juntei azeitona verde e fica igualmente maravilhoso. Caso não façam bebida vegetal de amêndoa em casa, podem e devem fazer esta receita na mesma, porque é uma receita que vos vai surpreender bastante, acreditem em mim.




*Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
2 chávenas de amêndoas sem pele
1 chávena de água quente
sal q.b. (usei de pimento d'espellete)
Pimenta preta q.b.
1 dente de alho
orégão q.b.

Coloque as amêndoas, o alho e a água num robô de cozinha e reduza a um puré macio. Coloque  a mistura em cima de uma gaze ou de um pano permeável apoiado na superfície de um jarro alto e largo.
Torça a gaze com as mãos de forma a que todo o líquido escorra para o jarro. 

Coloque o "requeijão" numa tacinha e tempere a gosto com o sal d'espellete, a pimenta e os oregãos. 

Leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora até ficar bem consistente. 

Sirva com azeite ou mel.

*Bom apetite




Sem comentários:

Enviar um comentário