Feijão-verde frito com chili

Hoje trago uma receita chinesa que adoro e que se vende em qualquer restaurante por aqui e é muito saborosa, aparenta ser muito picante mas não é. Já a tinha tentado fazer algumas vezes cá em casa mas o sabor nunca ficava igual. Até que me explicaram que o feijão tinha de ser frito, sim frito! Como se fritam batatas fritas, fiquei logo a perceber porque era um prato tão saboroso. Mas pronto, aparte as frituras que devem ser consumidas sempre com moderação blá blá blá, acho que deviam experimentar. 

Não posso negar que ficamos com um quentinho na boca depois de o comer, mas o contraste com arroz e o toque da pimenta Sichuan nem se nota e sabe muito bem. O feijão-verde não fica crocante como uma batata frita, mas fica bastante saboroso. Podem juntar um pouco de carne cortada em pedacinhos bem pequenos ou legumes, a beringela vai muito bem com o feijão-verde também. Este tipo de prato é servido como acompanhamento, normalmente ou quase sempre arroz branco feito a vapor, o chamado steam rice que é adorado pela comunidade chinesa e consumido praticamente todos os dias.



*Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
215g de feijão-verde
5g de chili seco
2 fatias de gengibre
1 alho
1 colher de sopa de pimenta sichuan 
150ml de óleo de amendoim
sal q.b.
2 colheres de sopa de molho de soja
1 pitada de caldo de galinha e pó

Comece por preparar o feijão-verde, retirando o fio e partindo ao meio na horizontal. De seguida lave e retire o excesso de água num secador de alface.

Leve uma wok grande ao lume, coloque o óleo de amendoim e deixe aquecer bastante. De seguida frite o feijão como se estivesse a fritar batata-frita e reserve. Retire o óleo da wok e reserve (pode armazenar e usar este óleo para outras receitas chinesas).

Novamente na wok bem quente, coloque 1 colher de sopa óleo de amendoim e junte o alho, o gengibre, o chili e a pimenta, deixe fritar por uns minutos e junte o feijão-verde frito reservado. Misture muito bem 1 ou 2 minutos e tempere com sal, o molho de soja e o caldo de galinha. Misture bem e sirva com arroz branco.

*Bom apetite







Sem comentários:

Enviar um comentário